PL PROJETO DE LEI 1202/2019
PL 1202/2019
Agora
Carregando mensagem...
Autoriza o Estado, por meio do Poder Executivo, a aderir ao Regime de
Recuperação Fiscal e dá outras providências.
Situação atual:
Aguardando votação em Plenário
98 a favor
16041 contra
Governador Romeu Zema Neto
Situação atual
Aguardando votação em Plenário
Local Plenário
Regime de tramitação Deliberação em dois turnos no Plenário
Publicação Diário do Legislativo em 12/10/2019
Origem MSG 48 de 2019
Proposições relacionadas MSG 158 de 2021
MSG 183 de 2022
MSG 186 de 2022
MSG 31 de 2023
RQN 2094 de 2023
Proposições anexadas MSG 117 de 2021
MSG 158 de 2021
MSG 183 de 2022
MSG 186 de 2022
MSG 229 de 2022
MSG 31 de 2023
Observação Distribuído a 3 comissões: CJU APU FFO.
Indexação
Resumo Autoriza o Estado a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal - RRF -, cuja vigência será de 36 meses, admitida uma prorrogação por igual período, com o objetivo de corrigir os desvios que afetam o equilíbrio das contas públicas estaduais, mediante implementação das medidas e reformas institucionais nele especificadas (arts. 1º ao 3º). Cabe ao Executivo elaborar o RRF, que envolverá todos os Poderes, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Tribunal de Contas do Estado, os órgãos, as entidades e os fundos estaduais (art. 4º). Veda a realização de saques em contas de depósitos judiciais, ressalvados aqueles permitidos pela Lei Complementar Federal nº 151, 2015, enquanto não houver a recomposição do saldo mínimo do fundo de reserva (art. 6º). Autoriza a realização de leilões de pagamento para quitar dívidas com fornecedores e prestadores de serviço (art. 7º). Autoriza a redução dos incentivos ou benefícios de natureza tributária dos quais decorram renúncias de receitas instituídos por lei estadual, no percentual mínimo de 10% ao ano, ressalvados aqueles concedidos por prazo certo e em função de determinadas condições e aqueles instituídos na forma estabelecida pela alínea “g” do inciso XII do § 2º do art. 155 da Constituição de 1988 (art. 8º). Autoriza o Poder Executivo a celebrar termos aditivos aos contratos renegociados com a União, podendo incluir, em tais aditivos, cláusula que disponha sobre as consequências da extinção do RRF, com o retorno das condições contratuais das dívidas vigentes antes da renegociação e do recálculo do passivo do Estado com a aplicação dos encargos financeiros de inadimplemento (art. 9º). Substitutivo nº 2: Define que o RRF terá vigência de até nove exercícios financeiros, a partir da homologação do RRF pelo presidente da República. Determina que a apresentação do RRF ao Governo Federal ficará condicionada à sua prévia aprovação pela comissão permanente a que se refere o § 2º do art. 155 da Constituição do Estado. Estabelece que o plano será composto, no mínimo: por leis ou atos normativos do Estado; por diagnóstico em que se reconhece a situação de desequilíbrio financeiro; pelo detalhamento das medidas de ajuste, com os impactos esperados e prazos para a sua adoção (arts 1º ao 5º). Autoriza a realização de leilões de pagamento, nos quais será adotado o critério de julgamento por maior desconto, para fins de prioridade na quitação de obrigações inscritas em restos a pagar ou inadimplidas (art. 6º). Autoriza a redução dos incentivos ou benefícios fiscais dos quais decorram renúncias de receitas no percentual mínimo de 20%, implementada nos três primeiros exercícios financeiros do regime, à proporção de, no mínimo, 1/3 a cada exercício (art. 7º). Define que o crescimento anual das despesas primárias do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Estado fica limitado à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA (art. 8º). Autoriza o Estado a converter o Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal em Programas de Acompanhamento e Transparência Fiscal de que trata o art. 18 da Lei Complementar Federal nº 178, de 2021 (arts. 9º e 10). Autoriza o Poder Executivo a aderir ao Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal de que trata o art. 1º da Lei Complementar Federal nº 178, de 2021. Autoriza o Estado a celebrar com a União contratos de refinanciamento de dívida, bem como vincular as receitas de que tratam os arts. 155 e 157 e a alínea “a” do inciso I e o inciso II do caput do art. 159 da Constituição da República aos referidos contratos, em garantia ou contragarantia à União (art. 11). Autoriza o Estado a celebrar com a União o Contrato de Confissão e Refinanciamento de Dívidas, bem como vincular as receitas de que tratam os arts. 155 e 157 e as alíneas “a”, “b”, “d” e “e” do inciso I e o inciso II do caput do art. 159 da Constituição da República ao referido contrato, em garantia ou contragarantia à União (art. 12). Substitutivo nº 4: Define que a aplicação dos recursos para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb – estará preservada, na forma da legislação federal. Determina que o valor apurado em decorrência de desestatização será utilizado para quitação de passivos do Estado. Prevê que o RRF conterá ressalvas para viabilizar a celebração de convênio, acordo, ajuste ou outros tipos de instrumentos que envolvam a transferência de recursos para outros entes federativos ou para organizações da sociedade civil, observadas as disponibilidades orçamentárias e o equilíbrio fiscal, nos termos da legislação federal. Retira do art. 1º do substitutivo nº 2 a previsão de que a apresentação do RRF depende de aprovação da comissão permanente a que se refere o § 2º do art. 155 da Constituição do Estado, uma vez que já houve a apresentação do plano à Secretaria do Tesouro Nacional. Retira também a limitação de três anos para a vigência do teto de gastos. Substitutivo nº 5: Assegura expressamente a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos e do subsídio do membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais, sempre na mesma data e sem distinção de índices. Emendas nºs 1-61: Destacam-se propostas para garantir revisões salariais aos servidores, autorizar o encerramento do regime, estabelecer exceções para medidas durante a adesão, assegurar a transparência e a participação dos Poderes e promover cortes em gastos, como os relacionados à publicidade. Além disso, buscam proteger os direitos dos servidores, inclusive impedindo a remuneração inferior ao salário mínimo. Substitutivo nº 1 (segundo turno): Estabelece que alterações no Plano de Recuperação Fiscal dependem da autorização da Comissão de Compatibilização e Acompanhamento Orçamentário, composta por seis membros, cada um indicado por um Poder, assim como pela Procuradoria-Geral de Justiça - PGJ -, pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais - TCEMG - e pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais - DPMG. Entre as atribuições da comissão, está a possibilidade de propor o encerramento do RRF, via projeto de lei, a ser encaminhado à Assembleia Legislativa pelo Executivo, para deliberação dos deputados. Emenda nº 1 (segundo turno): Considera de utilidade pública, durante a vigência do RRF, a publicidade e a propaganda feitas pelos poderes e órgãos do Estado, que tenham caráter educativo, informativo ou de orientação social, ficando, portanto, autorizados o empenho ou a contratação de despesas para esse fim.
Local Plenário
Regime de tramitação Deliberação em dois turnos no Plenário
Publicação Diário do Legislativo em 12/10/2019
Origem MSG 48 de 2019
Proposições relacionadas MSG 158 de 2021
MSG 183 de 2022
MSG 186 de 2022
MSG 31 de 2023
RQN 2094 de 2023
Proposições anexadas MSG 117 de 2021
MSG 158 de 2021
MSG 183 de 2022
MSG 186 de 2022
MSG 229 de 2022
MSG 31 de 2023
Observação Distribuído a 3 comissões: CJU APU FFO.
Indexação
Resumo Autoriza o Estado a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal - RRF -, cuja vigência será de 36 meses, admitida uma prorrogação por igual período, com o objetivo de corrigir os desvios que afetam o equilíbrio das contas públicas estaduais, mediante implementação das medidas e reformas institucionais nele especificadas (arts. 1º ao 3º). Cabe ao Executivo elaborar o RRF, que envolverá todos os Poderes, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Tribunal de Contas do Estado, os órgãos, as entidades e os fundos estaduais (art. 4º). Veda a realização de saques em contas de depósitos judiciais, ressalvados aqueles permitidos pela Lei Complementar Federal nº 151, 2015, enquanto não houver a recomposição do saldo mínimo do fundo de reserva (art. 6º). Autoriza a realização de leilões de pagamento para quitar dívidas com fornecedores e prestadores de serviço (art. 7º). Autoriza a redução dos incentivos ou benefícios de natureza tributária dos quais decorram renúncias de receitas instituídos por lei estadual, no percentual mínimo de 10% ao ano, ressalvados aqueles concedidos por prazo certo e em função de determinadas condições e aqueles instituídos na forma estabelecida pela alínea “g” do inciso XII do § 2º do art. 155 da Constituição de 1988 (art. 8º). Autoriza o Poder Executivo a celebrar termos aditivos aos contratos renegociados com a União, podendo incluir, em tais aditivos, cláusula que disponha sobre as consequências da extinção do RRF, com o retorno das condições contratuais das dívidas vigentes antes da renegociação e do recálculo do passivo do Estado com a aplicação dos encargos financeiros de inadimplemento (art. 9º). Substitutivo nº 2: Define que o RRF terá vigência de até nove exercícios financeiros, a partir da homologação do RRF pelo presidente da República. Determina que a apresentação do RRF ao Governo Federal ficará condicionada à sua prévia aprovação pela comissão permanente a que se refere o § 2º do art. 155 da Constituição do Estado. Estabelece que o plano será composto, no mínimo: por leis ou atos normativos do Estado; por diagnóstico em que se reconhece a situação de desequilíbrio financeiro; pelo detalhamento das medidas de ajuste, com os impactos esperados e prazos para a sua adoção (arts 1º ao 5º). Autoriza a realização de leilões de pagamento, nos quais será adotado o critério de julgamento por maior desconto, para fins de prioridade na quitação de obrigações inscritas em restos a pagar ou inadimplidas (art. 6º). Autoriza a redução dos incentivos ou benefícios fiscais dos quais decorram renúncias de receitas no percentual mínimo de 20%, implementada nos três primeiros exercícios financeiros do regime, à proporção de, no mínimo, 1/3 a cada exercício (art. 7º). Define que o crescimento anual das despesas primárias do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Estado fica limitado à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA (art. 8º). Autoriza o Estado a converter o Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal em Programas de Acompanhamento e Transparência Fiscal de que trata o art. 18 da Lei Complementar Federal nº 178, de 2021 (arts. 9º e 10). Autoriza o Poder Executivo a aderir ao Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal de que trata o art. 1º da Lei Complementar Federal nº 178, de 2021. Autoriza o Estado a celebrar com a União contratos de refinanciamento de dívida, bem como vincular as receitas de que tratam os arts. 155 e 157 e a alínea “a” do inciso I e o inciso II do caput do art. 159 da Constituição da República aos referidos contratos, em garantia ou contragarantia à União (art. 11). Autoriza o Estado a celebrar com a União o Contrato de Confissão e Refinanciamento de Dívidas, bem como vincular as receitas de que tratam os arts. 155 e 157 e as alíneas “a”, “b”, “d” e “e” do inciso I e o inciso II do caput do art. 159 da Constituição da República ao referido contrato, em garantia ou contragarantia à União (art. 12). Substitutivo nº 4: Define que a aplicação dos recursos para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb – estará preservada, na forma da legislação federal. Determina que o valor apurado em decorrência de desestatização será utilizado para quitação de passivos do Estado. Prevê que o RRF conterá ressalvas para viabilizar a celebração de convênio, acordo, ajuste ou outros tipos de instrumentos que envolvam a transferência de recursos para outros entes federativos ou para organizações da sociedade civil, observadas as disponibilidades orçamentárias e o equilíbrio fiscal, nos termos da legislação federal. Retira do art. 1º do substitutivo nº 2 a previsão de que a apresentação do RRF depende de aprovação da comissão permanente a que se refere o § 2º do art. 155 da Constituição do Estado, uma vez que já houve a apresentação do plano à Secretaria do Tesouro Nacional. Retira também a limitação de três anos para a vigência do teto de gastos. Substitutivo nº 5: Assegura expressamente a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos e do subsídio do membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais, sempre na mesma data e sem distinção de índices. Emendas nºs 1-61: Destacam-se propostas para garantir revisões salariais aos servidores, autorizar o encerramento do regime, estabelecer exceções para medidas durante a adesão, assegurar a transparência e a participação dos Poderes e promover cortes em gastos, como os relacionados à publicidade. Além disso, buscam proteger os direitos dos servidores, inclusive impedindo a remuneração inferior ao salário mínimo. Substitutivo nº 1 (segundo turno): Estabelece que alterações no Plano de Recuperação Fiscal dependem da autorização da Comissão de Compatibilização e Acompanhamento Orçamentário, composta por seis membros, cada um indicado por um Poder, assim como pela Procuradoria-Geral de Justiça - PGJ -, pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais - TCEMG - e pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais - DPMG. Entre as atribuições da comissão, está a possibilidade de propor o encerramento do RRF, via projeto de lei, a ser encaminhado à Assembleia Legislativa pelo Executivo, para deliberação dos deputados. Emenda nº 1 (segundo turno): Considera de utilidade pública, durante a vigência do RRF, a publicidade e a propaganda feitas pelos poderes e órgãos do Estado, que tenham caráter educativo, informativo ou de orientação social, ficando, portanto, autorizados o empenho ou a contratação de despesas para esse fim.
Documentos
- Texto original
- Parecer de 1º Turno - Comissão de Constituição e Justiça
- Parecer de 1º Turno - Comissão de Administração Pública
- Parecer de 1º Turno - Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
- Emenda e/ou Substitutivo (1)
- Parecer sobre Emenda/Subs 1º Turno - Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
- Parecer de 2º Turno - Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
- Emenda e/ou Substitutivo (2)
Tramitação
06/08/2024
Ofício da Câmara Municipal de Oliveira, em que essa se manifesta contrariamente ao Projeto de Lei. Anexe-se ao projeto de lei. Publicado no DL em 7/8/2024, pág 72.
Plenário
Ofício da Câmara Municipal de Oliveira, em que essa se manifesta contrariamente ao Projeto de Lei. Anexe-se ao projeto de lei. Publicado no DL em 7/8/2024, pág 72.
17/07/2024
Encerrada a discussão em segundo turno com a apresentação da seguinte emenda: Dep. Gustavo Santana - Emenda 1, e que, por conter matéria nova, vem acompanhada de Acordo de Líderes e será submetida a votação independentemente de parecer. Emenda publicada no DL em 19/7/2024, pág 56. DECISÃO DA PRESIDÊNCIA. A presidência acolhe o acordo e determina seu cumprimento. Decisão publicada no DL em 19/7/2024, pág 56. Inexistência de quórum para votação.
Plenário
Encerrada a discussão em segundo turno com a apresentação da seguinte emenda: Dep. Gustavo Santana - Emenda 1, e que, por conter matéria nova, vem acompanhada de Acordo de Líderes e será submetida a votação independentemente de parecer. Emenda publicada no DL em 19/7/2024, pág 56. DECISÃO DA PRESIDÊNCIA. A presidência acolhe o acordo e determina seu cumprimento. Decisão publicada no DL em 19/7/2024, pág 56. Inexistência de quórum para votação.
16/07/2024
Segundo turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme. Parecer pela aprovação na forma do Substitutivo 1 ao vencido em primeiro turno. Aprovado. Aprovada a Proposta de Emenda 1. Nova redação do parecer. Publicado no DL em 17/7/2024, pág 25.
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Segundo turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme. Parecer pela aprovação na forma do Substitutivo 1 ao vencido em primeiro turno. Aprovado. Aprovada a Proposta de Emenda 1. Nova redação do parecer. Publicado no DL em 17/7/2024, pág 25.
16/07/2024
Segundo turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme. Retirado de pauta a requerimento da Dep. Beatriz Cerqueira.
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Segundo turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme. Retirado de pauta a requerimento da Dep. Beatriz Cerqueira.
15/07/2024
Segundo turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme. Parecer pela aprovação na forma do Substitutivo 1 ao vencido em primeiro turno. Distribuído em avulso o parecer.
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Segundo turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme. Parecer pela aprovação na forma do Substitutivo 1 ao vencido em primeiro turno. Distribuído em avulso o parecer.
15/07/2024
Segundo turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme.
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Segundo turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme.
15/07/2024
Proposição recebida na FFO.
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Proposição recebida na FFO.
15/07/2024
Aprovado em primeiro turno na forma do Substitutivo 5. Prejudicados o Substitutivo 4 e o projeto original. Os Substitutivos 1 e 2 foram apresentados na 19ª Legislatura, ao final da qual foram arquivados, e o Substitutivo 3, do Governador do Estado, foi contemplado no parecer da Comissão de Constituição e Justiça e também foi arquivado. Rejeitadas as Emendas 1 a 61. Votação nominal: Em votação, o Substitutivo 5, salvo emendas e destaques: – Registraram “sim”: Adriano Alvarenga (PP) Amanda Teixeira Dias (PL) Antonio Carlos Arantes (PL) Arlen Santiago (AVANTE) Bim da Ambulância (AVANTE) Carlos Henrique (REPUBLICANOS) Cassio Soares (PSD) Charles Santos (REPUBLICANOS) Coronel Henrique (PL) Delegado Christiano Xavier (PSD) Doorgal Andrada (PRD) Doutor Paulo (PRD) Dr. Maurício (NOVO) Duarte Bechir (PSD) Enes Cândido (REPUBLICANOS) Grego da Fundação (PMN) Gustavo Santana (PL) João Junior (PMN) João Magalhães (MDB) João Vítor Xavier (CIDADANIA) Lud Falcão (PODE) Marli Ribeiro (PL) Nayara Rocha (PP) Oscar Teixeira (PP) Professor Wendel Mesquita (SOLIDARIEDADE) Rafael Martins (PSD) Roberto Andrade (PRD) Rodrigo Lopes (UNIÃO) Thiago Cota (PDT) Tito Torres (PSD) Vitório Júnior (PP) Zé Guilherme (PP) Zé Laviola (NOVO – Registraram “não”: Andréia de Jesus (PT) Arnaldo Silva (UNIÃO) Beatriz Cerqueira (PT) Bella Gonçalves (PSOL) Betão (PT) Caporezzo (PL) Coronel Sandro (PL) Eduardo Azevedo (PL) Elismar Prado (PSD) Leleco Pimentel (PT) Leninha (PT) Lohanna (PV) Lucas Lasmar (REDE) Luizinho (PT) Macaé Evaristo (PT) Mauro Tramonte (REPUBLICANOS) Professor Cleiton (PV) Raul Belém (CIDADANIA) Sargento Rodrigues (PL) Ulysses Gomes (PT) 33 votos a favor, 20 votos contrários, 0 votos brancos. Votação nominal publicada no DL em 17/7/2024, pág 3. Em votação, as emendas com parecer pela rejeição: – Registraram “sim”: Andréia de Jesus (PT) Arnaldo Silva (UNIÃO) Beatriz Cerqueira (PT) Bella Gonçalves (PSOL) Betão (PT) Caporezzo (PL) Coronel Sandro (PL) Eduardo Azevedo (PL) Elismar Prado (PSD) Leleco Pimentel (PT) Leninha (PT) Lohanna (PV) Lucas Lasmar (REDE) Luizinho (PT) Macaé Evaristo (PT) Mauro Tramonte (REPUBLICANOS) Professor Cleiton (PV) Sargento Rodrigues (PL) Ulysses Gomes (PT) – Registraram “não”: Adriano Alvarenga (PP) Amanda Teixeira Dias (PL) Antonio Carlos Arantes (PL) Arlen Santiago (AVANTE) Bim da Ambulância (AVANTE) Carlos Henrique (REPUBLICANOS) Cassio Soares (PSD) Charles Santos (REPUBLICANOS) Coronel Henrique (PL) Delegado Christiano Xavier (PSD) Doorgal Andrada (PRD) Doutor Paulo (PRD) Dr. Maurício (NOVO) Duarte Bechir (PSD) Enes Cândido (REPUBLICANOS) Grego da Fundação (PMN) Gustavo Santana (PL) João Junior (PMN) João Magalhães (MDB) João Vítor Xavier (CIDADANIA) Lud Falcão (PODE) Marli Ribeiro (PL) Nayara Rocha (PP) Oscar Teixeira (PP) Professor Wendel Mesquita (SOLIDARIEDADE) Rafael Martins (PSD) Roberto Andrade (PRD) Rodrigo Lopes (UNIÃO) Thiago Cota (PDT) Tito Torres (PSD) Vitório Júnior (PP) Zé Guilherme (PP) Zé Laviola (NOVO) 19 votos a favor, 33 votos contrários, 0 votos brancos. Votação nominal publicada no DL em 17/7/2024, pág 4. Em votação, a Emenda 1: – Registraram “sim”: Andréia de Jesus (PT) Arnaldo Silva (UNIÃO) Beatriz Cerqueira (PT) Bella Gonçalves (PSOL) Betão (PT) Caporezzo (PL) Coronel Sandro (PL) Eduardo Azevedo (PL) Elismar Prado (PSD) Leleco Pimentel (PT) Leninha (PT) Lohanna (PV) Lucas Lasmar (REDE) Luizinho (PT) Macaé Evaristo (PT) Mauro Tramonte (REPUBLICANOS) Professor Cleiton (PV) Raul Belém (CIDADANIA) Sargento Rodrigues (PL) Ulysses Gomes (PT) – Registraram “não”: Adriano Alvarenga (PP) Amanda Teixeira Dias (PL) Antonio Carlos Arantes (PL) Arlen Santiago (AVANTE) Bim da Ambulância (AVANTE) Carlos Henrique (REPUBLICANOS) Cassio Soares (PSD) Charles Santos (REPUBLICANOS) Coronel Henrique (PL) Delegado Christiano Xavier (PSD) Doorgal Andrada (PRD) Doutor Paulo (PRD) Dr. Maurício (NOVO) Duarte Bechir (PSD) Enes Cândido (REPUBLICANOS) Grego da Fundação (PMN) Gustavo Santana (PL) João Junior (PMN) João Magalhães (MDB) João Vítor Xavier (CIDADANIA) Lud Falcão (PODE) Marli Ribeiro (PL) Nayara Rocha (PP) Oscar Teixeira (PP) Professor Wendel Mesquita (SOLIDARIEDADE) Rafael Martins (PSD) Roberto Andrade (PRD) Rodrigo Lopes (UNIÃO) Thiago Cota (PDT) Tito Torres (PSD) Vitório Júnior (PP) Zé Guilherme (PP) Zé Laviola (NOVO) 20 votos a favor, 33 votos contrários, 0 votos brancos. Votação nominal publicada no DL em 17/7/2024, pág 7. Em votação, a Emenda 5: – Registraram “sim”: Andréia de Jesus (PT) Arnaldo Silva (UNIÃO) Beatriz Cerqueira (PT) Bella Gonçalves (PSOL) Betão (PT) Caporezzo (PL) Coronel Sandro (PL) Eduardo Azevedo (PL) Elismar Prado (PSD) Leleco Pimentel (PT) Leninha (PT) Lohanna (PV) Lucas Lasmar (REDE) Luizinho (PT) Macaé Evaristo (PT) Mauro Tramonte (REPUBLICANOS) Professor Cleiton (PV) Raul Belém (CIDADANIA) Sargento Rodrigues (PL) Ulysses Gomes (PT) – Registraram “não”: Adriano Alvarenga (PP) Amanda Teixeira Dias (PL) Antonio Carlos Arantes (PL) Arlen Santiago (AVANTE) Bim da Ambulância (AVANTE) Carlos Henrique (REPUBLICANOS) Cassio Soares (PSD) Charles Santos (REPUBLICANOS) Coronel Henrique (PL) Delegado Christiano Xavier (PSD) Doorgal Andrada (PRD) Doutor Paulo (PRD) Dr. Maurício (NOVO) Duarte Bechir (PSD) Enes Cândido (REPUBLICANOS) Grego da Fundação (PMN) Gustavo Santana (PL) João Junior (PMN) João Magalhães (MDB) João Vítor Xavier (CIDADANIA) Lud Falcão (PODE) Marli Ribeiro (PL) Nayara Rocha (PP) Oscar Teixeira (PP) Professor Wendel Mesquita (SOLIDARIEDADE) Rafael Martins (PSD) Roberto Andrade (PRD) Rodrigo Lopes (UNIÃO) Thiago Cota (PDT) Tito Torres (PSD) Vitório Júnior (PP) Zé Guilherme (PP) Zé Laviola (NOVO) 20 votos a favor, 33 votos contrários, 0 votos brancos. Votação nominal publicada no DL em 17/7/2024, pág 9. Em votação, a Emenda 9: – Registraram “sim”: Andréia de Jesus (PT) Arnaldo Silva (UNIÃO) Beatriz Cerqueira (PT) Bella Gonçalves (PSOL) Betão (PT) Caporezzo (PL) Coronel Sandro (PL) Delegado Christiano Xavier (PSD) Eduardo Azevedo (PL) Elismar Prado (PSD) Leleco Pimentel (PT) Leninha (PT) Lohanna (PV) Lucas Lasmar (REDE) Luizinho (PT) Macaé Evaristo (PT) Mauro Tramonte (REPUBLICANOS) Professor Cleiton (PV) Raul Belém (CIDADANIA) Ricardo Campos (PT) Sargento Rodrigues (PL) Ulysses Gomes (PT) – Registraram “não”: Adriano Alvarenga (PP) Amanda Teixeira Dias (PL) Antonio Carlos Arantes (PL) Arlen Santiago (AVANTE) Bim da Ambulância (AVANTE) Carlos Henrique (REPUBLICANOS) Cassio Soares (PSD) Charles Santos (REPUBLICANOS) Coronel Henrique (PL) Doorgal Andrada (PRD) Doutor Paulo (PRD) Dr. Maurício (NOVO) Duarte Bechir (PSD) Enes Cândido (REPUBLICANOS) Grego da Fundação (PMN) Gustavo Santana (PL) João Junior (PMN) João Magalhães (MDB) João Vítor Xavier (CIDADANIA) Lud Falcão (PODE) Marli Ribeiro (PL) Nayara Rocha (PP) Oscar Teixeira (PP) Professor Wendel Mesquita (SOLIDARIEDADE) Rafael Martins (PSD) Roberto Andrade (PRD) Rodrigo Lopes (UNIÃO) Thiago Cota (PDT) Tito Torres (PSD) Vitório Júnior (PP) Zé Guilherme (PP) Zé Laviola (NOVO) 22 votos a favor, 32 votos contrários, 0 votos brancos. Votação nominal publicada no DL em 17/7/2024, pág 11. Em votação, a Emenda 10: – Registraram “sim”: Arnaldo Silva (UNIÃO) Beatriz Cerqueira (PT) Bella Gonçalves (PSOL) Betão (PT) Caporezzo (PL) Coronel Sandro (PL) Eduardo Azevedo (PL) Elismar Prado (PSD) Leleco Pimentel (PT) Leninha (PT) Lohanna (PV) Lucas Lasmar (REDE) Luizinho (PT) Macaé Evaristo (PT) Mauro Tramonte (REPUBLICANOS) Professor Cleiton (PV) Raul Belém (CIDADANIA) Ricardo Campos (PT) Sargento Rodrigues (PL) Ulysses Gomes (PT) – Registraram “não”: Adriano Alvarenga (PP) Amanda Teixeira Dias (PL) Antonio Carlos Arantes (PL) Arlen Santiago (AVANTE) Bim da Ambulância (AVANTE) Bosco (CIDADANIA) Carlos Henrique (REPUBLICANOS) Cassio Soares (PSD) Charles Santos (REPUBLICANOS) Coronel Henrique (PL) Delegado Christiano Xavier (PSD) Doorgal Andrada (PRD) Doutor Paulo (PRD) Dr. Maurício (NOVO) Duarte Bechir (PSD) Enes Cândido (REPUBLICANOS) Grego da Fundação (PMN) Gustavo Santana (PL) João Junior (PMN) João Magalhães (MDB) João Vítor Xavier (CIDADANIA) Lud Falcão (PODE) Marli Ribeiro (PL) Nayara Rocha (PP) Oscar Teixeira (PP) Professor Wendel Mesquita (SOLIDARIEDADE) Rafael Martins (PSD) Roberto Andrade (PRD) Rodrigo Lopes (UNIÃO) Thiago Cota (PDT) Tito Torres (PSD) Vitório Júnior (PP) Zé Guilherme (PP) Zé Laviola (NOVO) 20 votos a favor, 34 votos contrários, 0 votos brancos. Votação nominal publicada no DL em 17/7/2024, pág 14. Em votação, a Emenda 26: – Registraram “sim”: Andréia de Jesus (PT) Arnaldo Silva (UNIÃO) Beatriz Cerqueira (PT) Bella Gonçalves (PSOL) Betão (PT) Bosco (CIDADANIA) Caporezzo (PL) Coronel Sandro (PL) Eduardo Azevedo (PL) Elismar Prado (PSD) Leleco Pimentel (PT) Leninha (PT) Lohanna (PV) Lucas Lasmar (REDE) Luizinho (PT) Macaé Evaristo (PT) Mauro Tramonte (REPUBLICANOS) Professor Cleiton (PV) Raul Belém (CIDADANIA) Ricardo Campos (PT) Sargento Rodrigues (PL) Ulysses Gomes (PT) – Registraram “não”: Adriano Alvarenga (PP) Amanda Teixeira Dias (PL) Antonio Carlos Arantes (PL) Arlen Santiago (AVANTE) Bim da Ambulância (AVANTE) Carlos Henrique (REPUBLICANOS) Cassio Soares (PSD) Charles Santos (REPUBLICANOS) Coronel Henrique (PL) Delegado Christiano Xavier (PSD) Doorgal Andrada (PRD) Doutor Paulo (PRD) Dr. Maurício (NOVO) Duarte Bechir (PSD) Enes Cândido (REPUBLICANOS) Grego da Fundação (PMN) Gustavo Santana (PL) João Junior (PMN) João Magalhães (MDB) João Vítor Xavier (CIDADANIA) Lud Falcão (PODE) Marli Ribeiro (PL) Nayara Rocha (PP) Oscar Teixeira (PP) Professor Wendel Mesquita (SOLIDARIEDADE) Rafael Martins (PSD) Roberto Andrade (PRD) Rodrigo Lopes (UNIÃO) Thiago Cota (PDT) Tito Torres (PSD) Vitório Júnior (PP) Zé Guilherme (PP) Zé Laviola (NOVO) 22 votos a favor, 33 votos contrários, 0 votos brancos. Votação nominal publicada no DL em 17/7/2024, pág 16. À Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.
Plenário
Aprovado em primeiro turno na forma do Substitutivo 5. Prejudicados o Substitutivo 4 e o projeto original. Os Substitutivos 1 e 2 foram apresentados na 19ª Legislatura, ao final da qual foram arquivados, e o Substitutivo 3, do Governador do Estado, foi contemplado no parecer da Comissão de Constituição e Justiça e também foi arquivado. Rejeitadas as Emendas 1 a 61. Votação nominal: Em votação, o Substitutivo 5, salvo emendas e destaques: – Registraram “sim”: Adriano Alvarenga (PP) Amanda Teixeira Dias (PL) Antonio Carlos Arantes (PL) Arlen Santiago (AVANTE) Bim da Ambulância (AVANTE) Carlos Henrique (REPUBLICANOS) Cassio Soares (PSD) Charles Santos (REPUBLICANOS) Coronel Henrique (PL) Delegado Christiano Xavier (PSD) Doorgal Andrada (PRD) Doutor Paulo (PRD) Dr. Maurício (NOVO) Duarte Bechir (PSD) Enes Cândido (REPUBLICANOS) Grego da Fundação (PMN) Gustavo Santana (PL) João Junior (PMN) João Magalhães (MDB) João Vítor Xavier (CIDADANIA) Lud Falcão (PODE) Marli Ribeiro (PL) Nayara Rocha (PP) Oscar Teixeira (PP) Professor Wendel Mesquita (SOLIDARIEDADE) Rafael Martins (PSD) Roberto Andrade (PRD) Rodrigo Lopes (UNIÃO) Thiago Cota (PDT) Tito Torres (PSD) Vitório Júnior (PP) Zé Guilherme (PP) Zé Laviola (NOVO – Registraram “não”: Andréia de Jesus (PT) Arnaldo Silva (UNIÃO) Beatriz Cerqueira (PT) Bella Gonçalves (PSOL) Betão (PT) Caporezzo (PL) Coronel Sandro (PL) Eduardo Azevedo (PL) Elismar Prado (PSD) Leleco Pimentel (PT) Leninha (PT) Lohanna (PV) Lucas Lasmar (REDE) Luizinho (PT) Macaé Evaristo (PT) Mauro Tramonte (REPUBLICANOS) Professor Cleiton (PV) Raul Belém (CIDADANIA) Sargento Rodrigues (PL) Ulysses Gomes (PT) 33 votos a favor, 20 votos contrários, 0 votos brancos. Votação nominal publicada no DL em 17/7/2024, pág 3. Em votação, as emendas com parecer pela rejeição: – Registraram “sim”: Andréia de Jesus (PT) Arnaldo Silva (UNIÃO) Beatriz Cerqueira (PT) Bella Gonçalves (PSOL) Betão (PT) Caporezzo (PL) Coronel Sandro (PL) Eduardo Azevedo (PL) Elismar Prado (PSD) Leleco Pimentel (PT) Leninha (PT) Lohanna (PV) Lucas Lasmar (REDE) Luizinho (PT) Macaé Evaristo (PT) Mauro Tramonte (REPUBLICANOS) Professor Cleiton (PV) Sargento Rodrigues (PL) Ulysses Gomes (PT) – Registraram “não”: Adriano Alvarenga (PP) Amanda Teixeira Dias (PL) Antonio Carlos Arantes (PL) Arlen Santiago (AVANTE) Bim da Ambulância (AVANTE) Carlos Henrique (REPUBLICANOS) Cassio Soares (PSD) Charles Santos (REPUBLICANOS) Coronel Henrique (PL) Delegado Christiano Xavier (PSD) Doorgal Andrada (PRD) Doutor Paulo (PRD) Dr. Maurício (NOVO) Duarte Bechir (PSD) Enes Cândido (REPUBLICANOS) Grego da Fundação (PMN) Gustavo Santana (PL) João Junior (PMN) João Magalhães (MDB) João Vítor Xavier (CIDADANIA) Lud Falcão (PODE) Marli Ribeiro (PL) Nayara Rocha (PP) Oscar Teixeira (PP) Professor Wendel Mesquita (SOLIDARIEDADE) Rafael Martins (PSD) Roberto Andrade (PRD) Rodrigo Lopes (UNIÃO) Thiago Cota (PDT) Tito Torres (PSD) Vitório Júnior (PP) Zé Guilherme (PP) Zé Laviola (NOVO) 19 votos a favor, 33 votos contrários, 0 votos brancos. Votação nominal publicada no DL em 17/7/2024, pág 4. Em votação, a Emenda 1: – Registraram “sim”: Andréia de Jesus (PT) Arnaldo Silva (UNIÃO) Beatriz Cerqueira (PT) Bella Gonçalves (PSOL) Betão (PT) Caporezzo (PL) Coronel Sandro (PL) Eduardo Azevedo (PL) Elismar Prado (PSD) Leleco Pimentel (PT) Leninha (PT) Lohanna (PV) Lucas Lasmar (REDE) Luizinho (PT) Macaé Evaristo (PT) Mauro Tramonte (REPUBLICANOS) Professor Cleiton (PV) Raul Belém (CIDADANIA) Sargento Rodrigues (PL) Ulysses Gomes (PT) – Registraram “não”: Adriano Alvarenga (PP) Amanda Teixeira Dias (PL) Antonio Carlos Arantes (PL) Arlen Santiago (AVANTE) Bim da Ambulância (AVANTE) Carlos Henrique (REPUBLICANOS) Cassio Soares (PSD) Charles Santos (REPUBLICANOS) Coronel Henrique (PL) Delegado Christiano Xavier (PSD) Doorgal Andrada (PRD) Doutor Paulo (PRD) Dr. Maurício (NOVO) Duarte Bechir (PSD) Enes Cândido (REPUBLICANOS) Grego da Fundação (PMN) Gustavo Santana (PL) João Junior (PMN) João Magalhães (MDB) João Vítor Xavier (CIDADANIA) Lud Falcão (PODE) Marli Ribeiro (PL) Nayara Rocha (PP) Oscar Teixeira (PP) Professor Wendel Mesquita (SOLIDARIEDADE) Rafael Martins (PSD) Roberto Andrade (PRD) Rodrigo Lopes (UNIÃO) Thiago Cota (PDT) Tito Torres (PSD) Vitório Júnior (PP) Zé Guilherme (PP) Zé Laviola (NOVO) 20 votos a favor, 33 votos contrários, 0 votos brancos. Votação nominal publicada no DL em 17/7/2024, pág 7. Em votação, a Emenda 5: – Registraram “sim”: Andréia de Jesus (PT) Arnaldo Silva (UNIÃO) Beatriz Cerqueira (PT) Bella Gonçalves (PSOL) Betão (PT) Caporezzo (PL) Coronel Sandro (PL) Eduardo Azevedo (PL) Elismar Prado (PSD) Leleco Pimentel (PT) Leninha (PT) Lohanna (PV) Lucas Lasmar (REDE) Luizinho (PT) Macaé Evaristo (PT) Mauro Tramonte (REPUBLICANOS) Professor Cleiton (PV) Raul Belém (CIDADANIA) Sargento Rodrigues (PL) Ulysses Gomes (PT) – Registraram “não”: Adriano Alvarenga (PP) Amanda Teixeira Dias (PL) Antonio Carlos Arantes (PL) Arlen Santiago (AVANTE) Bim da Ambulância (AVANTE) Carlos Henrique (REPUBLICANOS) Cassio Soares (PSD) Charles Santos (REPUBLICANOS) Coronel Henrique (PL) Delegado Christiano Xavier (PSD) Doorgal Andrada (PRD) Doutor Paulo (PRD) Dr. Maurício (NOVO) Duarte Bechir (PSD) Enes Cândido (REPUBLICANOS) Grego da Fundação (PMN) Gustavo Santana (PL) João Junior (PMN) João Magalhães (MDB) João Vítor Xavier (CIDADANIA) Lud Falcão (PODE) Marli Ribeiro (PL) Nayara Rocha (PP) Oscar Teixeira (PP) Professor Wendel Mesquita (SOLIDARIEDADE) Rafael Martins (PSD) Roberto Andrade (PRD) Rodrigo Lopes (UNIÃO) Thiago Cota (PDT) Tito Torres (PSD) Vitório Júnior (PP) Zé Guilherme (PP) Zé Laviola (NOVO) 20 votos a favor, 33 votos contrários, 0 votos brancos. Votação nominal publicada no DL em 17/7/2024, pág 9. Em votação, a Emenda 9: – Registraram “sim”: Andréia de Jesus (PT) Arnaldo Silva (UNIÃO) Beatriz Cerqueira (PT) Bella Gonçalves (PSOL) Betão (PT) Caporezzo (PL) Coronel Sandro (PL) Delegado Christiano Xavier (PSD) Eduardo Azevedo (PL) Elismar Prado (PSD) Leleco Pimentel (PT) Leninha (PT) Lohanna (PV) Lucas Lasmar (REDE) Luizinho (PT) Macaé Evaristo (PT) Mauro Tramonte (REPUBLICANOS) Professor Cleiton (PV) Raul Belém (CIDADANIA) Ricardo Campos (PT) Sargento Rodrigues (PL) Ulysses Gomes (PT) – Registraram “não”: Adriano Alvarenga (PP) Amanda Teixeira Dias (PL) Antonio Carlos Arantes (PL) Arlen Santiago (AVANTE) Bim da Ambulância (AVANTE) Carlos Henrique (REPUBLICANOS) Cassio Soares (PSD) Charles Santos (REPUBLICANOS) Coronel Henrique (PL) Doorgal Andrada (PRD) Doutor Paulo (PRD) Dr. Maurício (NOVO) Duarte Bechir (PSD) Enes Cândido (REPUBLICANOS) Grego da Fundação (PMN) Gustavo Santana (PL) João Junior (PMN) João Magalhães (MDB) João Vítor Xavier (CIDADANIA) Lud Falcão (PODE) Marli Ribeiro (PL) Nayara Rocha (PP) Oscar Teixeira (PP) Professor Wendel Mesquita (SOLIDARIEDADE) Rafael Martins (PSD) Roberto Andrade (PRD) Rodrigo Lopes (UNIÃO) Thiago Cota (PDT) Tito Torres (PSD) Vitório Júnior (PP) Zé Guilherme (PP) Zé Laviola (NOVO) 22 votos a favor, 32 votos contrários, 0 votos brancos. Votação nominal publicada no DL em 17/7/2024, pág 11. Em votação, a Emenda 10: – Registraram “sim”: Arnaldo Silva (UNIÃO) Beatriz Cerqueira (PT) Bella Gonçalves (PSOL) Betão (PT) Caporezzo (PL) Coronel Sandro (PL) Eduardo Azevedo (PL) Elismar Prado (PSD) Leleco Pimentel (PT) Leninha (PT) Lohanna (PV) Lucas Lasmar (REDE) Luizinho (PT) Macaé Evaristo (PT) Mauro Tramonte (REPUBLICANOS) Professor Cleiton (PV) Raul Belém (CIDADANIA) Ricardo Campos (PT) Sargento Rodrigues (PL) Ulysses Gomes (PT) – Registraram “não”: Adriano Alvarenga (PP) Amanda Teixeira Dias (PL) Antonio Carlos Arantes (PL) Arlen Santiago (AVANTE) Bim da Ambulância (AVANTE) Bosco (CIDADANIA) Carlos Henrique (REPUBLICANOS) Cassio Soares (PSD) Charles Santos (REPUBLICANOS) Coronel Henrique (PL) Delegado Christiano Xavier (PSD) Doorgal Andrada (PRD) Doutor Paulo (PRD) Dr. Maurício (NOVO) Duarte Bechir (PSD) Enes Cândido (REPUBLICANOS) Grego da Fundação (PMN) Gustavo Santana (PL) João Junior (PMN) João Magalhães (MDB) João Vítor Xavier (CIDADANIA) Lud Falcão (PODE) Marli Ribeiro (PL) Nayara Rocha (PP) Oscar Teixeira (PP) Professor Wendel Mesquita (SOLIDARIEDADE) Rafael Martins (PSD) Roberto Andrade (PRD) Rodrigo Lopes (UNIÃO) Thiago Cota (PDT) Tito Torres (PSD) Vitório Júnior (PP) Zé Guilherme (PP) Zé Laviola (NOVO) 20 votos a favor, 34 votos contrários, 0 votos brancos. Votação nominal publicada no DL em 17/7/2024, pág 14. Em votação, a Emenda 26: – Registraram “sim”: Andréia de Jesus (PT) Arnaldo Silva (UNIÃO) Beatriz Cerqueira (PT) Bella Gonçalves (PSOL) Betão (PT) Bosco (CIDADANIA) Caporezzo (PL) Coronel Sandro (PL) Eduardo Azevedo (PL) Elismar Prado (PSD) Leleco Pimentel (PT) Leninha (PT) Lohanna (PV) Lucas Lasmar (REDE) Luizinho (PT) Macaé Evaristo (PT) Mauro Tramonte (REPUBLICANOS) Professor Cleiton (PV) Raul Belém (CIDADANIA) Ricardo Campos (PT) Sargento Rodrigues (PL) Ulysses Gomes (PT) – Registraram “não”: Adriano Alvarenga (PP) Amanda Teixeira Dias (PL) Antonio Carlos Arantes (PL) Arlen Santiago (AVANTE) Bim da Ambulância (AVANTE) Carlos Henrique (REPUBLICANOS) Cassio Soares (PSD) Charles Santos (REPUBLICANOS) Coronel Henrique (PL) Delegado Christiano Xavier (PSD) Doorgal Andrada (PRD) Doutor Paulo (PRD) Dr. Maurício (NOVO) Duarte Bechir (PSD) Enes Cândido (REPUBLICANOS) Grego da Fundação (PMN) Gustavo Santana (PL) João Junior (PMN) João Magalhães (MDB) João Vítor Xavier (CIDADANIA) Lud Falcão (PODE) Marli Ribeiro (PL) Nayara Rocha (PP) Oscar Teixeira (PP) Professor Wendel Mesquita (SOLIDARIEDADE) Rafael Martins (PSD) Roberto Andrade (PRD) Rodrigo Lopes (UNIÃO) Thiago Cota (PDT) Tito Torres (PSD) Vitório Júnior (PP) Zé Guilherme (PP) Zé Laviola (NOVO) 22 votos a favor, 33 votos contrários, 0 votos brancos. Votação nominal publicada no DL em 17/7/2024, pág 16. À Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.
04/04/2024
Ofício do Sr Paulo Roberto Pinheiro Dias Pereira, presidente em exercício do Conselho de Supervisão de Regime de Recuperação Fiscal do Estado de Minas Gerais do Ministério da Fazenda, encaminhando manifestação conclusiva desse conselho relativa à Lei 24314, de 2 de maio de 2023. Anexe-se cópia ao projeto de lei. Publicado no DL em 5/4/2024, pág 18.
Plenário
Ofício do Sr Paulo Roberto Pinheiro Dias Pereira, presidente em exercício do Conselho de Supervisão de Regime de Recuperação Fiscal do Estado de Minas Gerais do Ministério da Fazenda, encaminhando manifestação conclusiva desse conselho relativa à Lei 24314, de 2 de maio de 2023. Anexe-se cópia ao projeto de lei. Publicado no DL em 5/4/2024, pág 18.
20/12/2023
Ofício da Câmara Municipal de Campestre, encaminhando moção de repúdio dessa casa legislativa ao projeto de lei. Anexe-se ao projeto de lei. Publicado no DL em 21/12/2023, pág 233.
Plenário
Ofício da Câmara Municipal de Campestre, encaminhando moção de repúdio dessa casa legislativa ao projeto de lei. Anexe-se ao projeto de lei. Publicado no DL em 21/12/2023, pág 233.
19/12/2023
Ofício do Sra. Shirley Elaine Gonçalves e do Sr. José Antônio Camargo Júnior, vereadores da Câmara Municipal de Piumhi, manifestando-se contrariamente em relação ao projeto de lei. Anexe-se ao projeto de lei. Publicado no DL em 20/12/2023, pág 139.
Plenário
Ofício do Sra. Shirley Elaine Gonçalves e do Sr. José Antônio Camargo Júnior, vereadores da Câmara Municipal de Piumhi, manifestando-se contrariamente em relação ao projeto de lei. Anexe-se ao projeto de lei. Publicado no DL em 20/12/2023, pág 139.
13/12/2023
Primeiro turno. Discussão e votação de parecer sobre emenda(s) e/ou substitutivo(s) apresentados em Plenário. Relatoria: Dep. Zé Guilherme. Parecer pela rejeição das Emendas 1 a 61. Aprovado. Publicado no DL em 14/12/2023, pág 138.
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Primeiro turno. Discussão e votação de parecer sobre emenda(s) e/ou substitutivo(s) apresentados em Plenário. Relatoria: Dep. Zé Guilherme. Parecer pela rejeição das Emendas 1 a 61. Aprovado. Publicado no DL em 14/12/2023, pág 138.
12/12/2023
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme. Discussão e Votação parecer sobre Emendas apresentadas em Plenário. Parecer pela rejeição das Emendas 1 a 61. Distribuído em avulso o parecer.
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme. Discussão e Votação parecer sobre Emendas apresentadas em Plenário. Parecer pela rejeição das Emendas 1 a 61. Distribuído em avulso o parecer.
12/12/2023
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme.
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme.
11/12/2023
Proposição recebida na FFO.
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Proposição recebida na FFO.
11/12/2023
Encerrada a discussão em primeiro turno, com a apresentação do seguinte substitutivo e das seguintes emendas: Governador do Estado - Substitutivo 3, encaminhado por meio da Mensagem 31 2023. Dep. Sargento Rodrigues - Emendas 1 a 5 e 9 a 56. Dep. Professor Cleiton - Emenda 6. Dep. Ana Paula Siqueira - Emenda 7. Dep. Ulysses Gomes - Emenda 8. Dep. Coronel Sandro - Emenda 57. Dep. João Magalhães - Emenda 58. Dep. Doutor Jean Freire - Emendas 59 a 61. Emendas publicadas no DL em 12/12/2023, pág 88 a 100. A Presidência informa ao Plenário que o Substitutivo 3, do Governador do Estado, foi contemplado no parecer da Comissão de Justiça e foi arquivado, nos termos do inciso IV do artigo 180 do Regimento Interno. À Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, para emitir parecer sobre as emendas, nos termos do parágrafo segundo do artigo 188 do Regimento Interno.
Plenário
Encerrada a discussão em primeiro turno, com a apresentação do seguinte substitutivo e das seguintes emendas: Governador do Estado - Substitutivo 3, encaminhado por meio da Mensagem 31 2023. Dep. Sargento Rodrigues - Emendas 1 a 5 e 9 a 56. Dep. Professor Cleiton - Emenda 6. Dep. Ana Paula Siqueira - Emenda 7. Dep. Ulysses Gomes - Emenda 8. Dep. Coronel Sandro - Emenda 57. Dep. João Magalhães - Emenda 58. Dep. Doutor Jean Freire - Emendas 59 a 61. Emendas publicadas no DL em 12/12/2023, pág 88 a 100. A Presidência informa ao Plenário que o Substitutivo 3, do Governador do Estado, foi contemplado no parecer da Comissão de Justiça e foi arquivado, nos termos do inciso IV do artigo 180 do Regimento Interno. À Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, para emitir parecer sobre as emendas, nos termos do parágrafo segundo do artigo 188 do Regimento Interno.
05/12/2023
DECISÃO DA PRESIDÊNCIA. A presidência, em atenção à questão de ordem suscitada pelo deputado Doorgal Andrada, e considerando a prerrogativa deste presidente, como fiscal da ordem, de tomar as providências necessárias ao funcionamento normal das reuniões, conforme estabelece o artigo 83 do Regimento Interno; a necessidade de aplicação do princípio da razoabilidade na interpretação das normas regimentais, a fim de que o processo legislativo transcorra de modo racional, sensato, justo e moderado; a necessidade de uma interpretação imparcial das normas regimentais, que não devem ser compreendidas como instrumento nem da Maioria nem da Minoria, mas, antes, devem ser consideradas como ferramenta reguladora do processo legislativo; e a apresentação, durante a tramitação do Projeto de Lei 1202 2019, de 1636 propostas de emenda, número desproporcional ao texto do projeto, que contém 10 artigos, evidenciando caráter meramente protelatório e desviando-se da finalidade do instituto “emenda”, que é o aprimoramento do texto do projeto; DECIDE, visando resguardar a ordem dos trabalhos legislativos, que não serão recebidas, em Plenário e em comissão, emendas e propostas de emendas apresentadas, pelo mesmo parlamentar, em quantidade excessiva e desproporcional ao texto da proposição, atentando claramente contra o princípio da razoabilidade. Decisão publicada no DL em 7/12/2023, pág 70.
Plenário
DECISÃO DA PRESIDÊNCIA. A presidência, em atenção à questão de ordem suscitada pelo deputado Doorgal Andrada, e considerando a prerrogativa deste presidente, como fiscal da ordem, de tomar as providências necessárias ao funcionamento normal das reuniões, conforme estabelece o artigo 83 do Regimento Interno; a necessidade de aplicação do princípio da razoabilidade na interpretação das normas regimentais, a fim de que o processo legislativo transcorra de modo racional, sensato, justo e moderado; a necessidade de uma interpretação imparcial das normas regimentais, que não devem ser compreendidas como instrumento nem da Maioria nem da Minoria, mas, antes, devem ser consideradas como ferramenta reguladora do processo legislativo; e a apresentação, durante a tramitação do Projeto de Lei 1202 2019, de 1636 propostas de emenda, número desproporcional ao texto do projeto, que contém 10 artigos, evidenciando caráter meramente protelatório e desviando-se da finalidade do instituto “emenda”, que é o aprimoramento do texto do projeto; DECIDE, visando resguardar a ordem dos trabalhos legislativos, que não serão recebidas, em Plenário e em comissão, emendas e propostas de emendas apresentadas, pelo mesmo parlamentar, em quantidade excessiva e desproporcional ao texto da proposição, atentando claramente contra o princípio da razoabilidade. Decisão publicada no DL em 7/12/2023, pág 70.
05/12/2023
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme. Parecer pela aprovação na forma do Substitutivo 5. Aprovado. Não recebidas as Propostas de Emendas 695, 696, 738, 739, 741, 1219 e 1488. Rejeitadas as Propostas de Emendas 1 a 694, 697 a 737, 740, 742 a 1218, 1220 a 1487 e 1489 a 1629. Publicado no DL em 6/12/2023, pág 224.
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme. Parecer pela aprovação na forma do Substitutivo 5. Aprovado. Não recebidas as Propostas de Emendas 695, 696, 738, 739, 741, 1219 e 1488. Rejeitadas as Propostas de Emendas 1 a 694, 697 a 737, 740, 742 a 1218, 1220 a 1487 e 1489 a 1629. Publicado no DL em 6/12/2023, pág 224.
29/11/2023
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme. Retirado de pauta a requerimento do Dep. João Magalhães.
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme. Retirado de pauta a requerimento do Dep. João Magalhães.
28/11/2023
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme. Parecer pela aprovação na forma do Substitutivo 5. Adiada a discussão a requerimento da Dep. Beatriz Cerqueira.
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme. Parecer pela aprovação na forma do Substitutivo 5. Adiada a discussão a requerimento da Dep. Beatriz Cerqueira.
21/11/2023
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme. Parecer pela aprovação na forma do Substitutivo 5. Distribuído em avulso o parecer.
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme. Parecer pela aprovação na forma do Substitutivo 5. Distribuído em avulso o parecer.
21/11/2023
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme.
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Zé Guilherme.
14/11/2023
Proposição recebida na FFO.
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Proposição recebida na FFO.
14/11/2023
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Roberto Andrade (redistribuído). Parecer pela aprovação na forma do Substitutivo 4, da Comissão de Constituição e Justiça. Aprovado. Rejeitadas as Propostas de Emendas 1 a 3 e 5 a 218. Não recebidas as Propostas de Emendas 4 e 219. Publicado no DL em 17/11/2023, pág 7.
Comissão de Administração Pública
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Roberto Andrade (redistribuído). Parecer pela aprovação na forma do Substitutivo 4, da Comissão de Constituição e Justiça. Aprovado. Rejeitadas as Propostas de Emendas 1 a 3 e 5 a 218. Não recebidas as Propostas de Emendas 4 e 219. Publicado no DL em 17/11/2023, pág 7.
14/11/2023
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Roberto Andrade (redistribuído). Retirado de pauta a requerimento do Dep. Sargento Rodrigues.
Comissão de Administração Pública
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Roberto Andrade (redistribuído). Retirado de pauta a requerimento do Dep. Sargento Rodrigues.
13/11/2023
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Roberto Andrade (redistribuído). Adiada a votação a requerimento da Dep. Beatriz Cerqueira.
Comissão de Administração Pública
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Roberto Andrade (redistribuído). Adiada a votação a requerimento da Dep. Beatriz Cerqueira.
13/11/2023
Audiência pública para debater o Projeto de Lei 1202 2019 agendada para 14/11/2023.
Comissão de Administração Pública
Audiência pública para debater o Projeto de Lei 1202 2019 agendada para 14/11/2023.
09/11/2023
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Roberto Andrade (redistribuído). Parecer pela aprovação na forma do Substitutivo 4, da Comissão de Constituição e Justiça. Distribuído em avulso o parecer.
Comissão de Administração Pública
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Roberto Andrade (redistribuído). Parecer pela aprovação na forma do Substitutivo 4, da Comissão de Constituição e Justiça. Distribuído em avulso o parecer.
08/11/2023
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Roberto Andrade (redistribuído). Parecer pela aprovação na forma do Substitutivo 4, da Comissão de Constituição e Justiça. Distribuído em avulso o parecer. Redistribuição da relatoria e distribuição em avulso do parecer tornadas sem efeito pela presidência na 33ª Reunião Extraordinária da Comissão de Administração Pública, realizada em 9/11/2023 às 14h.
Comissão de Administração Pública
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Roberto Andrade (redistribuído). Parecer pela aprovação na forma do Substitutivo 4, da Comissão de Constituição e Justiça. Distribuído em avulso o parecer. Redistribuição da relatoria e distribuição em avulso do parecer tornadas sem efeito pela presidência na 33ª Reunião Extraordinária da Comissão de Administração Pública, realizada em 9/11/2023 às 14h.
07/11/2023
Audiência pública para debater o Projeto de Lei 1202 2019 realizada.
Comissão de Educação Ciência e Tecnologia
Audiência pública para debater o Projeto de Lei 1202 2019 realizada.
07/11/2023
PALAVRAS DO PRESIDENTE. A presidência, tendo em vista o recebimento, nesta reunião, do Ofício 1 2023, da Comissão de Constituição e Justiça, informando que o parecer daquela comissão sobre este projeto de lei concluiu pelo desmembramento de parte da proposição no Projeto de Lei Complementar 38 2023, informa ao Plenário que o referido projeto de lei complementar foi recebido nesta reunião e distribuído às Comissões de Constituição e Justiça, de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária para parecer, nos termos do artigo 192, combinado com o artigo 102, do Regimento Interno. Publicado no DL em 9/11/2023, pág 96.
Plenário
PALAVRAS DO PRESIDENTE. A presidência, tendo em vista o recebimento, nesta reunião, do Ofício 1 2023, da Comissão de Constituição e Justiça, informando que o parecer daquela comissão sobre este projeto de lei concluiu pelo desmembramento de parte da proposição no Projeto de Lei Complementar 38 2023, informa ao Plenário que o referido projeto de lei complementar foi recebido nesta reunião e distribuído às Comissões de Constituição e Justiça, de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária para parecer, nos termos do artigo 192, combinado com o artigo 102, do Regimento Interno. Publicado no DL em 9/11/2023, pág 96.
07/11/2023
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Leonídio Bouças (proposição redistribuída). Retirado de pauta a requerimento da Dep. Beatriz Cerqueira.
Comissão de Administração Pública
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Leonídio Bouças (proposição redistribuída). Retirado de pauta a requerimento da Dep. Beatriz Cerqueira.
31/10/2023
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Leonídio Bouças (proposição redistribuída).
Comissão de Administração Pública
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Leonídio Bouças (proposição redistribuída).
31/10/2023
Proposição recebida na APU.
Comissão de Administração Pública
Proposição recebida na APU.
31/10/2023
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Arnaldo Silva. Parecer pela juridicidade, constitucionalidade e legalidade na forma do Substitutivo 4 e pelo desmembramento da proposição. Aprovado. Aprovadas as Propostas de Emendas 20, 21 e 23. Rejeitadas as Propostas de Emendas 3 a 19 e 22. Nova redação do parecer. Publicado no DL em 1/11/2023, pág 11.
Comissão de Constituição e Justiça
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Arnaldo Silva. Parecer pela juridicidade, constitucionalidade e legalidade na forma do Substitutivo 4 e pelo desmembramento da proposição. Aprovado. Aprovadas as Propostas de Emendas 20, 21 e 23. Rejeitadas as Propostas de Emendas 3 a 19 e 22. Nova redação do parecer. Publicado no DL em 1/11/2023, pág 11.
25/10/2023
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Arnaldo Silva. Parecer pela juridicidade, constitucionalidade e legalidade na forma do Substitutivo 4 e pelo desmembramento da proposição. Vista ao Dep. Doutor Jean Freire.
Comissão de Constituição e Justiça
Primeiro turno. Relatoria: Dep. Arnaldo Silva. Parecer pela juridicidade, constitucionalidade e legalidade na forma do Substitutivo 4 e pelo desmembramento da proposição. Vista ao Dep. Doutor Jean Freire.
24/10/2023
Audiência pública para debater o Projeto de Lei 1202 2019 realizada.
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Audiência pública para debater o Projeto de Lei 1202 2019 realizada.
24/10/2023
Audiência pública para debater o Projeto de Lei 1202 2019 agendada para 24/10/2023.
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Audiência pública para debater o Projeto de Lei 1202 2019 agendada para 24/10/2023.
17/10/2023
Proposição recebida na CJU.
Comissão de Constituição e Justiça
Proposição recebida na CJU.
10/10/2023
Requerimento do Governador Romeu Zema Neto solicitando o desarquivamento da proposição. Deferido. Decisão publicada no DL em 12/10/2023, pág 98.
Plenário
Requerimento do Governador Romeu Zema Neto solicitando o desarquivamento da proposição. Deferido. Decisão publicada no DL em 12/10/2023, pág 98.
12/07/2023
Ofício da Câmara Municipal de Rio Piracicaba, manifestando repúdio à proposta de privatização da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig – e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa. Anexe-se ao Projeto de Lei 1202 2019. Publicado no DL em 14/7/2023, pág 26.
Plenário
Ofício da Câmara Municipal de Rio Piracicaba, manifestando repúdio à proposta de privatização da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig – e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa. Anexe-se ao Projeto de Lei 1202 2019. Publicado no DL em 14/7/2023, pág 26.
31/01/2023
Arquivado em virtude do final da legislatura (artigo 180 do Regimento Interno).
Plenário
Arquivado em virtude do final da legislatura (artigo 180 do Regimento Interno).
21/12/2022
PALAVRAS DO PRESIDENTE. A presidência informa que, em virtude do recebimento da Mensagem 229 2022, do governador do Estado,solicitando a retirada do regime de urgência atribuído à tramitação do Projeto de Lei 1202 2019, que autoriza o Estado, por meio do Poder Executivo, a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal e dá outras providências, o referido projeto volta a tramitar nos termos do artigo 188, concomitante com o artigo 102, do Regimento Interno, mantidos os atos processuais praticados até o momento. Assim sendo, a presidência faz retirar das pautas das reuniões de Plenário de hoje o referido projeto e o encaminha à Comissão de Justiça para parecer. Publicado no DL em 23/12/2022, pág 15.
Plenário
PALAVRAS DO PRESIDENTE. A presidência informa que, em virtude do recebimento da Mensagem 229 2022, do governador do Estado,solicitando a retirada do regime de urgência atribuído à tramitação do Projeto de Lei 1202 2019, que autoriza o Estado, por meio do Poder Executivo, a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal e dá outras providências, o referido projeto volta a tramitar nos termos do artigo 188, concomitante com o artigo 102, do Regimento Interno, mantidos os atos processuais praticados até o momento. Assim sendo, a presidência faz retirar das pautas das reuniões de Plenário de hoje o referido projeto e o encaminha à Comissão de Justiça para parecer. Publicado no DL em 23/12/2022, pág 15.
21/12/2022
Mensagem 229 2022 solicitando que seja retirada a urgência na apreciação do projeto. Publicada no DL em 23/12/2022, pág 3.
Plenário
Mensagem 229 2022 solicitando que seja retirada a urgência na apreciação do projeto. Publicada no DL em 23/12/2022, pág 3.
21/12/2022
Faixa constitucional. Esgotado o prazo constitucional sem emissão de parecer.
Plenário
Faixa constitucional. Esgotado o prazo constitucional sem emissão de parecer.
21/12/2022
Faixa constitucional. Proposição retirada de pauta.
Plenário
Faixa constitucional. Proposição retirada de pauta.
22/11/2022
Ofício da Sra Sara Costa Felix Teixeira, diretora-presidente da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais - Affemg, e do Sr Edson Mateus, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais - Sindifisco MG, solicitando que o Projeto de Lei 1202 2019, ou outro que venha a substituí-lo, seja rejeitado por esta Casa. Anexe-se ao projeto de lei. Publicado no DL em 24/11/2022, pág 2.
Plenário
Ofício da Sra Sara Costa Felix Teixeira, diretora-presidente da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais - Affemg, e do Sr Edson Mateus, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais - Sindifisco MG, solicitando que o Projeto de Lei 1202 2019, ou outro que venha a substituí-lo, seja rejeitado por esta Casa. Anexe-se ao projeto de lei. Publicado no DL em 24/11/2022, pág 2.
14/07/2022
Faixa constitucional. Ofício do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais ¿ Sind-Ute-MG ¿ e demais sindicatos que assinam o documento, em que solicitam, com urgência, o agendamento de reunião das entidades representativas do funcionalismo público com a presidência desta Casa, para debater as alternativas do Estado ao regime de recuperação fiscal e as medidas a serem adotadas por esta Casa com relação às decisões judiciais relativas ao projeto de lei e à conduta do Poder Executivo em relação à matéria. Anexe-se ao projeto de lei. Publicado no DL em 16/7/2022, pág 11.
Plenário
Faixa constitucional. Ofício do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais ¿ Sind-Ute-MG ¿ e demais sindicatos que assinam o documento, em que solicitam, com urgência, o agendamento de reunião das entidades representativas do funcionalismo público com a presidência desta Casa, para debater as alternativas do Estado ao regime de recuperação fiscal e as medidas a serem adotadas por esta Casa com relação às decisões judiciais relativas ao projeto de lei e à conduta do Poder Executivo em relação à matéria. Anexe-se ao projeto de lei. Publicado no DL em 16/7/2022, pág 11.
27/06/2022
Faixa constitucional.
Plenário
Faixa constitucional.
10/05/2022
Mensagem 186 2022 solicitando que o projeto de lei seja apreciado em regime de urgência. Publicada no DL em 12/5/2022, pág 8.
Plenário
Mensagem 186 2022 solicitando que o projeto de lei seja apreciado em regime de urgência. Publicada no DL em 12/5/2022, pág 8.
10/05/2022
PALAVRAS DO PRESIDENTE. A presidência informa ao Plenário que, por solicitação do governador do Estado contida na MSG 186 2022, este projeto de lei passa a tramitar em regime de urgência, nos termos do artigo 208 do Regimento Interno. Publicado no DL em 12/5/2022, pág 45.
Plenário
PALAVRAS DO PRESIDENTE. A presidência informa ao Plenário que, por solicitação do governador do Estado contida na MSG 186 2022, este projeto de lei passa a tramitar em regime de urgência, nos termos do artigo 208 do Regimento Interno. Publicado no DL em 12/5/2022, pág 45.
26/04/2022
Ofício do Sr Luiz Gonzaga de Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, encaminhando representação aprovada por essa casa legislativa com posição contrária à aprovação do Regime de Recuperação Fiscal. Anexe-se ao projeto de lei. Publicado no DL em 28/4/2022, pág 8.
Plenário
Ofício do Sr Luiz Gonzaga de Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, encaminhando representação aprovada por essa casa legislativa com posição contrária à aprovação do Regime de Recuperação Fiscal. Anexe-se ao projeto de lei. Publicado no DL em 28/4/2022, pág 8.
05/04/2022
Ofício do Sr Hugo Zotti Rocha, presidente da Câmara Municipal de Monte Santo de Minas, solicitando que esta Casa não aprove o Projeto de Lei, que dispõe sobre a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal. Anexe-se ao Projeto de lei. Publicado no DL em 7/4/2022, pág 3.
Plenário
Ofício do Sr Hugo Zotti Rocha, presidente da Câmara Municipal de Monte Santo de Minas, solicitando que esta Casa não aprove o Projeto de Lei, que dispõe sobre a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal. Anexe-se ao Projeto de lei. Publicado no DL em 7/4/2022, pág 3.
30/03/2022
Ofício da Sara Costa Felix Teixeira, da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais - Affemg, encaminhando o texto Carta Aberta aos Mineiros, que apresenta razões da oposição das entidades signatárias à adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal, de que trata o projeto de lei. Anexe-se ao Projeto de lei. Publicado no DL em 1/4/2022, pág 5.
Plenário
Ofício da Sara Costa Felix Teixeira, da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais - Affemg, encaminhando o texto Carta Aberta aos Mineiros, que apresenta razões da oposição das entidades signatárias à adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal, de que trata o projeto de lei. Anexe-se ao Projeto de lei. Publicado no DL em 1/4/2022, pág 5.
22/03/2022
Mensagem 183 2022 solicitando que seja retirada a urgência na apreciação do projeto. Publicada no DL em 23/3/2022, pág 13.
Plenário
Mensagem 183 2022 solicitando que seja retirada a urgência na apreciação do projeto. Publicada no DL em 23/3/2022, pág 13.
22/03/2022
PALAVRAS DO PRESIDENTE. A Presidência informa ao Plenário que, em virtude do recebimento da Mensagem 183 2022, do governador do Estado, solicitando seja retirado o regime de urgência atribuído à tramitação deste projeto de lei, o referido projeto volta a tramitar nos termos do artigo 188 combinado com o artigo 102 do Regimento Interno, mantidos os atos processuais praticados até o momento. Publicado no DL em 24/3/2022, pág 28.
Plenário
PALAVRAS DO PRESIDENTE. A Presidência informa ao Plenário que, em virtude do recebimento da Mensagem 183 2022, do governador do Estado, solicitando seja retirado o regime de urgência atribuído à tramitação deste projeto de lei, o referido projeto volta a tramitar nos termos do artigo 188 combinado com o artigo 102 do Regimento Interno, mantidos os atos processuais praticados até o momento. Publicado no DL em 24/3/2022, pág 28.
09/03/2022
Faixa constitucional. Ofício da Câmara Municipal de Poços de Caldas, encaminhando moção de apelo, aprovada por essa câmara, em que se solicita seja colocado em votação o projeto de lei. Anexe-se ao Projeto de lei. Publicado no DL em 11/3/2022, pág 2.
Plenário
Faixa constitucional. Ofício da Câmara Municipal de Poços de Caldas, encaminhando moção de apelo, aprovada por essa câmara, em que se solicita seja colocado em votação o projeto de lei. Anexe-se ao Projeto de lei. Publicado no DL em 11/3/2022, pág 2.
24/02/2022
Faixa constitucional. Ofício da Sra Sara Costa Felix Teixeira, da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais, encaminhando as razões de oposição das entidades signatárias à adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal de que trata o projeto de lei. Anexe-se ao Projeto de lei. Publicado no DL em 26/2/2022, pág 4.
Plenário
Faixa constitucional. Ofício da Sra Sara Costa Felix Teixeira, da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais, encaminhando as razões de oposição das entidades signatárias à adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal de que trata o projeto de lei. Anexe-se ao Projeto de lei. Publicado no DL em 26/2/2022, pág 4.
08/02/2022
Ofício do Sindicato Únicos dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, manifestando apoio ao presidente desta Casa Legislativa pela forma democrática e sensível com que vem conduzindo a tramitação do projeto de lei que trata da adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal, a despeito da pressão que vem recebendo do Poder Executivo para a tramitação e a votação urgentes da matéria. Anexe-se ao Projeto de lei. Publicado no DL em 10/2/2022, pág 3.
Plenário
Ofício do Sindicato Únicos dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, manifestando apoio ao presidente desta Casa Legislativa pela forma democrática e sensível com que vem conduzindo a tramitação do projeto de lei que trata da adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal, a despeito da pressão que vem recebendo do Poder Executivo para a tramitação e a votação urgentes da matéria. Anexe-se ao Projeto de lei. Publicado no DL em 10/2/2022, pág 3.
05/01/2022
Ofício dos policiais e bombeiros militares, civis e penais, agentes de segurança socioeducativos e servidores administrativos da Segurança Pública de Minas Gerais, manifestando-se contra a adesão do Estado ao regime de Recuperação Fiscal, previsto no projeto de lei. Anexe-se ao Projeto de lei. Publicado no DL em 6/1/2022, pág 1.
Plenário
Ofício dos policiais e bombeiros militares, civis e penais, agentes de segurança socioeducativos e servidores administrativos da Segurança Pública de Minas Gerais, manifestando-se contra a adesão do Estado ao regime de Recuperação Fiscal, previsto no projeto de lei. Anexe-se ao Projeto de lei. Publicado no DL em 6/1/2022, pág 1.
23/11/2021
Faixa constitucional. Esgotado o prazo constitucional sem emissão de parecer.
Plenário
Faixa constitucional. Esgotado o prazo constitucional sem emissão de parecer.
26/10/2021
Audiência pública para debater o Projeto de Lei 1202 2019 realizada.
Plenário
Audiência pública para debater o Projeto de Lei 1202 2019 realizada.
25/10/2021
Audiência pública para debater o Projeto de Lei 1202 2019 agendada para 26/10/2021.
Plenário
Audiência pública para debater o Projeto de Lei 1202 2019 agendada para 26/10/2021.
06/10/2021
Mensagem 158 2021, encaminha substitutivo ao projeto de lei. Anexe-se cópia ao projeto de lei. Publicada, fica a mensagem em poder da Mesa, aguardando a inclusão da proposição em ordem do dia. Publicada no DL em 7/10/2021, pág 9. Substitutivo publicado no DL em 7/10/2021, pág 10.
Plenário
Mensagem 158 2021, encaminha substitutivo ao projeto de lei. Anexe-se cópia ao projeto de lei. Publicada, fica a mensagem em poder da Mesa, aguardando a inclusão da proposição em ordem do dia. Publicada no DL em 7/10/2021, pág 9. Substitutivo publicado no DL em 7/10/2021, pág 10.
06/10/2021
PALAVRAS DO PRESIDENTE. A presidência informa ao Plenário que, por solicitação do governador do Estado contida na Mensagem 158 2021, este projeto de lei passa a tramitar em regime de urgência, nos termos do artigo 208 do Regimento Interno. Publicado no DL em 7/10/2021, pág 28.
Plenário
PALAVRAS DO PRESIDENTE. A presidência informa ao Plenário que, por solicitação do governador do Estado contida na Mensagem 158 2021, este projeto de lei passa a tramitar em regime de urgência, nos termos do artigo 208 do Regimento Interno. Publicado no DL em 7/10/2021, pág 28.
04/10/2021
Primeiro turno. Relator: Dep. Cristiano Silveira (redistribuído).
Comissão de Constituição e Justiça
Primeiro turno. Relator: Dep. Cristiano Silveira (redistribuído).
13/05/2021
Ofício do Cel Ailton Cirilo da Silva, presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros Militares do Estado de Minas Gerais, e outros manifestando sua posição contrária à aprovação do Projeto de Lei. Anexe-se ao projeto de lei. Publicado no DL em 15/5/2021, pág 17.
Plenário
Ofício do Cel Ailton Cirilo da Silva, presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros Militares do Estado de Minas Gerais, e outros manifestando sua posição contrária à aprovação do Projeto de Lei. Anexe-se ao projeto de lei. Publicado no DL em 15/5/2021, pág 17.
16/10/2019
Primeiro turno. Relator: Dep. Dalmo Ribeiro Silva.
Comissão de Constituição e Justiça
Primeiro turno. Relator: Dep. Dalmo Ribeiro Silva.
10/10/2019
Proposição recebida em Plenário. Publicado no DL em 12/10/2019, pág 11. Às Comissões de Constituição e Justiça, de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, para parecer. Recebido na CJU em 14/10/2019.
Plenário
Proposição recebida em Plenário. Publicado no DL em 12/10/2019, pág 11. Às Comissões de Constituição e Justiça, de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, para parecer. Recebido na CJU em 14/10/2019.