Participe
Transporte e Trânsito
Consulta Pública - Transporte e Trânsito
Consulta Pública - Transporte e Trânsito Todos os temas
Informe-se sobre o que o projeto de lei de revisão do PPAG para 2021 está propondo para essa temática. Consulte os documentos abaixo:

Mapa de Conceitos
Guia de Programas
Programas e Ações do PPAG

ATENÇÃO! Quando for registrar sua sugestão, lembre-se de informar o número do programa ou ação (ou se está propondo novos) e preencher a justificativa.

Para participar, é preciso ter cadastro no Portal da Assembleia de Minas.
- Você tem cadastro no Portal? Faça o login e participe!
- Não tem cadastro no Portal? Cadastre-se para então fazer o login.


Contribuições do tema: Transporte e Trânsito

Mostrando de 1 a 10 de 31 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
27/out
10:39
Por Junior José da Silva | Sociedade Civil | Sabará/MG PROGRAMA 073 - MOBILIDADE EM MINAS GERAIS. AÇÃO NOVA: INVESTIMENTOS NA PRIORIZAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DA RMBH, ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DE PISTAS E FAIXAS EXCLUSIVAS AO TRANSPORTE COLETIVO, NAS PRINCIPAIS VIAS DA RMBH. Responsável: SEINFRA e Municípios da RMBH, que possuem sistema de transporte público coletivo (Metropolitano e/ ou Municipal). Meta física: _________/2021, ________/2022, _______/2023, __________2024. Meta financeira: __________/2021, ___________, 2022, _________/2023, ____________/2024. As metas físicas e financeiras, deixo a cargo dos Técnicos da ALMG e SEINFRA. Existe um problema sério de impontualidade operacional (não cumprimento dos horários) no transporte coletivo na RMBH, devido a fatores como acidentes, eventos, fatores climáticos e todas as demais variáveis do trânsito que impactam diretamente e negativamente na pontualidade do serviço de transporte coletivo. Destaco a Lei Federal 12.587/2012, em seu Artº 6 inciso II, diz que "A Política Nacional de Mobilidade Urbana é orientada pelas seguintes diretrizes: II - prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado". Justificativa: Não tem ocorrido investimentos públicos em prol da melhoria da fluidez do transporte público na RMBH. Isto é a causa preponderante dos atrasos de viagens, com reflexos no aumento dos custos operacionais. Os atrasos nas viagens produzem os chamados "comboios" - dois ou mais veículos de uma determinada linha juntos, isto impacta diretamente na lotação dos ônibus, e proporcionam desequilíbrio na distribuição de passageiros dentro dos ônibus - é corriqueiro ver dois ônibus juntos de uma mesma linha, um vazio e outro superlotado, quando na realidade se ambos estivessem nos horários corretos existiria uma distribuição semelhante na quantidade de Usuários dentro de cada ônibus. Os comboios tem como causa principal as variáveis negativas do trânsito: acidentes, semáforos com defeitos, estacionamentos inadequados, impossibilidade dos ônibus estacionarem corretamente nos PEDs - pontos de embarque e desembarque, principalmente nas rodovias federais nos trechos da RMBH, passeatas, eventos públicos, dentre outros. O comboio é sinônimo e evidência objetiva da impontualidade operacional causada pela falta de infraestrutura que priorize o transporte coletivo. A solução do problema da lotação e atrasos dos ônibus, passa pela a realização de investimentos do Estado e dos principais Municípios da RMBH, que possuem sistemas de transporte coletivo municipal e/ ou metropolitano, na implantação de corredores de ônibus, sinalização de trânsito, proibição com fiscalização periódica, do estacionamento de veículos nas áreas destinadas aos PEDs - pontos de embarque e desembarque do transporte coletivo, prioridade de travessia do transporte coletivo nos semáforos, como já ocorre nos Sistema Transmilenio de Bogotá, da SPTRANS de São Paulo, e da URBS de Curitiba. Grande parte desta justificativa desta nova ação proposta, foi retirada do ótimo livro: PROJETOECIDADE - Mobilidade e acessibilidade em Goiânia. Autora: Erika Cristine Kneib.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
26/out
20:29
Por Junior José da Silva | Sociedade Civil | Sabará/MG PROGRAMA 073 - MOBILIDADE EM MINAS GERAIS. Incluir na AÇÃO: 4160 - GESTÃO DA MOBILIDADE METROPOLITANA. Que haja investimentos tecnológicos na modernização e eficiência do Site Consultas de linhas Metropolitanas do DER-MG. Meta física: 01/2021. Meta financeira: ______________/2021. Responsável: SEINFRA e DER-MG. Justificativa: O site consultas do DER-MG é muito utilizado pelos Usuários das mais de 700 linhas do transporte coletivo metropolitano. O site consultas tem apresentado inexistência de informações de linhas e outras as informações estão incompletas, o que prejudica o acesso básico a informação dos Usuários do Transporte Coletivo Metropolitano. Reconheço a dificuldade em manter a plataforma 100% atualizada, quanto às informações das linhas metropolitanas: (quadro de horários, itinerários, PEDs). Para facilitar a atualização das informações, com mais eficiência e rapidez no site de buscas, e visando melhor acesso a informação aos Usuários em tempo real, se faz necessário, a realização de investimentos tecnológicos na melhoria do atual Site de Consultas do DER-MG, e inclusive possa ser disponibilizado, e as informações do Site Consultas do DER-MG, no MGAPP do Governo Estadual, com atualizações diárias das informações, com o objetivo de manter 100% das informações das mais de (700) linhas metropolitanas atualizadas. A melhoria da comunicação voltada aos Usuários, é um pilar fundamental na melhoria da qualidade do transporte coletivo metropolitano. A meta financeira deixo a cargo dos técnicos da ALMG e SEINFRA, lembrando que na referida ação 4160, apresentei uma proposta de aumento da meta financeira: 3.000.000/2021, 3.000.000/2022, 3.000.000/2023, 3.000.000/2024.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
26/out
12:54
Por Junior José da Silva | Sociedade Civil | Sabará/MG PROGRAMA 012 - OUVIDORIA 4.0 PARA APOIO AOS SERVIÇOS DO ESTADO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS. AÇÃO NOVA: A CRIAÇÃO DA OUVIDORIA ESPECIALIZADA NO TRANSPORTE COLETIVO INTERMUNICIPAL E METROPOLITANO DA OGE - OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DE MG. Meta física: 01/2021. Meta financeira:_______________/2021. A meta financeira da ação deixo a cargo dos técnicos da ALMG e da OGE. Responsável: OGE - Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais. Justificativa: O fortalecimento, ampliação e melhoria dos canais de sugestões, reclamações, elogios, do transporte coletivo intermunicipal e metropolitano é fundamental, para melhoria contínua da qualidade do serviço de transporte público. Levando-se em conta a importância do transporte coletivo intermunicipal e principalmente o metropolitano, no funcionamento da RMBH, e no dia-dia de milhões de Usuário, faz-se necessário a ampliação e diversificação dos canais de recebimento de reclamações, sugestões, elogios, para além da ATU do DER-MG. Ressalto a importância desta proposta no crescimento da participação popular, na ampliação dos canais de atendimento, aos Usuários do transporte Coletivo Metropolitano e Intermunicipal, levando-se em consideração que a OGE - Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais, já possui Ouvidorias Especializadas em: Ambiental e Agropecuária, Educacional, Fazenda, Licitação e Patrimônio Público, Sistema Penitenciário e Socioeducativo, Polícia, Saúde, Assédio Moral e Sexual, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social, Prevenção e Combate à Corrupção. A criação de uma nova Ouvidoria Especializada de: (TRANSPORTE COLETIVO INTERMUNICIPAL E METROPOLITANO), inclusive com o atendimento via WhatsApp da OGE, vai beneficiar milhões de Usuários, e fortalecer ainda mais, o importante trabalho realizado pela OGE, no atendimento a Sociedade, além de oportunizar a melhoria continua do transporte coletivo, melhorando assim a qualidade do serviço prestado. A meta financeira da ação deixo a cargo dos técnicos da ALMG e da OGE.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
25/out
14:41
Por Cristiano dos Santos Barsante | Sociedade Civil | Belo Horizonte/MG Quero a duplicação da rodovia da MG-040 (rodovia renato azeredo); que liga Belo Horizonte a Brumadinho. Justificativa: É uma importante via, seja econômica (por ligar cidades minerárias, como Brumadinho e Sarzedo), como turís-tica, por ser acesso ao museu de Inhotim.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
25/out
12:08
Por Junior José da Silva | Sociedade Civil | Sabará/MG PROGRAMA 073 - MOBILIDADE EM MINAS GERAIS. AÇÃO NOVA: A ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES, DEBATES, AÇÕES, E PLANEJAMENTO DA MOBILIDADE URBANA DA RMBH, EM UM MESMO ÍCONE - FIXO, NOS SITES OFICIAIS DA SEINFRA E AGÊNCIA RMBH. Meta física: 01/2021. Meta financeira: Creio que não a necessidade de aplicação de recursos para esta nova ação.    Justificativa: As informações, debates, as ações, o planejamento da Mobilidade Urbana da RMBH, através do Escritório de Mobilidade Urbana, Comitê Técnico de Mobilidade Urbana e PlanMob-RMBH, Conselho de Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano (a ser criado pela SEINFRA), projeto do Rodoanel, Plano estratégico Ferroviário, ficam muito espalhadas/fragmentadas, nos Sites oficiais da SEINFRA e AGÊNCIA, o que prejudica para que a Sociedade em geral possa acompanhar o trabalho que está sendo realizado. A proposta é que estas ações, debates, planejamento, e as informações em gerais sobre a Mobilidade da RMBH, estejam presente em ícones fixo nos sites oficiais da SEINFRA e AGÊNCIA RMBH, reunindo assim todas as informações em um único local, de forma mais prática, e de fácil acesso por parte da Sociedade em geral, que deseja buscar informações, sobre os trabalhos e projetos que estão sendo realizados da Mobilidade Urbana da RMBH.   
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
25/out
11:29
Por Junior José da Silva | Sociedade Civil | Sabará/MG PROGRAMA 073 - MOBILIDADE EM MINAS GERAIS. Ação Nova: PARTICIPAÇÃO POPULAR NA CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO DA MOBILIDADE DA RMBH. Finalidade: garantir a participação de forma permanente dos representantes dos Usuários do Transporte Coletivo, nas reuniões do Escritório de Mobilidade Urbana da Agência RMBH e SEINFRA. Meta física: 01/2021 - já no início dos primeiros dois meses do próximo ano. Meta financeira: Não é necessário a aplicação de recursos, somente boa vontade do Estado: (SEINFRA e AGÊNCIA).    Justificativa: Com referências na Lei Federal 12.587/2012, art. 14 e inciso II - São direitos dos usuários do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana, sem prejuízo dos previstos nas Leis nºs 8.078, de 11 de setembro de 1990, e 8.987, de 13 de fevereiro de 1995: II - participar do planejamento, da fiscalização e da avaliação da política local de mobilidade urbana. Ao discutir Mobilidade Urbana é fundamental e necessário a participação do tripé da Mobilidade Urbana, Usuários-Governo-Empresas Operadoras, nenhum destes atores deve ser ignorado do processo de planejamento e participação, que busca viabilizar soluções mais eficientes para a Mobilidade Urbana, a partir da efetivação da Governança Metropolitana da Mobilidade Urbana, através do Convênio 597/2018, de Cooperação Técnico-Operacional entre SETOP/AGÊNCIA/DER-MG/BHTRANS, que ainda não saiu do papel.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
23/out
08:26
Por Junior José da Silva | Sociedade Civil | Sabará/MG PROGRAMA 073 - MOBILIDADE EM MINAS GERAIS. AÇÃO: 4160 - GESTÃO DA MOBILIDADE METROPOLITANA. Aumento da meta financeira da ação: 3.000.000/2021, 3.000.000/2022, 3.000.000/2023, 3.000.000/2024. Justificativa: Para melhoraria as condições de Mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, é fundamental ter recursos suficientes para dar conta de todos os desafios que envolvam, a Gestão da Mobilidade Metropolitana, especialmente a partir dos impactos da pandemia no transporte coletivo metropolitano. É preciso dar condições aos Técnicos da SEINFRA, de dar respostas à Sociedade, e principalmente aos Usuários do Transporte Coletivo Metropolitano. O que justifica a necessidade do aumento da meta financeira da ação 4160. Já que a Gestão da Mobilidade Metropolitana tem papel fundamental, na eficiência do transporte coletivo metropolitano. A meta física deixo a cargo dos Técnicos da ALMG e SEINFRA.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
22/out
08:53
Por Junior José da Silva | Sociedade Civil | Sabará/MG PROGRAMA 082 - OPERAÇÃO E SEGURANÇA VIÁRIA. AÇÃO: 4232 - DIAGNÓSTICO E FISCALIZAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO. É extremamente necessário o aumento considerável das metas físicas e financeiras, na região intermediária de Belo Horizonte, desta importante ação, visando garantir o alcance da finalidade proposta. Meta física: (500) operações de fiscalização /2021, (500) operações de fiscalização /2022, (500) operações de fiscalização/2023, (500) operações de fiscalização/2024. Meta financeira:_____________2021, ________________2022, ________________2023, _____________________2024.  Justificativa: A finalidade da ação consiste em: MANTER A SEGURANÇA NAS RODOVIAS POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE FISCALIZAÇÃO AO CONTROLE E MONITORAMENTO DO TRANSPORTE COLETIVO METROPOLITANO E INTERMUNICIPAL, VEÍCULOS FRETADOS E TRÂNSITO NAS RODOVIAS SOB A RESPONSABILIDADE DO DER/MG. Para o alcance desta importante finalidade é preciso ter metas físicas e financeiras adequadas, por isso se faz necessário a revisão destas metas. A proposta é da realização de no mínimo (500) operações anuais em 2021, 2022, 2023 e 2024. A meta financeira deixo a cargo dos Técnicos da ALMG, DER-MG, SEINFRA, calcular o valor, baseado na meta física, de (500) operações anuais. É necessário o fortalecimento das ações de fiscalização do DER-MG com relação ao transporte coletivo intermunicipal e metropolitano. Mais investimentos em fiscalização é necessário para o aumento da eficiência do transporte coletivo metropolitano, por isso é necessário aumentar consideravelmente a meta física e financeira, para que a Fiscalização do DER-MG de conta de um grande volume de trabalho de fiscalização na RMBH. A muito trabalho a ser feito, sendo necessário a disposição de recursos adequados, para atender a meta física de (500) operações em 2021, 2022, 2023 e 2024. 
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
22/out
08:32
Por Junior José da Silva | Sociedade Civil | Sabará/MG A revisão completa do Regulamento n° 44.603, de 22 de agosto de 2007, e a transformação do regulamento em Lei Estadual. Responsável: SEINFRA. Não tem nenhum programa ou ação ligado a esta proposta. Justificativa: O referido decreto foi elaborado em 2007, de la para cá houveram muitas mudanças e alterações no transporte coletivo intermunicipal e metropolitano, sendo necessário a sua atualização completa. A aprovação deste regulamento em lei estadual visa garantir que toda a proposta de alteração deste regulamento pelo Poder Executivo, haja análise e participação do Conselho de Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano (a ser criado pela SEINFRA), além da análise e aprovação da própria ALMG. Dessa forma estaremos democratizando e permitindo uma maior participação de todos (Usuários do Transporte Coletivo e ALMG), nas discussões e propostas de alteração deste regulamento. .
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
21/out
11:50
Por Junior José da Silva | Sociedade Civil | Sabará/MG A construção da nova rodoviária de Belo Horizonte, no terreno localizado no Bairro São Gabriel, e a adequação da atual Rodoviária de Belo Horizonte, como Terminal Central do Move Metropolitano e de algumas linhas do Move Municipal de Belo Horizonte. PROGRAMA 071 - DESENVOLVIMENTO DA INFRAESTRUTURA ESTADUAL, MUNICIPAL E REGIONAL. AÇÃO: 1063 - INTERVENÇÕES ESTADUAIS NA INFRAESTRUTURA MUNICIPAL. Meta física: 01/2021, 01/2023. A meta financeira deixo a cargo os técnicos da ALMG e SEINFRA. Justificativa: A construção da nova rodoviária de Belo Horizonte foi planejada e deveria ter sido inaugurada antes da Copa do Mundo de 2014, porém as obras sequer foram iniciadas. É evidente a necessidade da construção de um novo terminal rodoviário, moderno, com melhor conforto a todos os Passageiros e Trabalhadores. Manter uma rodoviária no Hipercentro de Belo Horizonte, traz inúmeros transtornos ao trânsito, algo já destacado pela BHTRANS anteriormente. É preciso que a Prefeitura de Belo Horizonte, juntamente da SEINFRA apresentem o quanto antes, um planejamento para o início e término desta importante obra para o Estado de MG. A adequação da atual Rodoviária localizada no Hipercentro de Belo Horizonte, em Terminal Central do Move Metropolitano e de algumas linhas do Move Municipal de Belo Horizonte, é fundamental para melhoria da Operação, do conforto aos Usuários, permitir uma melhor Operação, Fiscalização e Integração dos Órgãos Gestores e Operadores em destaque: DER-MG, SEINFRA, BHTRANS, SINTRAM e, SETRA, além de facilitar a criação de integrações físicas e tarifárias, entre o sistema do Move Metropolitano, com o sistema Municipal do Move de Belo Horizonte, criando novas possibilidades de deslocamentos e descontos nas tarifas, beneficiando assim a todos os Usuários, principalmente os Usuários Metropolitanos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 31
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema




















Contribuições mais apoiadas


1
Juliano | Sociedade Civil | Belo Horizonte/MG

Criação do bilhete único em todas as cidades que compõem a RMBH e Belo Horizonte permitindo ao cidadão o deslocamento em(...)