Consulta Pública - Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes
Consulta Pública - Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes Esta Consulta Pública tem o objetivo de recolher contribuições sobre todos os temas a serem debatidos no Fórum Técnico "Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes". Cada tema possui um texto informativo e uma pergunta-chave para nortear a participação. É possível também avaliar outras sugestões já enviadas. Cada participante é responsável pelo conteúdo de sua contribuição, que será publicada na íntegra, observadas as regras estabelecidas nos Termos de Uso e Política de Privacidade. A Consulta Pública fica aberta até o dia 31/07/13. Participe!


Últimas contribuições

Mostrando de 121 a 130 de 210 contribuições

Data Contribuições Temas
07/jun
20:41
Por Renato Oliveira de Novaes | Belo Horizonte/MG 14a. Criação de linhas circulares complementares nas vias secundárias (principais de cada região) interligando-se com as vias principais (Av.Américo Vespúcio, Av.Pedro I, Av.Vilarinho, Av.Padre Pedro Pinto, Av.Saramenha, Av.Carlos Luz, Av.Olinto Meireles, Av.Senador Levindo Coelho, Av.Waldir Soeiro Emrich, R.Jacuí, etc.) e linhas circulares terciárias para atender bairros específicos mais distantes e Vilas, ligando-as às linhas circulares secundárias e troncais PARADORAS;
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Planejamento urbano integrado
58 contribuições
07/jun
20:39
Por Renato Oliveira de Novaes | Belo Horizonte/MG 13a. Extinção das linhas diametrais (azuis) pela criação da Estação Aarão Reis, que atenderia aos bairros mais próximos ao Centro nos moldes das estações existentes (Por estar em uma posição privilegiada - próximo à Praça Sete, ancorado pela Estação Central do Metrô, tem tudo para funcionar bem). As demais regiões deverão ser supridas por linhas diretas para o centro, metrô, estação BHBus, integrada à linha circular que passará por uma avenida principal próxima ou todas as alternativas inclusive;
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Planejamento urbano integrado
58 contribuições
07/jun
20:35
Por Renato Oliveira de Novaes | Belo Horizonte/MG 8a. Limitação de linhas partindo de diferentes pontos das cidades das regiões Barreiro e Venda Nova para o Centro sem passar pelas Estações com PC na Praça Raul Soares (Cada linha teria um PC em alguma praça ou ponto de referência local, sendo permitida a INTEGRAÇÃO tarifária externa como ocorre nas Estações. Seriam linhas PARADORAS). Criação de estações rodoviárias em todos os municípios da RMBH que ainda não o tenham, de onde partiriam as linhas de ônibus principais de cada um deles (DIRETAS);
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Planejamento urbano integrado
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07/jun
20:29
Por Renato Oliveira de Novaes | Belo Horizonte/MG 7a. Mudança na forma de cobrança de passagem de ônibus de valores para créditos (significa que determinada linha custaria "x" créditos ao invés de "R" Reais, variando de 1 a 99 créditos. 1 crédito equivaleria, por exemplo, a R$0,25, preço cobrado nas linhas das vilas, sendo os demais valores múltiplos do primeiro. Assim, 8 créditos equivaleriam a R$2,00, e sucessivamente. Desta maneira, como acontece em algumas linhas, poderiam ser cobradas tarifas diferentes de acordo com o destino;
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Planejamento urbano integrado
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07/jun
20:27
Por Renato Oliveira de Novaes | Belo Horizonte/MG 6a. Identificação de vias na cidade para utilização EXCLUSIVA de ÔNIBUS ou VEÍCULOS, impedindo o uso misto independente de horários ou datas. Onde terminantemente se mostrasse inviável tornar uma via exclusiva, nos semáforos deveria ser colocada sinalização para alertar sobre a preferência dos coletivos, ou seja, sinal "verde" enquanto nenhum coletivo estiver passando. Criar vias específicas, discriminando o trânsito, evitaria um possível "gargalo" que uma ação dessa pudesse causar, além de trazer uma organização funcional;
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Planejamento urbano integrado
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07/jun
20:24
Por Renato Oliveira de Novaes | Belo Horizonte/MG A Av.Contorno deveria atender apenas a veículos, sendo terminantemente PROIBIDO o tráfego de qualquer tipo de ônibus nessa avenida. Apenas os taxis lotação ou vans seriam permitidos. Os ônibus poderiam apenas cruzá-la em alguns pontos e perpendicularmente.
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Planejamento urbano integrado
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07/jun
20:23
Por Renato Oliveira de Novaes | Belo Horizonte/MG 5a. Criação de onze linhas circulares nas principais vias de Belo Horizonte a partir da Praça Raul Soares (Av.Amazonas, Av.Antônio Carlos, Av.Afonso Pena, Av.Cristiano Machado, Av.Andradas, Av.Pedro II, R.Padre Eustáquio, Av.Raja Gabaglia, Av.Silviano Brandão, Av.Tereza Cristina, Av.Senhora do Carmo - Todas as vias citadas têm fácil acesso à Praça e atendem à praticamente totalidade do município e RM por CAMINHOS DISTINTOS. Eu estou focando a Praça Raul Soares por estar em um ponto estratégico, onde todas as vias principais da cidade se encontram direta ou indiretamente, o que facilitaria a organização do espaço urbano para o transporte coletivo a partir dela. A Av.Senhora do Carmo se liga a ela pelas Av.Bias Fortes e Av.Getúlio Vargas. A Av.Silviano Brandão se liga a ela pelas ruas do bairro Floresta, entre outras.
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Planejamento urbano integrado
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07/jun
20:20
Por Renato Oliveira de Novaes | Belo Horizonte/MG 4a. Alteração da legislação de trânsito estadual para privilegiar os ônibus destinados às linhas chamadas DIRETAS sobre os outros veículos, excetuando-se obviamente os de emergência e polícia, fornecendo a eles giroflex e sirenes diferentes das usadas por outros serviços (com isso, os ônibus DIRETOS ou TRONCAIS poderiam "furar" sinais como fazem os veículos em caráter de emergência, obrigando os demais a ceder caminho para passagem, o que adiantaria e muito a viagem. Isso traria uma fluidez fantástica aos ônibus, tornando o ciclo virtuoso do transporte público factível - ônibus coletivo andando mais rápido que os carros atrairiam motoristas eventuais, diminuindo o número de veículos, melhorando o trânsito...;
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Planejamento urbano integrado
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07/jun
20:18
Por Renato Oliveira de Novaes | Belo Horizonte/MG 3a. Transformação de parte da Estação Vilarinho (e parte da Estação Barreiro) em terminais rodoviários, beneficiando toda a RMBH (exemplo: Ônibus com destino aos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste partem da Estação Barreiro e seguem viagem pela Via do Minério até o Anel Rodoviário para atingir as BR's. Para os estados do Norte e Nordeste, os ônibus partem da Estação Vilarinho e seguem viagem - isso em função de as saídas para as regiões acima estarem mais próximas dessa ou daquela estação). Como essas estações têm infraestrutura de shoppings, daria maior conforto aos usuários, descentralizaria esse serviço, melhoraria a logística, entre outros. Os passageiros poderiam comprar passagem em qualquer uma das estações para ir para onde quiser, havendo um pré-embarque quando estiver fora da estação de saída, havendo inclusive interconexão com o aeroporto de Confins, tudo isso feito em ônibus padrão rodoviário. Os embarques para o interior do estado seriam feitos pela rodoviária atual e teria o mesmo padrão de acessibilidade.
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07/jun
20:09
Por Renato Oliveira de Novaes | Belo Horizonte/MG 2a. Impedir o estacionamento nas ruas próximas à Praça Raul Soares e desta à Praça da Estação, bem como da Rodoviária ao Parque Municipal, a fim de melhorar o trânsito nessa região, excetuando-se carga e descarga nos moldes atuais.
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