Participe
Ações educativas
Consulta Pública - Ações educativas
Consulta Pública - Ações educativas Todos os temas
A educação é elemento fundamental nas sociedades modernas para a garantia de regras civilizatórias que permitam uma melhor convivência entre os diversos grupos e classes sociais. No âmbito da mobilidade urbana não é diferente: é unanimidade entre os especialistas que um dos aspectos fundamentais para uma mobilidade urbana mais sustentável e justa, hoje e no futuro, é o investimento em ações educativas. Além do viés mais conhecido da educação para o trânsito, em que vários órgãos públicos já se encontram engajados, outras abordagens educacionais também podem contribuir fortemente.

Qual ação mais adequada no aspecto educacional para uma mobilidade urbana eficaz, sustentável e socialmente inclusiva?


Contribuições do tema: Ações educativas

Mostrando de 1 a 7 de 7 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
10/jun
09:19
Por Rosa Carolina Amaral | Belo Horizonte/MG Em Belo Horizonte existe varios parques nas regionais, portanto seria uma atitude interessante palestras e ações educativas aos domingos nos parques com temas relacionados a mobilidade urbana. Os conteudos deveriam ser adequados as faixas etarias.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
03/jun
17:29
Por Matheus Vaz | Belo Horizonte/MG 1) Ampla divulgação sobre a importância do respeito aos cruzamentos, aos ciclistas, e aos pedestres 2) Campanhas sobre a importância das caronas 3) Maior participação popular contra a pressão setorizada que engessam mudanças 3) Treinamento de agentes para orientar os motoristas, de maneira solícita, os procedimentos corretos a serem tomados em caso do cometimento de infrações. 4) Orientação aos pedestres, para que atravessem nas faixas, não corram para chegarem ao outro lado antes que o semáforo abra para os motoristas, e façam sinais pedindo a para dos veículos, observado que muitos atravessam inadvertidamente em locais de tráfego intenso e/ou pouca visibilidade.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
02/jun
23:49
Por Kátia Ferraz Ferreira | Centro de Vida Independente de Belo Horizonte | Belo Horizonte/MG Manutenção, pelas empresas de transporte público, de programas de educação continuada, de caráter inter-relacionais e operacional, visando a humanização do serviço prestado, em especial o trato com a pessoa com deficiência, incluindo autismo, e o uso adequado e cauteloso dos equipamentos, com fiscalização periódica pelo poder público
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
02/jun
10:08
Por Ivone Luiza Moreira Silva | Conselho Estadual do Idoso de MG | Belo Horizonte/MG Promover campanhas contínuas para sensibilizar diretores de centros de formação de condutores, instrutores e motoristas com a temática "idoso,deficiente,gestante,lactante,pessoas com crianças de colo,obesos e o trânsito", para favorecer o acesso seguro das pessoas com mobilidade reduzida nas vias públicas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
22/mai
10:35
Por Leandro | Belo Horizonte/MG Três deveriam ser os pilares: 1) EDUCAÇÃO contínua e adequada; 2) FISCALIZAÇÃO constante e perceptível pela população; 3) PUNIÇÃO proporcional. Os três parecem falhar em BH. A punição é encarada, por muitos, como mera fonte de arrecadação. Se os oficiais simplesmente conversassem com os motoristas, alertando-os dos equívocos tomados antes de aplicar a multar ou prevenindo a infração (como se faz na maior parte do primeiro mundo, especialmente EUA e Japão), certamente o número de infrações diminuiria bastante. Muitos falham por não saber que sua atitude é incorreta ou não reconhecerem a gravidade para o trânsito de uma falta como parar em fila dupla. Receber a notificação em casa, algum tempo depois, apenas gera sensação de frustração no motorista, mas dificilmente faz com que ele mude a conduta. Sugiro, então, repensar a FORMA como são aplicadas as multas. Talvez seja igualmente interessante, sob o aspecto da prevenção, anexar um informativo/alerta sobre os riscos de dirigir embriagado ou do excesso de velocidade com alguma imagem chocante (tal como no cigarro), p. ex., ou sobre os transtornos para o trânsito com o estacionamento em local proibido.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
22/mai
09:42
Por Leandro Ribeiro Negreiros | Belo Horizonte/MG Sugiro a sensibilização (através de campanhas publicitárias ou outras peças) para os movimentos de "carona solidária", principalmente nas empresas. Quanto mais gente dentro de um carro só, menos gente dentro dos ônibus, menos carros nas ruas. As redes sociais têm permitido maior comunicação desse tipo, o que facilita ainda mais os contatos entre pessoas que se deslocam para os mesmos lugares.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
21/mai
12:12
Por Vitor Brandão | Belo Horizonte/MG Uma política de divulgação das novas alternativas de deslocamento. Saliento a implementação de novas rotas de ciclovia em Belo Horizonte. O primeiro passo é construir ciclovias e ciclofaixas, mas tão importante quanto é divulgar para a população as novas alternativas e incentivar seu uso. Deslocamentos de até 8km, que hoje são feitos via automóvel, são perfeitamente realizáveis e de forma mais rápida quando utilizada a bicicleta. No entanto, de nada adianta disponibilizar novos aparelhos públicos sem orientar a população para que faça uso deles.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 7
Removidas pelo moderador (total): 1



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


1
Kátia Ferraz Ferreira | Centro de Vida Independente de Belo Horizonte | Belo Horizonte/MG

Manutenção, pelas empresas de transporte público, de programas de educação continuada, de caráter inter-relacionais e op(...)