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Data Contribuições Positivas Negativas
22/mai
11:34
Por Marcelo | Belo Horizonte/MG
O metrô da RMBH tem que expandido rumo a Ribeirão das Neves, Justinópolis ou no mínimo até o final da av. Vilarinho, no bairro Mantiqueira, Rio Branco e Lagoinha. É o prolongamento natural da linha 1, que já deveria ser sido construída naquele momento que chegaram com as obras na estação Vilarinho. Solicitamos a divulgação, reportagens e entrevistas sobre a situação da população dos bairros Mantiqueira, Maria Helena, Comerciários, Europa, Rio Branco, Lagoa, Lagoinha, Céu Azul, Letícia e toda a região de Justinópolis, que reivindica a inclusão da extensão da linha 1 do metrô da RMBH pelo menos até o final da Av. Vilarinho em Venda Nova, próximo ao bairro Mantiqueira e Maria Helena, uma obra urgente e viável na grande Belo Horizonte. Hoje os moradores dos bairros citados levam mais de 40 minutos para chegar até a Estação Vilarinho, que foi mal construída na entrada de Venda Nova. É um transtorno enorme, porém menos ruim que os ônibus nos engarrafamentos. Há muitos usuários do metrô que são moradores da região central de Neves, e também sofrem. As regiões de Venda Nova e Justinópolis são as mais desfavorecidas economicamente, são também geograficamente as mais distantes do centro de BH, além de ter pouca geração de emprego e grande dispersão de pessoas para outras regiões da metrópole BH, principalmente para trabalhar. E mais, a Avenida Vilarinho, plana e larga, facilita as obras físicas para que o metrô chegue até seu final. São apenas 5 km, que pode proporcionar melhor qualidade de vida para milhares de pessoas que necessitam do transporte público todos os dias. A topografia e a largura da avenida Vilarinho pode ser observada pelo google maps. Essa obra não necessitaria de grandes intervenções como túneis e desapropriações de moradores e seria muito mais rápida que as subterrâneas, que também deve pelo menos ser iniciada, para quem sabe daqui uns 10 anos podem funcionar. A RMBH está saturada de ônibus, o trânsito está travando e o Metrô é sem dúvida nenhuma o transporte mais adequado. A região de Justinópolis e Venda Nova, são as que mais contribuem para o excesso de ônibus na RMBH. Somente um trem carrega cerca de 1800 passageiros e pode retirar cerca de 20 ônibus das ruas, 10 trens em uma hora pode retirar 200 ônibus das ruas e avenidas da RMBH. Sabemos que a obra do Metrô é Federal, mas assim como em São Paulo e Rio de Janeiro, o Governo de Minas e as prefeituras da RMBH, a sociedade, e a iniciativa privada devem também participar das obras e do gerenciamento do Metrô para o bem público. As obras do metrô na RMBH têm que ser despesas contínuas nos orçamentos públicos. A expansão e construção do metrô nas cidades, além de gerar vários empregos para os brasileiros, também vai modernizar o país e proporcionar melhor qualidade de vida para todos, independente da classe econômica. BRT também é ônibus. Não vai resolver e não queremos.
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