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Transporte coletivo
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A maioria dos especialistas tem apontado que o uso dos veículos de transporte individual sobrecarrega as vias e limita as possibilidades de deslocamento dos usuários do transporte público. Uma das soluções pensadas para o excesso de veículos é a qualificação do transporte público, por meio do planejamento da mobilidade. Por comportar um número maior de passageiros, o transporte coletivo contribui para a redução dos automóveis e pode se articular aos modais complementares, como táxis, vans, bicicletas e até mesmo o deslocamento a pé.

Qual política pública você considera mais importante para incentivar o uso de modos de transporte coletivo?


Contribuições do tema: Transporte coletivo

Mostrando de 1 a 10 de 72 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
30/jul
17:01
Por Luis Francisco Tomazzi Prosdocimi | Belo Horizonte/MG PARTE II Os trens passam ali superlotados. Não há como elevar a oferta da linha 1 para absorver a nova demanda prevista para a Linha 2.Por outro lado, não há como inserir o trem da Linha 2 nas vias da Linha 1, primeiro por questões tecnológicas, segundo pela estrutura física atual da Linha 1, que não comporta freqüências abaixo de 3,5 minutos (viabilizar esta solução significaria em investimentos muito elevados). Se aplicada esta solução, teremos a estrutura de um sistema de alta capacidade (entre Barreiro e Calafate) obrigado a operar em baixa capacidade, pois a Linha 1 não absorverá a totalidade de passageiros que precisam se deslocar para a região central. Além do mais, não atenderá às expectativas de deslocamento daquela população que deseja como destino final a região central de BH. A população terá que continuar utilizando os ônibus, carros ou motos para ter atendidas suas necessidades de deslocamento. Significará recursos públicos mal empregados e falta de visão sistêmica do transporte. Pretendem ainda, Estado e Município, implantarem apenas um trecho de aproximadamente 5 km da Linha 3, especificamente entre Lagoinha e Savassi. Ora, nova escolha equivocada, pois trata-se do trecho da Linha 3 de menor carregamento. Não eliminará o número de veículos que se dirigem ao centro de Belo Horizonte, além de contar com o inconveniente de inserir no projeto obras para construção de oficinas e pátio de estacionamento de trens totalmente subterrâneos, encarecendo a obra em demasia. Outro trecho predestinado a operar como uma linha de ônibus alimentadora com custos de construção de Metrô. Como proposta visando implantar uma nova linha de Metrô, ou parte dela, mas que dê resultados significativos ao sistema de transporte e trânsito de BH e que cumpra efetivamente o seu papel de troncal estruturador de alta capacidade, se apresenta priorizar a implantação da Linha 2, pelo menos no trecho entre as estações Barreiro e Praça Sete. Nesta hipótese se terá o atendimento quase pleno dos desejos de viagem dos usuários deste corredor que, certamente, atingirá carregamentos de sistema de alta capacidade, demonstrando alinhamento do modal escolhido (Metrô) com a demanda a ser atendida. Os usuários que embarcarão no trecho entre as estações Barreiro e Amazonas serão levados aos principais pontos de destino, ou seja, Av. do Contorno, Av. Barbacena, Praça Raul Soares e Praça Sete. Com esta opção, o corredor da Av. Amazonas, atualmente saturado, receberia um sistema de transporte subterrâneo de alta capacidade, desafogando o trânsito não apenas no seu eixo, como também nos seus principais cruzamentos. Os impactos positivos desta solução, tais como redução do tempo de deslocamento, redução dos níveis de poluição do ar e sonora, revitalização da Avenida com conseqüente valorização imobiliária, melhor articulação do sistema de transporte pelas possibilidades de integração, etc, são evidentes. Por outro lado, a distância entre as estações Amazonas (Gameleira) e Praça Sete é de apenas 4,6 km, ou seja, equivalente ao trecho Lagoinha/Savassi que se pretende implantar e que não vai gerar os resultados que certamente serão alcançados com a presente proposta. Devido à limitação de recursos que está sendo imposta neste momento, a conclusão da Linha 2 entre os trechos Praça Sete e Hospitais ficaria para uma segunda etapa, porém a ser construída antes do início das obras da Linha 3. A Linha 3, se tiver que passar pelo mesmo processo de priorização, que tenha início pelo trecho Pampulha/Praça Sete. Este sim vai gerar maior impacto no transporte e trânsito de BH, com redução significativa de veículos se deslocando para a região central e no tempo de viagem. Concluindo, a política pública mais importante para incentivar o uso de modos de transporte coletivo é aquela voltada para o interesse público, que apresente sustentação técnica, viabilidade, racionalidade na aplicação de recursos e implique em resultados mais significativos e efetivos à população
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30/jul
17:01
Por Luis Francisco Tomazzi Prosdocimi | Belo Horizonte/MG PARTE I O transporte coletivo precisa ser visto e tratado como um ¿sistema¿ e não de forma individualizada e segmentada. Todos os modais, sejam os motorizados ou os não motorizados, possuem sua importância em um ¿sistema¿ de transporte. A eficiência e eficácia de um ¿sistema¿ de transporte público estarão vinculadas, sem dúvida alguma, ao emprego dos modais adequados às demandas de cada corredor e às políticas de integração que permitirão a interação entre estes modais. O mais recente estudo de expansão do Metrô de Belo Horizonte, desenvolvido em 2005, foi concebido com base em pesquisa origem/destino (OD) e identificou os corredores onde havia necessidade de aplicação de um sistema de transporte de alta capacidade. Definiu-se, naquela ocasião, pela implantação de duas novas Linhas: a 2 ¿ Barreiro/Hospitais, e a 3 - Pampulha/Savassi. Nas simulações desenvolvidas naquela ocasião todas as Linhas (1, 2 e 3) apresentaram demandas superiores a 30.000 passageiros/hora/sentido a partir de 2010. Simulações para cenários de 2020 e 2030 apresentaram volumes ainda mais significativos. O Metrô é a tecnologia adequada para corredores de alta capacidade. Alguns ¿especialistas¿ insistem em afirmar que o BRT é um sistema de alta capacidade. Não é verdade. A questão é simples e matemática e deve ser considerada com base nos mesmos critérios. Uma via de Metrô (exclusiva e totalmente segregada) com um trem típico de 6 carros (1800 passageiros) poderá atingir a capacidade de até 72.000 passageiros/hora/sentido (para 1,5 minuto de intervalo entre viagens). Uma via de BRT que se está implantando em BH (via exclusiva, porém não totalmente segregada e com cruzamentos) com o veículo que será utilizado (120 passageiros) poderá atingir uma capacidade de 4.800 passageiros/hora/sentido (para 1,5 minutos de intervalo ¿ será possível?), ou seja, muito distante do necessário. O comportamento da demanda na Linha 2, obtido por meio da pesquisa OD, demonstrou forte carregamento no trecho entre o Barreiro até o cruzamento entre as Av. Amazonas com Contorno, local onde iniciava-se maior volume de desembarques. A partir deste ponto, os desembarques se intensificavam e na região da Praça Sete ocorria sua maior concentração. Os estudos demonstraram, de forma inequívoca, que os desejos majoritários de deslocamento nesta linha tinham como destino final a área central de BH. A Linha 3 do Metrô ¿ Pampulha/Savassi, apresentou a mesma lógica da Linha 2. Neste caso, o maior carregamento ocorreu entre Pampulha e região do Hospital Belo Horizonte, no eixo da Av. Antônio Carlos. A partir deste ponto, tal qual a Linha 2, iniciava-se um maior desembarque que atingiria seu pico na Praça Sete. Deste ponto até a região da Savassi a demanda se reduziria significativamente. Pois bem, o Governo do Estado de Minas Gerais e a Prefeitura de Belo Horizonte se distanciaram completamente desta lógica ao priorizarem a implantação dos trechos Barreiro/Nova Suíça da Linha 2 e Lagoinha/Savassi da Linha 3. Vão fazer com que o Metrô opere como linha de ônibus alimentadora de baixa capacidade, afastando-se da sua vocação de sistema troncal de alta capacidade. Por outro lado, introduzem o BRT como sistema troncal sem que este tenha capacidade operacional para suportar demandas elevadas. Ou seja, os grandes corredores que se mostram saturados continuarão assim, pois a solução que está sendo implementada não é a correta. Implantar apenas o trecho Barreiro/Nova Suíça da Linha 2 significa não atender as necessidades de deslocamento desta parcela da população que tem como destino prioritário a região central de BH. Nesta concepção, obriga-se a transferência da demanda do trecho Barreiro/Nova Suíça para a Linha 1. Ora, além do inconveniente do transbordo, esta migração encontrará como maior obstáculo a inexistência de oferta na Linha 1 para absorver esta nova demanda. A região do Calafate é onde se dá o maior carregamento da Linha 1 no sentido centro.
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29/jul
16:47
Por Aline Mara Tavares | Belo Horizonte/MG Para aumentar o número de vagas nos ônibus, sem comprometer o trânsito, sugiro que toda frota atual seja substituída por ônibus de 2 andares. Assim, dobraríamos o atendimento sem comprometer o trânsito. Além disso, o conforto do ar condicionado e poltronas confortáveis atrairá o público que usa o carro, também diminuindo o transito.
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29/jul
13:10
Por Terezinha Oliveira da Rocha | CVI-BH | Santa Luzia/MG Os motoristas da região metropolitana estão com 3 funções que é dirigir, cobrar passagem e acionar os elevadores (quando funcionam) para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de relatar as ocorrências de defeitos dos veículos. Isso causa acidentes em virtude do estresse do trânsito e de todas estas responsabilidades e torna-se exploração das empresas. O gestor público precisa ter também a responsabilidade de fiscalizar estas atividades cumulativas também em função de direitos trabalhistas pode gerar até processo para as empresas. Por favor interfiram nessa exploração dos trabalhadores que também tem família e precisam estar saudáveis para levar a dignidade de vida para suas casas
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29/jul
10:15
Por Terezinha Oliveira da Rocha | CVI-BH | Santa Luzia/MG melhoria do sistema de operação dos elevadores acionados por ar para melhor operação e segurança dos agentes de bordo pois eles não tem segurança para manusear esse modelo de elevador que caso operado de forma errada pode provocar um acidente grave para o passageiro com deficiência ou mobilidade reduzida
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27/jul
16:04
Por Berenice Ferreira Paulino | Belo Horizonte/MG As principais estações do metro deveriam oferecer estacionamento com diárias baixíssimas para incentivar as pessoas a deixarem seus carros nos mesmos e utilizarem o metro. A praça da estação poderia ser um desses grandes estacionamentos, ficando livre nos feriados e fins de semana para diversos eventos culturais. Todo espaço ocioso próximo às estações deveria ser utilizado como estacionamento nos dias de semana . O nosso metro não tem ar condicionado suficiente e roda com pequenas janelas abertas, o que é um absurdo nos períodos mais quentes do ano. Está sempre superlotado nas horas de pique e as pessoas vão como sardinhas em lata sendo cozidas em fogo lento. Isso tem que ser mudado. Em Lisboa, todos, inclusive turistas, carregam um cartão no valor de 29 euros e podem usar à vontade um serviço de transporte urbano com metro e ônibus com ar condicionado e em geral muito eficiente. Em todas as paradas de ônibus há mapas do local indicando as linhas disponíveis e os horários que o ônibus desejado passa.O modelo Português deveria ser estudado e aplicado aqui.
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26/jul
15:30
Por Terezinha Oliveira da Rocha | CVI-BH | Santa Luzia/MG Modificação do espaço interno destinado à pessoas com deficiência. Os cintos de fixação das rodas são curtos e inúteis pois não funcionam para o que foram destinados, o encosto de apoio de tronco não tem utilidade pois não considera a distância eixo, roda e encosto, e possuem parafusos fixos ao chão que trazem estragos às rodas, furam os pneus, o banco frontal destinado a um possível acompanhante lesiona a perna do cadeirante que se coloque na posição de frente. Caso o cadeirante tenha alguém consigo, ele se posiciona de lado e não existe previsão de fixação do pneu ou de fixação do cinto de segurança de forma lateral, e estando nesta posição o cinto que seria para a roda fica direcionado para cima e lesiona seriamente o cadeirante que use do ônibus. A desculpa dos operadores é que ele esta´de acordo com a ABNt mas mesmo estando, ela já está ultrapassada e tem passado por frequentes reformulações visto que não são tão adequadas quanto parece. Enfim o sistema de segurança interno dos ônibus que está idêntico ao BRT não dá segurança quando usado pela pessoa com deficiência.
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25/jul
08:39
Por Julian Ferreira Pose | Belo Horizonte/MG A unica solução duradoura é o metrô, ou transporte sobre trilhos, qualquer outra discussão, neste momento, servirá para o governo adiar a solução e investir em alternativas mais baratas em com baixa eficacia. É caro? É caro Há outra solução? Não então temos que fazer este esforço e pagar o preço de uma coisa que precisamos, já adiamos o máximo, não da mais para esperar, daqui alguns anos vai superar todas as outras prioridades.
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23/jul
15:25
Por Emílio Raniere de Carvalho Araújo | Belo Horizonte/MG Transporte público não se faz com uma solução "mágica" que resolva todos os problemas. É preciso investir em um conjunto de soluções, cada qual focada a um público. Porque tanta dificuldade em tratar o tema "Monotrilho" em Belo Horizonte? Ele não é concorrente do metrô, mas uma forma intermediária de transporte. E pode ser perfeitamente integrado com os demais meios de transporte, como vem provando mundo a fora. Seria a solução ideal para vias onde não se pode criar pistas exclusivas para BRT, como a Pedro II, além de ter um custo muito inferior ao metrô. Porém, é tratado como tabu pois, embora seja limpo, moderno, silencioso, seguro e eficiente, não tem a vasão do metrô. Mas não podemos usar os dois modelos?
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16/jul
04:37
Por Renato Oliveira de Novaes | Belo Horizonte/MG Ocupação inteligente dos pontos de ônibus, por meio de permissão de uso para comércio de produtos de consumo rápido e/ou de utilidade pública (salgados, balas, sorvetes, bijuterias, etc.), sendo que, em contrapartida, os permissionários ficariam responsáveis pela conservação, limpeza e manutenção desses equipamentos. Com isso, o vandalismo diminuiria, além de melhorar o aspecto de higiene desses locais. As permissões seriam renovadas anualmente, com ônus e se respeitadas as normas para a permanência no local.
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