Consulta Pública - Meta 3 - Ensino Médio
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Data Contribuições Positivas Negativas
17/mai
11:21
Por Janaína Aguiar Mendes Galvão | Associação de Professores de Espanhol de Minas Gerais - APEMG | Âmbito Estadual | Uberaba/MG
Oferecer o componente curricular Língua Espanhola nas escolas estaduais do Ensino Médio em Minas Gerais de forma sistemática. Verifica-se hoje que, embora exista a Lei 11.161/2005, que torna obrigatório o ensino de espanhol, ela não foi suficiente, pois o número de alunos no Ensino Médio que atualmente estuda espanhol ainda é considerado inexpressivo, apesar da ampliação de cursos para formação de professores de espanhol pelo governo federal. Esta lei inclui o espanhol como única disciplina optativa em um currículo de disciplinas obrigatórias, o que impõe entraves para seu real cumprimento. Por exemplo, sua oferta se dá em horário extra-curricular, impedindo um acesso efetivamente democrático à disciplina. Além disso, verifica-se, entre os relatos de professores que chegam à APEMG (Associação de Professores de Espanhol de Minas Gerais), que esta situação especial da língua espanhola no currículo escolar, em que pese inúmeros esforços e trabalhos de sensibilização de professores e de gestores escolares, provoca nos alunos uma representação de desvalorização do espanhol, pelo fato da disciplina não ter o mesmo status das demais. Afirmamos que o conhecimento da língua espanhola, dos povos que a falam e de suas respectivas culturas deve ser considerado como estratégia fundamental, a fim de sensibilizar os estudantes brasileiros sobre a importância da integração latino-americana e para fomentar uma consciência regional, capaz de proporcionar não somente melhores acordos comerciais e econômicos, mas afirmar e compreender nossos vínculos sociais, históricos, políticos e culturais, para que de fato possamos empreender um desenvolvimento endógeno de nosso continente. Soma-se a isso o grande número de alunos, nas escolas públicas, que optam pelo espanhol ao prestar o ENEM, mas que não têm acesso à disciplina, devido à volatilidade das resoluções que dispõem sobre ela.
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