Consulta Pública - Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes
Consulta Pública - Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes Esta Consulta Pública tem o objetivo de recolher contribuições sobre todos os temas a serem debatidos no Fórum Técnico "Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes". Cada tema possui um texto informativo e uma pergunta-chave para nortear a participação. É possível também avaliar outras sugestões já enviadas. Cada participante é responsável pelo conteúdo de sua contribuição, que será publicada na íntegra, observadas as regras estabelecidas nos Termos de Uso e Política de Privacidade. A Consulta Pública fica aberta até o dia 31/07/13. Participe!


Últimas contribuições

Mostrando de 151 a 160 de 210 contribuições

Data Contribuições Temas
02/jun
23:49
Por Kátia Ferraz Ferreira | Centro de Vida Independente de Belo Horizonte | Belo Horizonte/MG Manutenção, pelas empresas de transporte público, de programas de educação continuada, de caráter inter-relacionais e operacional, visando a humanização do serviço prestado, em especial o trato com a pessoa com deficiência, incluindo autismo, e o uso adequado e cauteloso dos equipamentos, com fiscalização periódica pelo poder público
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Ações educativas
7 contribuições
02/jun
20:56
Por Rodrigo Ribeiro | Belo Horizonte/MG Seria interessante integrar, no período noturno (após as 22h), os bairros mais frequentados da cidade (aqueles com mais opções de entretenimento). Isso incentiva a população a aproveitar a vida noturna utilizando o transporte público. Durante do dia é importante que as linhas integre melhor os bairros. Moradores do Sion precisam de dois ônibus para se deslocarem para a região da pampulha. Além disso, a freqüência é importante. As pessoas possuem compromissos e ninguém quer chegar atrasado. Por outro lado ir esmagado dentro do coletivo também não dá. Com mais ônibus as pessoas sabem que podem esperar o próximo caso o último esteja lotado. Tudo isso deveria ser aliado a uma publicidade bem feita convocando a população a utilizar o serviço. Se você mora numa cidade bem servida de transporte público não há necessidade de utilizar o carro todos os dias. Acredito que hoje a maioria das pessoas compram seus carros pois realmente não podem contar com um transporte público de qualidade. Resumindo, ônibus com maior frequência, linhas circulando após as 22h em dias como sexta e sábado (por exemplo).
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Transporte coletivo
72 contribuições
02/jun
10:15
Por Ivone Luiza Moreira Silva | Conselho Estadual do Idoso de MG | Belo Horizonte/MG Articular junto ao Município para adequar as câmeras de monitoramento do trânsito já existentes e implantar novas unidades, com sistema de fiscalização contínuo da correta utilização das vagas em áreas de estacionamento rotativo reservadas para idosos e deficientes.
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Planejamento urbano integrado
58 contribuições
02/jun
10:11
Por Ivone Luiza Moreira Silva | Conselho Estadual do Idoso de MG | Belo Horizonte/MG Reavaliar as concessões dadas às empresas que controlam radares e semáforos para exigir adequação dos dispositivos de sinalização/temporização e inclusão de sonorização nas vias públicas, com o objetivo de possibilitar a locomoção segura a todas as pessoas com mobilidade reduzida.
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Acessibilidade e cidades inclusivas
13 contribuições
02/jun
10:08
Por Ivone Luiza Moreira Silva | Conselho Estadual do Idoso de MG | Belo Horizonte/MG Promover campanhas contínuas para sensibilizar diretores de centros de formação de condutores, instrutores e motoristas com a temática "idoso,deficiente,gestante,lactante,pessoas com crianças de colo,obesos e o trânsito", para favorecer o acesso seguro das pessoas com mobilidade reduzida nas vias públicas.
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Ações educativas
7 contribuições
02/jun
10:05
Por Ivone Luiza Moreira Silva | Conselho Estadual do Idoso de MG | Belo Horizonte/MG Articular com Municipio, Estado e União a alteração do letreiro luminoso fixado na parte externa dos táxis, para que tenham letras maiores e indicação visível à distância se o veículo está ou não livre, assim como, adequar o taxímetro com o preço a pagar com algarismos maiores para melhor visualização dos usuários.
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Acessibilidade e cidades inclusivas
13 contribuições
29/mai
23:48
Por Bruno Figueiredo | Belo Horizonte/MG Criar a CTM (Companhia de Transportes Metropolitanos), um órgão estadual vinculado a SETOP e com o objetivo de gerenciar o transporte coletivo na RMBH.
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Transporte coletivo
72 contribuições
29/mai
15:14
Por Eusimar Santos Amorim | Belo Horizonte/MG Subsídios governamentais como São Paulo e Curitiba e da iniciativa privada via publicidade. Mas deve-se exigir a contrapartida das concessionárias, principalmente ônibus melhorés (ao invés dos caminhônibus que temos hoje).
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Financiamento
6 contribuições
29/mai
13:46
Por Eduardo Henrique | Belo Horizonte/MG O mais importante é a integração das linhas metropolitanas com as linhas municipais de BH. As linhas de Ibirité, Sarzedo e região podem e devem ser integradas as estações Barreiro e Diamante. Assim como as linhas de Santa Luzia, Neves, Pedro Leopoldo e região as estações São Gabriel, Viliarinho e Venda Nova; com integração de tarifas. Usuários do cartão BH bus e usuários do cartão ótimo poderiam usar tanto as linhas do DER, quanto as da BH trans. Sou técnico em eletrônica e o tipo de cartão usado tanto em uma situação quanto em outra é o mesmo, bastaria só um pouco de vontade das operadoras para atualizarem o firmware das leitoras para que as mesmas façam a leitura do cartão seja ótimo, seja Transfácil. E com essa integração fica viável retirar todas essas linhas metropolitanas dos corredores Cristiano Machado, Antônio Carlos e Amazonas. Melhorando consideravelmente o transito dessas avenidas. Fora que o usuário dessas linhas contaria com várias opções de deslocamento. Estas estações e outras a serem criadas podem ser atendidas por ônibus articulados e Bi-articulados nas pistas que estão sendo construídas para o BRT e as linhas chamadas alimentadores poderia ser com ônibus convencionais (esses de motor dianteiro que foram proibidos na licitação de BH em 2008, mais que por "canetada" do secretário foram liberados de novo), esses ônibus com motor dianteiro são mais baratos, então as empresas que gastariam com os BRT, usariam como contra partida esses tipos de ônibus mais baratos nas linhas alimentadoras de bairro.
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Transporte coletivo
72 contribuições
29/mai
09:49
Por Eusimar Santos Amorim | Belo Horizonte/MG Reimplantar o ônibus padron conforme seu projeto original: motor traseiro ou central, suspensão pneumática em todos os eixos e ar condicionado. Deveria ser obrigatório em todas as linhas (exceto as alimentadoras e de vilas). A vida útil desses veículos seria maior (de 12 a 15 anos).
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Transporte coletivo
72 contribuições


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