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Data Contribuições Positivas Negativas
27/mai
15:29
Por Vinicius Mundim Zucheratto e Figueiredo | Belo Horizonte/MG
Enquanto o metrô não tem suas obras reiniciadas (após pelo menos 15 anos de inatividade), o transporte por ônibus tem que receber melhorias efetivas. A instituição de faixas exclusivas, a exemplo do trecho de 500m na avenida Nossa Senhora do Carmo é uma ação rápida e relativamente barata para melhorar a qualidade do serviço. A expansão dessa faixa exclusiva na própria Senhora do Carmo até o Belvedere e a sua implantação em vias como Amazonas, Andradas, Via Expressa, Pedro II e Catalão, concederiam aos seus usuários o ganho de até 1h no percurso realizado. São ações que geram algum desconforto aos motoristas que andam sozinhos nos carros, mas que beneficiam centenas de milhares de passageiros de ônibus, obrigados a permanecer parados em vias lotadas de carros, espremidos em ônibus cheios que não conseguem cumprir os horários de viagem. Os efeitos são rápidos: - aumento na velocidade dos ônibus em pelo menos 50%. - redução no tempo de viagem - ônibus menos cheios - menor estresse de motoristas e passageiros - maior atratividade e demanda para o sistema de ônibus por quem quem usa o carro. Essa ação não extingue os benefícios prometidos pelo BRT,s endo viável para grandes corredores da cidade (citados acima) sem a necesidade de grandes obras. E não obrigam a população a esperar anos por melhorias em sua qualidade de vida.
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