16/mai 23:24
|
Por Luci Ramos Privat |
São Pedro dos Ferros/MG
Sempre que se fala em planejamento, a primeira ideia que surge é a de que algo será construído ou organizado. Quando se trata de uma empresa, geralmente é elaborado um plano de ação onde vários pontos são analisados, antes de ela ser constituída, como objetivos, metas e critérios a serem adotados, tendo em vista os resultados esperados. O plano de ação quando é aplicado antes do início das atividades de uma empresa, contribui para o seu sucesso e crescimento. Tudo aquilo que envolve planejamento, tem maiores chances de obtenção de sucesso.
Todavia, em se tratando de uma cidade, o plano de ação se transforma em um planejamento urbano, o que torna essa questão muito mais complexa e abrangente, pois constitui-se uma etapa fundamental dentro da área pública ou privada, o que é competência da administração pública. Cabe a ela fomentar e implementar políticas públicas que venham a ser benéficas no que tange a questão de planejamento urbano.
Os problemas de mobilidade urbana em cidades do interior têm ocorrido em menor escala, comparando-se a grandes centros urbanos. Em contrapartida nos deparamos com a falta de gestão que acaba resultando em um ambiente sem qualidade de vida para o cidadão.
Na cidade de São Pedro dos Ferros esse desequilíbrio tem causado a insatisfação da população que anseia por melhorias tanto nos aspectos socioeconômicos como ambientais. Convivemos diariamente com problemas de mobilidade urbana como: calçadas e ruas esburacadas, terrenos baldios com muito mato, ruas sem calçadas (meio-fio) e sem acesso para deficientes físicos e visuais, prédios públicos em péssimo estado de conservação (escolas, praças, jardins).
Há uma necessidade urgente de aplicação das políticas públicas no município, no entanto, existe uma carência de profissionais em muitos setores.
Diante desse cenário de abandono em que se encontra a cidade de São Pedro dos Ferros, sugiro que seja tomada alguma medida por parte do Governo para tentar sanar esses problemas de mobilidade urbana. Sugiro ainda a visita da Comissão de Participação Popular da ALMG no município para realizar um levantamento de outros problemas de ordem pública.
Portanto, é de fundamental importância que o município estabeleça políticas urbanas capazes de atender as funções sociais da cidade. Tal atitude em relação à política de desenvolvimento urbano, gera aos munícipes, maior qualidade de vida, além de garantir o bem-estar dos mesmos.
|
6
|
0
|