Consulta Pública - Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes
Consulta Pública - Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes Esta Consulta Pública tem o objetivo de recolher contribuições sobre todos os temas a serem debatidos no Fórum Técnico "Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes". Cada tema possui um texto informativo e uma pergunta-chave para nortear a participação. É possível também avaliar outras sugestões já enviadas. Cada participante é responsável pelo conteúdo de sua contribuição, que será publicada na íntegra, observadas as regras estabelecidas nos Termos de Uso e Política de Privacidade. A Consulta Pública fica aberta até o dia 31/07/13. Participe!


Últimas contribuições

Mostrando de 191 a 200 de 210 contribuições

Data Contribuições Temas
20/mai
23:14
Por Sirlan Augusto Moraes | POVO | Belo Horizonte/MG Melhorar a qualidade dos ônibus e os treinamentos dos motoristas e trocadores, ter ônibus com ar condicionado e automático, para parar de dar os trancos que jogam pessoas no chão, e também ter o piso baixo, facilitando a entrada de idosos e deficientes. Metrô subterrâneo e não o trem urbano como é em Belo Horizonte, outra coisa, poderia ter um sistema assim como no chile, que você envia uma mensagem de texto com o numero do seu ônibus e o ponto, e recebe uma mensagem com quanto tempo falta para o próximo passar. Ter mais táxis e ter maior fiscalização neles, táxi no Brasil é MUITO caro, e claro investir em corredores para transportes alternativos, como bicicletas, caminhada, etc
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Transporte coletivo
72 contribuições
20/mai
22:52
Por Matheus Vaz | Belo Horizonte/MG Os agentes controladores parecem ter uma função meramente punitiva, em grande maioria. O controle do trânsito exige também a substituição dos semáforos em horário de pico por uma pessoa que possa melhorar o fluxo tanto de motoristas quanto de pedestres, trazendo um equilíbrio que os semáforos muitas vezes não conseguem. Por exemplo, ao impedir bloqueio de cruzamentos, não deixando um carro passar de cada vez, mas todos os que deveriam. Igualmente, poderiam os guardas incrementarem a comunicação entre uns e outros para redirecionar o fluxo do trânsito quando um souber de vias alternativas menos intensas, através da comunicação com outro profissional.
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Fiscalização do trânsito e dos serviços de transporte
11 contribuições
20/mai
09:19
Por Altair Roberto de Carvalho | São José da Lapa/MG falta rampas na cidade administrativa, só temos escadas e elevadores, se houver incendios como desligam os elevadores, os cadeirantes não têm como descer, Altair
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Transporte não motorizado e circulação de pedestres
21 contribuições
18/mai
19:47
Por Carlos Alvarenga | Belo Horizonte/MG Incentivar a caminhada segura através de: ¿ Melhoria dos passeios eliminando buracos, obstáculos e pavimentos irregulares que possam colocar em risco o pedestre; ¿ Estabelecer normas para construção e manutenção de passeios que priorizem o caminhar seguro e que permitam uma maior segurança mesmo com a degradação natural dos pavimentos ¿ não permitir desníveis abruptos, instalação de equipamentos urbanos que sejam obstáculos ao caminhar, pisos escorregadios, etc. ; ¿ Deixar bem claro quem é o responsável pela manutenção do passeio, se o município ou o morador em frente e aprimorar legislações para punir com celeridade os responsáveis em casos de acidentes com os pedestres durante as caminhadas; ¿ Hierarquizar o pedestre na programação dos semáforos reduzindo os tempos de espera; ¿ Pintar faixas de segurança para travessia em todos os circuitos de caminhada orientando o pedestre para as faixas; ¿ Fazer uma campanha de esclarecimento sobre a prioridade do pedestre na faixa de segurança reduzindo o tempo de espera para a travessia e o risco de atropelamento; ¿ Fazer uma ampla campanha de estimulo ao caminhar; ¿ Estabelecer, sinalizar e divulgar circuitos mais adequados para caminhadas (e corridas) de adestramento físico, de lazer e turismo; ¿ Estabelecer regras para a convivência entre as bicicletas e os pedestres nos passeios; ¿ Em cidades com topografia acidentada priorizar mais a caminhada em relação às bicicletas; ¿ Manter policiamento extensivo e a pé nas principais rotas de caminhadas.
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Transporte não motorizado e circulação de pedestres
21 contribuições
17/mai
21:57
Por Cláudia Canazart Mota | Belo Horizonte/MG Faixas exclusivas para motocicletas nos grandes corredores.
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Planejamento urbano integrado
58 contribuições
17/mai
21:48
Por Cláudia Canazart Mota | Belo Horizonte/MG Metrô parar as 23h é um descabimento. Ao sair da faculdade muitas vezes já não se consegue pegar o metrô. Deveriam investir em estacionamentos próximos a estação de metrô gratuitamente ou por preço simbólico, como acontece em São Paulo, assim as pessoas são estimuladas a irem de carro até a estação e então utilizar o metrô para o trabalho sabendo que terá o carro novamente no retorno para casa. Isso desafoga os grandes corredores e o centro da cidade.
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Transporte coletivo
72 contribuições
17/mai
19:40
Por Rosangela Gomes da Silva | Belo Horizonte/MG Construção de ciclovias, com ciclo faixas, sinalização luminosa nas faixas e cruzamentos, proteção das pistas contra invasão de carros, garantindo-se assim, a segurança dos ciclistas. As principais avenidas dos bairros de grande circulação das cidades, em especial da cidade de Belo Horizonte, devem contar com as ciclovias. As mesmas devem ser interligadas e mapeadas, a exemplo do que acontece na cidade de Aracaju (SE).
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Transporte não motorizado e circulação de pedestres
21 contribuições
17/mai
18:30
Por Alexandre Drummond | Belo Horizonte/MG Adaptação das leis e normas de trânsito para facilitar e incentivar o uso de velomobiles (conhecido no Brasil também como velocar ou velomô), veículos com pedal com assistência elétrica.
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Transporte não motorizado e circulação de pedestres
21 contribuições
17/mai
18:09
Por Alexandre Drummond | Belo Horizonte/MG Sistema para monitoramento ativo do trânsito para reconfiguração em tempo real do tempo dos semáforos de acordo com o tráfego da cidade..
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Novas tecnologias e cidades inteligentes
12 contribuições
17/mai
16:59
Por Leandro Souza Costa | Belo Horizonte/MG ferramenta para verificar a posição atual dos ônibus, e estimar o tempo de espera num ponto.
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Novas tecnologias e cidades inteligentes
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