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Consulta Pública - Financiamento
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Toda melhoria em infraestrutura viária e de circulação ou em veículos novos e tecnologias inovadoras para o transporte público depende da existência de recursos financeiros para sua implementação. Atualmente, em grande parte das cidades, esses investimentos são custeados ou por recursos orçamentários governamentais - geralmente limitados e pressionados por demandas de vários outros setores - ou pela tarifa paga pelos usuários dos serviços de transporte público prestados. Novas formas de financiamento podem potencializar os investimentos em mobilidade urbana.

Qual a melhor estratégia para o financiamento da implantação e da operação de sistemas de transporte urbano modernos e eficientes?


Contribuições do tema: Financiamento

Mostrando de 1 a 6 de 6 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
08/jul
14:18
Por Kátia Ferraz Ferreira | Kátia Ferraz | Belo Horizonte/MG Realizar obras de acesso com rampas, pisos adequados antiderrapantes em todas as esquinas das cidades, cujo financiamento é proposto a partir de isenções do IPTU para os proprietários de imóveis que realizarem tais obras para o trânsito dos cidadãos que por elas transitam, cujas obras componham o planejamento urbano de restrutura da cidade quanto à acessibilidade, na execução e fiscalização destas mudanças, assim como disponibilizar no portal de compras públicas o material adequado e disponível para aqueles que realizarem as obras. Estando o governo com toda esta informação, divide a responsabilidde desta restrutura, logistica e financeiramente, no nomento em que iniciem as obras até sua conclusão. Esta iniciativa irá proporcionar maior segurança para traseuntes e motoristas
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01/jul
13:39
Por Natália Resende | UFJF | Juiz de Fora/MG Nunca foram tantas as verbas destinadas à mobilidade urbana e problemas relativamente simples como a construção de uma ciclovia continuam sem solução. Como foi mostrado na Tribuna de Minas ontem, o problema está longe de ser o dinheiro, milhões estão parados nos cofres públicos pelo simples fato de não haver projetos adequados! O financiamento existe o que falta é a capacidade das prefeituras de apresentar projetos para que estes recursos sejam destinados!
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09/jun
00:12
Por Vinicius Mundim Zucheratto e Figueiredo | Belo Horizonte/MG Em parceria do Estado com o BDMG, criar uma linha de financiamento para projetos de cidades mineiras que visem melhorar (ou implantar) o sistema de transporte coletivo. Há cidades como Santa Luzia, onde não há qualidade nos veículos, tampouco nas rotas e horários. Há cidades no interior que sequer possuem ônibus para a população. Com a expertise do BDMG, Fundação João Pinheiro e outras entidades ligadas ao Governo Estadual, pode-se viabilizar fundos e também conseguir recursos internacionais.
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03/jun
21:13
Por Guilherme Ribeiro | Belo Horizonte/MG É preciso suspender o financiamento público às empresas fabricantes de carro por meio de redução de impostos, em especial, o IPI. Esta medida é em boa medida responsável pelo caos urbano, pela cultura de deslocamento com veículos individuais, além de reduzir o repasse para os municípios, uma vez que o IPI compõe o Fundo de Participação dos Municípios.
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03/jun
17:50
Por Matheus Vaz | Belo Horizonte/MG As possibilidades de financiamento passam a ser responsabilidade da população, através de taxas, do poder público através da reconsideração das prioridades orçamentárias e busca de parcerias para patrocinar a causa, ou para as pessoas jurídicas de direito privado, através de incentivos. Há muitas vezes, no exterior, a personalização de ônibus com logomarcas de empresas. Pode funcionar aqui, e quem sabe até permitindo os passageiros a comprarem, ali dentro, algumas conveniências. Ademais, pode-se haver em tese a vinculação de parte dos impostos pagos por montadoras e fabricantes de veículos, ao financiamento do transporte público. Se há o problema da pressão de outros setores, tal será aliviada apenas pela maior participação popular na gestão pública para fortalecer a democratização do controle da mobilidade.
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29/mai
15:14
Por Eusimar Santos Amorim | Belo Horizonte/MG Subsídios governamentais como São Paulo e Curitiba e da iniciativa privada via publicidade. Mas deve-se exigir a contrapartida das concessionárias, principalmente ônibus melhorés (ao invés dos caminhônibus que temos hoje).
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