Consulta Pública - Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes
Consulta Pública - Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes Esta Consulta Pública tem o objetivo de recolher contribuições sobre todos os temas a serem debatidos no Fórum Técnico "Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes". Cada tema possui um texto informativo e uma pergunta-chave para nortear a participação. É possível também avaliar outras sugestões já enviadas. Cada participante é responsável pelo conteúdo de sua contribuição, que será publicada na íntegra, observadas as regras estabelecidas nos Termos de Uso e Política de Privacidade. A Consulta Pública fica aberta até o dia 31/07/13. Participe!


Últimas contribuições

Mostrando de 11 a 20 de 210 contribuições

Data Contribuições Temas
29/jul
17:16
Por Aline Mara Tavares | Belo Horizonte/MG Estacionamento para bicicletas nas estações bhbus e metrô... De alguma forma temos que chegar nestes pontos. Muitas vezes, vale a pena ir de bicicleta até uns 10km, pois ônibus demora e vem só lotado. Claro, temos que contar com ciclovias seguras.
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Transporte não motorizado e circulação de pedestres
21 contribuições
29/jul
16:47
Por Aline Mara Tavares | Belo Horizonte/MG Para aumentar o número de vagas nos ônibus, sem comprometer o trânsito, sugiro que toda frota atual seja substituída por ônibus de 2 andares. Assim, dobraríamos o atendimento sem comprometer o trânsito. Além disso, o conforto do ar condicionado e poltronas confortáveis atrairá o público que usa o carro, também diminuindo o transito.
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Transporte coletivo
72 contribuições
29/jul
13:10
Por Terezinha Oliveira da Rocha | CVI-BH | Santa Luzia/MG Os motoristas da região metropolitana estão com 3 funções que é dirigir, cobrar passagem e acionar os elevadores (quando funcionam) para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de relatar as ocorrências de defeitos dos veículos. Isso causa acidentes em virtude do estresse do trânsito e de todas estas responsabilidades e torna-se exploração das empresas. O gestor público precisa ter também a responsabilidade de fiscalizar estas atividades cumulativas também em função de direitos trabalhistas pode gerar até processo para as empresas. Por favor interfiram nessa exploração dos trabalhadores que também tem família e precisam estar saudáveis para levar a dignidade de vida para suas casas
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Transporte coletivo
72 contribuições
29/jul
10:47
Por Marcelo Silva Borges de Andrade | Belo Horizonte/MG As avenidas Antonio Carlos e Cristiano Machado foram reformadas duas vezes em pouco tempo, e um projeto com ciclovias não foi contemplado. As duas avenidas ligam regiões importantes de Belo Horizonte ao Centro da capital (Pampulha e o vetor norte). Ciclovias de 15km. Isso sim faria diferença para o deslocamento urbano.
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Transporte não motorizado e circulação de pedestres
21 contribuições
29/jul
10:15
Por Terezinha Oliveira da Rocha | CVI-BH | Santa Luzia/MG melhoria do sistema de operação dos elevadores acionados por ar para melhor operação e segurança dos agentes de bordo pois eles não tem segurança para manusear esse modelo de elevador que caso operado de forma errada pode provocar um acidente grave para o passageiro com deficiência ou mobilidade reduzida
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Transporte coletivo
72 contribuições
28/jul
14:26
Por Denise Santos | Belo Horizonte/MG A primeira grande preocupação que talvez seja o que está na mente de todo cidadão é a segurança através do uso de transporte não motorizados. Andar de bicicleta ou andar à pé é hoje um grande risco. Os optantes pelo transporte motorizados não respeitam e portanto cria-se um grande temor ao cidadão não motorizado, além do risco de assaltos e/ou violência. A primeira grande estratégia é o incremento da segurança aos usuários para que estes meios possam ser mais usados com tranquilidade. Deve-se também investir em conscientização, através de projetos educativos, na busca de uma maior preocupação por partes dos motorizados na interação aos não motorizados, gerando assim um beneficio para ambos. Além disto é preciso ter um meio de interação com um modal motorizado pois, considerando o relevo montanhoso, alguns trajetos seria impossível de serem concluídos somente à pé, motivo pelo qual o cidadão opta pelo transporte motorizado de inicio ao fim.
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Transporte não motorizado e circulação de pedestres
21 contribuições
28/jul
13:59
Por Denise Santos | Belo Horizonte/MG Comparando a disponibilização de um maior número de linhas da malha metroviária de São Paulo em KM e a amplitude de usuários/dia, vemos que o serviço de transporte coletivo através de trens urbanos em BH e Grande BH é ainda muito limitado. Em virtude deste cenário considera-se hoje uma estratégia crucial e urgente o investimento maciço na busca de maior amplitude e abrangência da malha metroviária de nossa cidade. Atualmente o metrô de BH atende a um fluxo diário de 160 mil passageiros em comparação a São Paulo que circula 4.5 milhões de usuários/dia, o que representa 4% em comparação BH e SP. Além do fato da integração entre linhas de ônibus, expresso turístico, paraciclos, bicicletários e estacionamento. É difícil ver outra forma de maior amplitude e abrangência através de outros modais em comparação aos trens urbanos. Obviamente será necessário ter uma grande integração entre os diferentes modais, mas é preciso ter uma perspectiva mais real de crescimento do metrô, integrado ao um sistema como o BRT. Não haverá como reduzir o fluxo de carros particulares se não houver este investimento em um modal que seja rápido, mais seguro e acessível como é o metrô. Hoje tem-se em BH uma única linha com 19 estações estações, ou seja, atende-se ainda a um número limitado de usuários fazendo com que os demais dependam de ônibus ou transporte particular para chegar aos seus destinos, gerando com isto sobrecarga nas vias públicas, maior gasto de tempo do usuário, consequentemente mais desgaste físico e emocional à população.
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Planejamento urbano integrado
58 contribuições
28/jul
12:56
Por Denise Santos | Belo Horizonte/MG Considerando-se o risco X necessidade de mobilidade, vejo que temos hoje duas grandes prioridades: 1) Rodoanel - O risco e os eventos críticos tem sido grandes e constantes, sendo assim, um rodoanel fora da margem urbana da cidade (como é hoje o anel rodoviário) será uma alternativa para vazão e transito de veículos pesados. Esta ação pode gerar maior tranquilidades para os veículos menores que necessitam transitar no anel, considerando principalmente que os bairros da grande BH já extrapolam e em muito os limites do anel rodoviário. Também gerará maior fluxo e provavelmente ganhos às empresas e comércios, obviamente considerando os limites e regras de proteção para os veículos pesados; 2) Transporte coletivo integrado e inteligente - Uma revisão critica deve ser feita no intuito de diminuir o fluxo de carros particulares circulando, através de uma integração entre os transportes coletivos (incluindo ampliação forte das linhas de metrô e talvez até BRT) - considerando a RMBH e as cidades próximas adjacentes (Betim, Contagem, Nova Lima, Lagoa Santa) - permitindo que as pessoas possam optar pelo transporte coletivo em detrimento ao carro particular. Logicamente pensado sempre em valores compatíveis que permita o uso de todos cidadãos.
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Planejamento urbano integrado
58 contribuições
27/jul
16:13
Por Berenice Ferreira Paulino | Belo Horizonte/MG Precisamos de políticas que melhorem o transporte público e o tornem mais barato como é em Portugal, onde qualquer pessoa usa metro e ônibus à vontade, quantas vezes for necessário por dia e só paga 29 euros por mês. O Brasil todo deveria adotar esse sistema nos grandes centros urbanos. As pessoas idosas com bons recursos financeiros não deveriam ter gratuidade total nas passagens, Quem pode deve pagar.
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Planejamento urbano integrado
58 contribuições
27/jul
16:04
Por Berenice Ferreira Paulino | Belo Horizonte/MG As principais estações do metro deveriam oferecer estacionamento com diárias baixíssimas para incentivar as pessoas a deixarem seus carros nos mesmos e utilizarem o metro. A praça da estação poderia ser um desses grandes estacionamentos, ficando livre nos feriados e fins de semana para diversos eventos culturais. Todo espaço ocioso próximo às estações deveria ser utilizado como estacionamento nos dias de semana . O nosso metro não tem ar condicionado suficiente e roda com pequenas janelas abertas, o que é um absurdo nos períodos mais quentes do ano. Está sempre superlotado nas horas de pique e as pessoas vão como sardinhas em lata sendo cozidas em fogo lento. Isso tem que ser mudado. Em Lisboa, todos, inclusive turistas, carregam um cartão no valor de 29 euros e podem usar à vontade um serviço de transporte urbano com metro e ônibus com ar condicionado e em geral muito eficiente. Em todas as paradas de ônibus há mapas do local indicando as linhas disponíveis e os horários que o ônibus desejado passa.O modelo Português deveria ser estudado e aplicado aqui.
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Transporte coletivo
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