Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
A elaboração participativa do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) abre o ciclo orçamentário do Estado para os próximos 4 anos. Os programas e as ações dos eixos temáticos do plano são revisados nesse período, também de forma participativa.
Saiba mais sobre a Revisão para 2023.
Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, todas as medidas de segurança previstas foram adotadas pela Assembleia de Minas, a fim assegurar a integridade e a saúde de seus servidores e dos cidadãos.
Por esse motivo, a Discussão Participativa do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2020-2023 - Revisão para 2021 ocorreu exclusivamente de forma virtual por meio de duas frentes de trabalho:
O objetivo comum dessas ações foi receber sugestões para aprimorar o planejamento estadual.
Consulta Pública - 19 a 30/10/20
Consulta Pública
Período: 19 a 30/10/20
Quem participou: aberta a todos os interesssados
As sugestões apresentadas na Consulta Pública serão recebidas e analisadas pela Comissão de Participação Popular.
Encontros on-line - 19 a 23/10/20 (1ª rodada) e 3 a 9/11/20 (2ª rodada)
Encontros on-line
Período:
- 19 a 23/10/20 (1ª rodada)
Apresentação do Poder Executivo sobre a temática em discussão, pactuação da metodologia e orientação sobre os materiais informativos
Situação fiscal - Perspectiva orçamentária
Apresentação de Túlio Gonzaga, superintendente central de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag)
- 3 a 9/11/20 (2ª rodada) - Momento de análise e discussão das propostas
Quem participou: entidades da sociedade civil convidadas
Um dos alicerces da Discussão Participativa do PPAG é a possibilidade de interlocução dos participantes com o Poder Executivo sobre os principais pontos e questões em torno do planejamento público. Em 2020, o foco foram as novidades trazidas pelo projeto de revisão do plano plurianual para 2021.Os encontros on-line foram realizados com entidades da sociedade civil convidadas. Em decorrência das limitações para realização de reuniões remotas e como forma de viabilizar a interação desejada, foram organizados encontros com um número menor de participantes, em 10 áreas temáticas (veja abaixo), assegurada a diversificação de representações.
As entidades participantes foram consolidadas a partir de indicações realizadas por representantes da sociedade civil integrantes dos conselhos estaduais das diferentes áreas de políticas públicas e complementadas por um levantamento das instituições que se inscreveram em edições anteriores da Discussão Participativa do PPAG.
Temáticas dos encontros on-line:
- Desenvolvimento Social 1 (assistência social; trabalho, emprego e renda; segurança alimentar)
- Desenvolvimento Social 2 (direitos humanos)
- Saúde (inclusive drogas)
- Meio Ambiente (inclusive saneamento básico)
- Desenvolvimento Econômico (inclusive energia; ciência, tecnologia e inovação)
- Agricultura, Pecuária e Abastecimento
- Infraestrutura e Mobilidade (transporte e trânsito; municípios e desenvolvimento regional; habitação)
- Educação e Esportes (inclusive educação superior)
- Cultura e Turismo
- Segurança Pública
27/10/20 - Audiência pública conjunta das Comissões de Participação Popular e de Fiscalização Financeira e Orçamentária
27/10/20Audiência pública conjunta - Comissões de Participação Popular e de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Horário: 13 horas
Finalidade: receber secretários estaduais para apresentação da situação fiscal do Estado e dos principais destaques do projeto de revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2020-2023
18/11/20 - Audiência pública conjunta das Comissões de Participação Popular e de Fiscalização Financeira e Orçamentária (encerramento)
18/11/20 - Encerramento
Audiência pública conjunta - Comissões de Participação Popular e de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Horário: 14 horas
Finalidade: receber os relatórios com as sugestões para aprimoramento do planejamento do Estado recebidas por meio das atividades da Discussão Participativa do PPAG 2020-2023 - Revisão para 2021
Consulta Pública - Discussão Participativa do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2020-2023 - Revisão para 2021
Data: 19 a 30/10/20
Quem pôde participar: todos os interessados
Para disponibilizar mais informações sobre o ciclo orçamentário do Estado e seus instrumentos, a Assembleia disponibiliza o curso a distância Planejamento e Orçamento Público. As inscrições são gratuitas.
Período: 21/9 a 8/12/20
Inscrições: 21/9 a 8/12/20
Carga horária: 15 horas. Organizado em seis aulas, com textos e exercícios
Vagas: 400 (abertas ao público em geral)
Acesse a Plataforma de educação a distância da Assembleia de Minas.
Materiais úteis para os interessados na Discussão Participativa do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) - Revisão para 2021:
Situação fiscal - Perspectiva orçamentária (vídeo)
Apresentação de Túlio Gonzaga, superintendente central de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag)
Sugestões Populares aprovadas em 2019 para o exercício de 2020
Execução das emendas ao PPAG e à Lei Orçamentária Anual (LOA) e as respostas aos requerimentos resultantes das Propostas de Ação Legislativa (PLEs) do processo participativo realizado em 2019, em execução em 2020. A organização é por tema.
ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS: orientações sobre como acompanhar os resultados da participação no PPAG.
MAPA DE CONCEITOS: documento que facilita a leitura do PPAG. Conceitos de cada atributo dos programas e ações do plano plurianual.
GUIAS DE PROGRAMAS: relação dos programas (e a respectiva página no PPAG 2020-2023 - Revisão 2021) relacionados ao tema a ser discutido.
PROGRAMAS E AÇÕES: extrato de todos os programas e suas ações relacionados a cada temática a ser discutida.
FICHAS DE PROBLEMAS: problemas levantados nas reuniões preparatórias realizadas com representantes da sociedade civil integrantes dos conselhos de políticas públicas do Estado.
As sugestões populares ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) dão origem a Propostas de Ação Legislativa (PLEs). Essas PLEs têm a execução monitorada pela Assembleia de Minas no ano seguinte ao de sua aprovação. Assim, no ano de 2021, o monitoramento vai sempre se referir às PLEs originárias de sugestões populares aprovadas em 2020.
Em 2020, foram elaboradas 229 sugestões populares por meio de Consulta Pública e 130 resultantes de encontros on-line, aglutinadas em 59 PLEs, sendo 58 aprovadas e uma não aprovada, com um impacto financeiro total de R$ 20 milhões. Elas concluíram pela apresentação de 56 emendas ao PPAG (Lei 23.752, de 30/12/2020), 37 emendas à Lei Orçamentária Anual, a LOA (Lei 23.751, de 30/12/2020), além de 180 requerimentos com pedidos de providências e informações a órgãos e entidades da administração pública estadual.
Listagem das Propostas de Ação Legislativa (PLEs) aprovadas em 2020 para o exercício de 2021 (a partir de sugestões populares)
A Assembleia de Minas acompanha os desdobramentos das sugestões apresentadas por meio do monitoramento de cada Proposta de Ação Legislativa (PLE) e, para isso, criou os Boletins de Monitoramento, publicados no Portal da Assembleia, que contêm:
Os Boletins de Monitoramento são atualizados periodicamente, a partir do momento em que o Poder Executivo disponibiliza os dados relativos à execução orçamentária ou quando chegam respostas aos requerimentos enviados. A cada atualização, a Assembleia de Minas informa aos participantes dos grupos de trabalho.
Além de acompanhar a implementação das sugestões pelo Portal da Assembleia, os cidadãos interessados podem acessar a execução de todo o plano, por tema ou por região do Estado, por meio do site Políticas Públicas ao Seu Alcance.
30/09/2020
Os projetos de lei orçamentária anual e de revisão do PPAG foram entregues, nesta quarta-feira (30/09), à Mesa Diretora ...
23/10/2020 09:00
Até o dia 30/10, o cidadão poderá dar ideias para ações em 17 áreas temáticas, por meio do portal www.almg.gov.br
30/09/2020 14:16
A proposta da Lei Orçamentária anual entregue pelo Governo aos deputados estima em R$3bilhões a menos no total do orçamento de 2021 em relação a 2020.