Consulta Pública - Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes
Consulta Pública - Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes Esta Consulta Pública tem o objetivo de recolher contribuições sobre todos os temas a serem debatidos no Fórum Técnico "Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes". Cada tema possui um texto informativo e uma pergunta-chave para nortear a participação. É possível também avaliar outras sugestões já enviadas. Cada participante é responsável pelo conteúdo de sua contribuição, que será publicada na íntegra, observadas as regras estabelecidas nos Termos de Uso e Política de Privacidade. A Consulta Pública fica aberta até o dia 31/07/13. Participe!


Últimas contribuições

Mostrando de 161 a 170 de 210 contribuições

Data Contribuições Temas
29/mai
09:45
Por Eusimar Santos Amorim | Belo Horizonte/MG Sugiro uma revisão total nas linhas de ônibus de BH (principamente as diametrais), aproveitando o advento do BRT. Por que não ter poucas linhas com quadro de horarios de 5 em 5 minutos ao invés de 15 linhas que demoram uma eternidade pra passar? Esse conceito de ter mais linhas espalhadas mas com menos frequencia é ridículo , coisa de tecnocrata que nunca andou de ônibus. Além disso as linhas atuais estão defasadas e mal distribuídas. Existem linhas com demandas absurdas (como 3503 e 1502) e outras sem demanda nenhuma (4114, 9209). Não seria hora de uma reformulação completa?
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Transporte coletivo
72 contribuições
28/mai
12:45
Por Rosa Maria Carvalho Pinho Tavares | Belo Horizonte/MG PROIBIR O ESTACIONAMENTO EM VIAS NOS HORÁRIOS DE PICO. EXEMPLO: AVENIDA BRASIL, SENTIDO BAIRRO CENTRO, ENTRE MARANHÃO E RIO GRANDE DO NORTE, NO PERÍODO ENTRE 7:00 E 10:00 HORAS.
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Fiscalização do trânsito e dos serviços de transporte
11 contribuições
28/mai
12:41
Por Rosa Maria Carvalho Pinho Tavares | Belo Horizonte/MG 1) FISCALIZAÇÃO RIGOROSA DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO EM VIGOR, POIS OS VEÍCULOS SÃO VELHOS, SUJOS, SEM SEGURANÇA;
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Fiscalização do trânsito e dos serviços de transporte
11 contribuições
28/mai
11:34
Por Renzo Henriques | Belo Horizonte/MG Ao menos dentro dos limites da Contorno, todos os sinais deveriam ter sistema de registro de avanço. Todas as infrações deveriam ser fotografadas, para se evitar que a população utilize a expressão "indústria de multas".
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Fiscalização do trânsito e dos serviços de transporte
11 contribuições
28/mai
10:56
Por Renzo Henriques | Belo Horizonte/MG Como acredito que a cidade deve ser feita para as pessoas, e não para os carros, penso que, dentro dos limites da Avenida do Contorno, principalmente no centro, todas as faixas de pedrestre deveriam ser elevadas, como é na praça Raul Soares e na Rio de Janeiro com Tupis. Isso ajudaria na travessia das pessoas, e os carros teriam que diminuir a velocidade, sem parar totalmente o trânsito, além do fator educativo de não parar em cima da faixa e respeitar mais o pedestre, o que raramente acontece com as faixas normais.
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Acessibilidade e cidades inclusivas
13 contribuições
27/mai
20:36
Por Sílvio Tavares | Belo Horizonte/MG Certamente o maior problema do transporte coletivo é a incoerência entre o discurso de redução do número de veículos particulares circulando e a qualidade, a frequência e o custo do transporte público. Só de observarmos a argumentação da bh trans na redução do quadro de horários em quase todas as linhas de ônibus da capital no último dia 11/05 e as discussões sobre a circulação noturna percebe-se que há um problema de cunho estratégico. A questão primordial é: quer se intermediar a relação entre empresa e usuário beneficiando este último ou as empresas detentoras dos contratos com interesse na lucratividade? Acredito que, se almejamos a melhora do trânsito e um usuário satisfeito, que prefira deixar seu veículo em casa devemos pensar em: 1) Aumentar a frequência dos ônibus: ninguém que tem carro vai passar meia hora em ponto de ônibus pra embarcar, independente de estar cheio ou não. 2) a argumentação das empresas de que os ônibus circulam vazios não funciona porque: a ausência dos ônibus cria um mecanismo retroalimentador negativo da demanda (ninguém espera ônibus mesmo se aumentar de uma hora pra outra porque sabe que a frequência é baixa, ter em vista que os ônibus circulam lotados em horário de pico e compensam a demanda menor em outros horários; a população simplesmente precisa de ônibus independente da demanda de outros usuários e a oferta noturna inexiste, ou existe de forma muito baixa em poucas linhas, na contra mão das capitais brasileiras como o Rio. 3) criação de linhas com itinerários maiores e diferenciados noturnos a fim de atender mais usuários e com maior frequência; 4) Ampliação do metrô (médio prazo) 5) integração dos bilhetes eliminando a ideia de linhas que não integram uma com a outra (nunca fez sentido para o interesse do usuário essa premissa); 6) Novas pesquisas de origem/destino devido ao excesso de linhs com itinerário superposto ou regiões sem acesso (por exemplo: carlos luz e floresta); 7) aumento da qualidade dos veículos (que hoje circulam sujos, com motoristas submetidos a alto índice de stress)
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Transporte coletivo
72 contribuições
27/mai
18:14
Por Fabíola Beatriz Resende Farage | Belo Horizonte/MG Melhorar o transporte público na Região Metropolitana de Belo Horizonte revendo trajetos e integrando tarifas.
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Transporte coletivo
72 contribuições
27/mai
17:41
Por Bruno Figueiredo | Belo Horizonte/MG Sugestões o transporte coletivo: 1)Implantar uma integração tarifaria em toda a Região Metropolitana de BH, com a adoção do Bilhete Único; 2)Ampliar a linha 1 do metrô até a Estacão BHBUS Venda Nova e no sentido oeste, ampliar a linha do metrô até a cidade de Betim; 3)Reativação do ramal Águas Claras para o transporte de passageiros; . 4)Construção de um monotrilho, interligando a Estacão Vilarinho ao Aeroporto de Confins, passando pela Cidade Administrativa.; 5) Implantar o sistema BRT na Av. Amazonas, com o objetivo de aumentar a integração dos municípios de Contagem, Betim, Ibirite e Sarzedo com a região central de Belo Horizonte;. 6) Agilizar a implantação do SITBus, um projeto da BHTRANS que pretende levar mais qualidade e tecnologia para os ônibus da capital.
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Transporte coletivo
72 contribuições
27/mai
17:02
Por Genilson da Luz | SSVP | Montes Claros/MG Exigir dos moradores que adequem suas calçadas para o livre acesso de deficientes e pedestres, multar quem estaciona veículos em ciclovias, etc
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Acessibilidade e cidades inclusivas
13 contribuições
27/mai
15:29
Por Vinicius Mundim Zucheratto e Figueiredo | Belo Horizonte/MG Enquanto o metrô não tem suas obras reiniciadas (após pelo menos 15 anos de inatividade), o transporte por ônibus tem que receber melhorias efetivas. A instituição de faixas exclusivas, a exemplo do trecho de 500m na avenida Nossa Senhora do Carmo é uma ação rápida e relativamente barata para melhorar a qualidade do serviço. A expansão dessa faixa exclusiva na própria Senhora do Carmo até o Belvedere e a sua implantação em vias como Amazonas, Andradas, Via Expressa, Pedro II e Catalão, concederiam aos seus usuários o ganho de até 1h no percurso realizado. São ações que geram algum desconforto aos motoristas que andam sozinhos nos carros, mas que beneficiam centenas de milhares de passageiros de ônibus, obrigados a permanecer parados em vias lotadas de carros, espremidos em ônibus cheios que não conseguem cumprir os horários de viagem. Os efeitos são rápidos: - aumento na velocidade dos ônibus em pelo menos 50%. - redução no tempo de viagem - ônibus menos cheios - menor estresse de motoristas e passageiros - maior atratividade e demanda para o sistema de ônibus por quem quem usa o carro. Essa ação não extingue os benefícios prometidos pelo BRT,s endo viável para grandes corredores da cidade (citados acima) sem a necesidade de grandes obras. E não obrigam a população a esperar anos por melhorias em sua qualidade de vida.
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Transporte coletivo
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