Consulta Pública - Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes
Consulta Pública - Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes Esta Consulta Pública tem o objetivo de recolher contribuições sobre todos os temas a serem debatidos no Fórum Técnico "Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes". Cada tema possui um texto informativo e uma pergunta-chave para nortear a participação. É possível também avaliar outras sugestões já enviadas. Cada participante é responsável pelo conteúdo de sua contribuição, que será publicada na íntegra, observadas as regras estabelecidas nos Termos de Uso e Política de Privacidade. A Consulta Pública fica aberta até o dia 31/07/13. Participe!


Últimas contribuições

Mostrando de 181 a 190 de 210 contribuições

Data Contribuições Temas
22/mai
09:50
Por Fabíola Beatriz Resende Farage | Belo Horizonte/MG Melhorar e integrar o transporte coletivo na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As pessoas que moram nas cidades-dormitório da RMBH saem de madrugada para pegar ônibus muito precários e chegar a tempo ao trabalho no centro da capital. Para voltar, enfrentam esses mesmos ônibus, lotados, que ainda por cima atravessam a cidade toda antes de seguir para o destino.
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Transporte coletivo
72 contribuições
22/mai
09:43
Por Luiz Eduardo Xavier | Belo Horizonte/MG Para incentivar o uso do transporte coletivo é preciso dar conforto ao usuário, garantir que os horários das linhas sejam cumpridos de forma rigorosa, incluindo painéis nos pontos informando o tempo de chegada do próximo carro. Fundamental também é respeitar o limite de usuários ocupando os carros em horários de pico, diariamente estes limites são ultrapassados colocando em risco a vida dos passageiros.
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Transporte coletivo
72 contribuições
22/mai
09:42
Por Leandro Ribeiro Negreiros | Belo Horizonte/MG Sugiro a sensibilização (através de campanhas publicitárias ou outras peças) para os movimentos de "carona solidária", principalmente nas empresas. Quanto mais gente dentro de um carro só, menos gente dentro dos ônibus, menos carros nas ruas. As redes sociais têm permitido maior comunicação desse tipo, o que facilita ainda mais os contatos entre pessoas que se deslocam para os mesmos lugares.
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Ações educativas
7 contribuições
21/mai
17:10
Por Gabriel Henrique de Oliveira | Belo Horizonte/MG - Esta organização deve interferir também na frequência dos horários de ônibus. Um dos fatores que torna o uso do transporte coletivo desagradável e ineficiente é o prolongado tempo de espera. Ônibus percorrendo trajetos menores podem significar uma maior frequência em sua passagem, principalmente nos locais, se estes trajetos forem pensados para atuar de forma circular. - Replanejar as formas de deslocamento através da cidade: O deslocamento nas direções norte-sul se viabiliza de forma muito mais eficiente que nas direções leste-oeste: muitas vezes a locomoção entre regiões próximas (ex: venda nova- castelo) requer uma troca de linhas que opera em sentido contrário (ir para o sul para voltar para o norte em bairro "lateralmente" vizinho)
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Transporte coletivo
72 contribuições
21/mai
17:10
Por Gabriel Henrique de Oliveira | Belo Horizonte/MG - Uma solução viável pode ser viabilizar a locomoção dentro das regiões (ex: bairros da pampulha, bairros centro-sul) até pontos-chave de onde se pode locomover até outra região (ex: pampulha-centro).
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Transporte coletivo
72 contribuições
21/mai
17:09
Por Gabriel Henrique de Oliveira | Belo Horizonte/MG Para a melhoria da qualidade do transporte coletivo e o consequente aumento uso deste pelos cidadãos deveria passar por um novo planejamento do funcionamento das linhas de ônibus na cidade é um passo importante: - é possível observar dezenas de ônibus que tem 75% do trajeto em comum, sendo que estes somente seguem cursos diferentes nos bairros.
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Transporte coletivo
72 contribuições
21/mai
12:12
Por Vitor Brandão | Belo Horizonte/MG Uma política de divulgação das novas alternativas de deslocamento. Saliento a implementação de novas rotas de ciclovia em Belo Horizonte. O primeiro passo é construir ciclovias e ciclofaixas, mas tão importante quanto é divulgar para a população as novas alternativas e incentivar seu uso. Deslocamentos de até 8km, que hoje são feitos via automóvel, são perfeitamente realizáveis e de forma mais rápida quando utilizada a bicicleta. No entanto, de nada adianta disponibilizar novos aparelhos públicos sem orientar a população para que faça uso deles.
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Ações educativas
7 contribuições
21/mai
12:08
Por Vitor Brandão | Belo Horizonte/MG Ampliação da frota de ônibus que utilizem motores movidos a GNV. Além de utilizarem um combustível mais barato - talvez o único atrativo para as concessionárias da BHTrans - esses coletivos produzem menos ruídos, um problema crescente, e ainda despejam no ar uma quantidade menor de partículas. Ressalto a questão dos ruídos principalmente nas regiões de ruas mais inclinadas e grandes avenidas, onde o barulho dos ônibus causa reflexos na saúde daqueles que estão próximos.
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Transporte coletivo
72 contribuições
21/mai
10:50
Por Saulo Wagner de Oliveira | Belo Horizonte/MG Primeiro, concordo plenamente com a experiência, já consagrada em outros países, da bicicleta compartilhada. Em segundo, é óbvio que topografias difíceis como a de Belo Horizonte desincentivam a utilização de bicicletas. A iniciativa privada e o poder público deveriam focar em novas tecnologias que permitam a construção de bicicletas mais modernas, e especialmente triciclos, mais apropriados para vias públicas íngremes. Veja-se a tecnologia protegida na patente (PI0202657-0), de nossa autoria, que contém alternativas para a construtivas para tais veículos.
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Transporte não motorizado e circulação de pedestres
21 contribuições
20/mai
23:28
Por Matheus Vaz | Belo Horizonte/MG 1) Meios de comunicação dinâmicos entre os agentes de trânsito para encaminharem os motoristas a vias alternativas ou detectarem acidentes e outros obstáculos mais rapidamente 2) Maior divulgação dos serviços da BHtrans sobre informação de tráfego e itinerários dos ônibus 3) Incentivar os motoristas a utilizarem o GPS 4) Placas de velocidade dinâmicas, que permitam o fluxo mais rápido nas vias periféricas e mais veloz nas centrais, por exemplo. Existe na Espanha. 5) Recursos televisivos para demonstrar a localização, mudança nos pontos, e outras informações úteis, obviamente levando-se em consideração a segurança do próprio equipamento contra o vandalismo.
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Novas tecnologias e cidades inteligentes
12 contribuições


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