A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável já emitiu parecer favorável a projeto de lei que cria Código Estadual de Proteção aos Animais
ALMG promoveu seis audiências públicas para discutir a causa animal

Assembleia mostra preocupação com a causa animal

Criação do Código Estadual de Proteção aos Animais está em tramitação na ALMG; audiências abordam direitos dos bichos.

Por Louraidan Larsen Faria
26/06/2014 - 08:00

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) tem mostrado preocupação com a causa animal. Atualmente, tramitam 33 projetos de lei que abordam diversos assuntos relacionados aos direitos dos bichos. As proposições tratam, entre outros temas, da proibição do uso de animais em testes para produtos cosméticos; da instituição do programa estadual de identificação e controle da população de cães e gatos; de procedimentos de esterilização de animais domésticos; e da criação do Código Estadual de Proteção dos Animais (Cepa) no âmbito do Estado.

O Cepa já recebeu parecer de 1º turno favorável da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O Projeto de Lei 1.197/11, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), busca, por exemplo, estimular a guarda responsável, por meio da conscientização da população e da atribuição de identificação desses animais via implantação de dispositivo subcutâneo eletrônico.

Em relação ao uso de animais no ensino e na pesquisa, o texto adota como premissa que o exercício dessas atividades esteja pautado pela busca da progressiva redução do uso dos bichos e, ainda, que o Estado incentive a adoção de métodos substitutivos que dispensem animais de forma a contribuir para essa redução.

De acordo com o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Célio Moreira (PSDB), a Assembleia deseja deixar como legado para a sociedade, principalmente, o Código Estadual de Proteção dos Animais, coroando todo o esforço daqueles que há anos lutam por esta causa. “Teremos um código que, com os anos, certamente deverá ser aperfeiçoado mediante o surgimento de novos fatos”, destaca.

Segundo o deputado Dalmo Ribeiro Silva, o projeto que cria o Cepa vai originar uma "lei moderna, perfeita e longamente debatida com a sociedade". Ele diz, ainda, que os parlamentares que apresentaram sugestões contribuíram "de forma valiosa" para aprimorar o projeto. "Teremos com essa norma um instrumento que garantirá o bem-estar e a preservação dos animais", acrescenta.

Dos 33 projetos em tramitação na Assembleia, o deputado Fred Costa (PEN), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Bem-Estar Animal, é autor de 17 deles. "Nossos objetivos em apresentar as proposições são defender e proteger os animais", destaca. Segundo ele, a importância desses projetos para a causa animal é imensa.

Audiências públicas – Além dos projetos de lei em tramitação na Assembleia, a Comissão de Meio Ambiente promoveu, no primeiro semestre de 2014, uma série de audiências públicas voltadas para discutir a garantia dos direitos dos animais. As reuniões abriram espaço para que autoridades e ambientalistas debatessem amplamente o assunto. “As seis reuniões objetivaram levar à discussão vários aspectos da relação da sociedade com os animais, tendo em foco a elaboração de uma legislação estadual de proteção animal”, diz o deputado Célio Moreira, autor do requerimento para as audiências.

Os pontos abordados nas reuniões foram compilados nos projetos que tramitam na Casa. Os temas discutidos foram Legislação de Proteção Animal; Animais: órgãos responsáveis, estruturas e desafios; O uso de animais no ensino e na pesquisa; Guarda responsável e controle populacional de animais; Animais de produção e de prestação de serviços; e Animais silvestres e exóticos: convívio, tráfico e exposição. “As discussões acolheram o sentimento de autoridades ligadas ao setor, de ativistas e da sociedade, que já reage em grande escala contra determinado tratamento dado aos animais, como o abandono e uso em pesquisas”, afirma o deputado Célio Moreira.

Com as reuniões, a comissão pretendeu fazer um alinhamento das propostas já em tramitação com as sugestões e críticas recebidas durante os encontros. “A partir disso, elaboramos um relatório que tem servido de embasamento para a futura legislação”, afirma o deputado. “Acredito que este trabalho vai resultar em algumas iniciativas importantes. Uma delas é levar ao Governo do Estado a necessidade de maior volume de recursos para as instituições que cuidam dos animais apreendidos com traficantes ou que abrigam animais abandonados”, pondera.

Proteção à fauna – Para o parlamentar, as discussões originadas das audiências públicas também trouxeram à tona a necessidade de mudanças já clamadas pela sociedade e o apoio necessário para quem ajuda a proteger a fauna brasileira em geral. “Hoje, percebe-se uma reação de revolta contra as pessoas que abandonam seus animais domésticos nas ruas e o uso de animais em testes já é visto por grande parte da sociedade como método que precisa ser substituído”, exemplifica. O deputado Célio Moreira acredita que o ser humano tende a se tornar cada dia menos tolerante com abusos e crueldade contra animais.

Confira os 33 projetos de lei sobre a causa animal em tramitação na ALMG:

Projeto de Lei

Deputado autor da matéria

Assunto

5.188/14

Fred Costa

Proíbe a produção e a comercialização de foie gras.

5.135/14

Fred Costa 

Proíbe a criação de animais para extração de peles.

5.066/14

 

Agostinho Patrus Filho (PV)

Torna obrigatória a divulgação dos números de telefones das polícias Civil e Militar em pet shops, clínicas veterinárias e estabelecimentos equivalentes, com a finalidade de combater maus-tratos a animais silvestres, domésticos ou domesticados.

4.975/14

Tony Carlos (PMDB)

Torna obrigatória a afixação de comprovante de capacitação profissional de tosador e banhista nos estabelecimentos de higiene e estética de animais domésticos.

4.901/14

Marques Abreu (PTB)

 

Dispõe sobre a instalação de câmera de vídeo em pet shops.

4.881/14

Sávio Souza Cruz (PMDB)

 

Proíbe a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos e de higiene pessoal, perfumes e seus componentes.

4.880/14

João Vítor Xavier (PSDB)

 

Proíbe a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos e de higiene pessoal e perfumes e seus componentes.

4.714/13

Liza Prado (Pros) 

Dispõe sobre o transporte de animais domésticos em ônibus intermunicipais.

4.687/13

Célio Moreira 

 

Proíbe a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos e de higiene pessoal, perfumes e seus componentes.

4.657/13

Sávio Souza Cruz 

Dispõe sobre a utilização de animais em atividades de ensino.

4.546/13

Fred Costa

Altera a lei 16.301, de 2006, que disciplina a criação de cães das raças pit bull, dobermann e rottweiler.

4.272/13

Fred Costa

Institui o programa de identificação e controle da população de cães e gatos.

4.184/13

 Fred Costa  Dispõe sobre o transporte intermunicipal de animais domésticos.

4.169/13

Fred Costa e Anselmo José Domingos (PTC) 

Dispõe sobre a circulação de veículo de tração animal em vias públicas.

4.141/13

Fred Costa

Dispõe sobre as penalidades pela prática de maus-tratos contra animais.

3.960/13

Fred Costa

Dispõe sobre a doação de cães e cavalos integrantes do patrimônio do Estado.

3.938/13

Anselmo José Domingos

Proíbe a prática da vivissecção nas escolas de ensinos infantil, fundamental, médio, técnico e superior.

3.715/13

Fred Costa

Disciplina a utilização de animais em atividades de ensino e de pesquisa.

3.714/13

Fred Costa

Proíbe a entrega de animais capturados pelos centros de controle de zoonoses e canis públicos a instituições de ensino e pesquisa.

3.646/12

Fábio Cherem (PSD) 

Proíbe a exigência de caução para internação de animais em hospitais ou clínicas veterinárias da rede privada.

3.583/12

Fred Costa

Torna obrigatório o atendimento veterinário gratuito aos animais da população carente.

3.554/12

Fred Costa

Dispõe sobre o serviço disque-denúncia animal.

3.008/12

Anselmo José Domingos

Estabelece área destinada ao abrigo e tratamento de animais.

2.965/12

Arlen Santiago (PTB)

Regula a ornitocultura, dispõe sobre sua fiscalização e controle.

2.206/11

Anselmo José Domingos

Dispõe sobre a regulamentação da eliminação da vida de cães e gatos.

2.086/11

Fred Costa

Dispõe sobre os procedimentos de esterilização de animais domésticos.

2.085/11

Fred Costa

Dispõe sobre a eutanásia em animais.

1.197/11

Dalmo Ribeiro Silva

Institui o Código Estadual de Proteção aos Animais.

685/11

Arlen Santiago

Permite a realização de rodeios e vaquejadas.

587/11

Fred Costa

 

Determina o repasse de informação ao consumidor, na comercialização de qualquer produto que contenha animal ou componente animal ou que tenha sido elaborado por meio de método que utilize animal.

575/11

Alencar da Silveira Jr (PDT) 

Dispõe sobre o controle da reprodução de cães e gatos.

261/11

Fred Costa

Normatiza o controle da eutanásia de cães portadores de leishmaniose visceral.

75/11

Fred Costa

Institui a certificação "selo verde, saúde pública e bem-estar animal do Estado".