Constituição Federal de 1988, a Constituição Cidadã
Oferecer ferramentas para análise da Constituição Federal de 1988, em especial do art. 5º, para que os alunos aprimorem a construção do conceito de cidadania.
Aqui, os professores do ensino fundamental e médio têm acesso a planos de aula e a recursos didáticos que podem auxiliá-los na sala de aula.
Oferecer ferramentas para análise da Constituição Federal de 1988, em especial do art. 5º, para que os alunos aprimorem a construção do conceito de cidadania.
A Lei Maria da Penha será abordada por meio de materiais que a abordam. O objetivo é conhecer a Lei 1.1340, de 2006, e os avanços que a norma traz para o enfrentamento da violência doméstica e familiar.
A violência doméstica e familiar será abordada por meio de discussão e reflexão sobre o tema. O objetivo é compreender os estereótipos presentes em frases encontradas no cotidiano.
A violência nos espaços institucionais de poder será abordada por meio da discussão sobre dados e análises estatísticas sobre o tema. O objetivo é analisar dados que demonstram a participação das mulheres no mercado de trabalho e na representação política.
Os obstáculos enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho serão abordadas nesta atividade. O objetivo é refletir sobre a divisão social do trabalho e os impactos na vida de homens e mulheres.
Estimular a reflexão sobre diversidade cultural, a partir dos marcadores étnicos e raciais, com a produção de um mapa colaborativo das diversidades existentes no município.
Este plano discute a relação entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, valendo-se de trechos do filme Lincoln, de Steven Spielberg. O objetivo é compreender as funções dos três Poderes e a forma como interagem a partir de questões políticas e econômicas.
Fomentar o debate sobre a pouca presença de negros e de indígenas na publicidade brasileira a partir da análise de propagandas publicadas em imprensa nacional, refletindo sobre as consequências dessa invisibilidade.
Fomentar o debate sobre desigualdades sociais produzidas a partir de marcadores raciais e étnicos e refletir sobre suas possíveis causas sociais, culturais e históricas
Sensibilizar sobre a relevância do tema Discriminação étnico-racial (tema do Parlamento Jovem de Minas 2019) a partir da discussão de notícias divulgadas em alguns veículos de comunicação sobre casos de preconceito de origem étnica e racial.