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15/mai
17:06
Por Marcelo Marinho | Belo Horizonte/MG
Primeiramente, reproduzo matéira publicada no jornal Estado de Minas para, ao final, sugerir: Frota de moto dispara na Grande BH Paulo Henrique Lobato - Estado de Minas Publicação: 09/03/2010 07:06 Atualização: 09/03/2010 07:21 Total de motos, que hoje corresponde a 16% dos veículos na região metropolitana, vai ultrapasssar o de carros em menos de duas décadas A quantidade de motos emplacadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte cresce num ritmo tão acelerado que, em no máximo 17 anos, a frota de duas rodas deve igualar a de automóveis. A previsão foi feita pelo engenheiro Paulo Rogério Monteiro, da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com base na média anual dos veículos vendidos nos últimos três anos. ¿Em 2027, haverá 6,7 milhões de carros e igual número de motos na Grande BH. Na capital, em 2034, serão 7,7 milhões de carros e a mesma quantidade de motos¿, estima. O alerta é importante pois, segundo dados da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), dos 13.124 acidentados que deram entrada no Hospital de Pronto-Socorro (HPS) João XXIII em 2009, 3.052 eram ocupantes de carros, enquanto 6.680 estavam no comando ou na garupa de uma moto. Como a Grande BH tem muito menos motocicletas do que carros, é possível concluir que o trânsito sobre duas rodas faz muito mais vítimas. Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostram que o total de carros na região metropolitana corresponde a 68% da frota, enquanto o de motos representa 16%. ¿Mas a quantidade de motocicletas cresce ao ano 15,8%, enquanto a de carros sobe 7,4%. A previsão de que o número de motos e carros será o mesmo em 17 anos ainda é uma estimativa conservadora¿, ressalta o engenheiro, que considerou a média do crescimento anual da frota entre 2006 e 2009. Considerando as graves informações contidas na matéria acima, sugiro o estudo de medidas para facilitar a circulação de motocilcetas, bem como proteger o motocilcita, tais como faixas e áreas exclusivas de trânsito. Ou seja, que se inclua esta questão na pauta de discussões sem prejuízo de demais propostas.
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