1. Exibição de vídeos
Para que o aluno compreenda bem o processo retratado no filme Lincoln, é interessante que você introduza alguns conteúdos antes da sua exibição. Recomendamos o vídeo Como surgem as leis, que trata das etapas de apresentação de um projeto de lei, com ênfase no papel das comissões no processo de discussão e nos atores que podem propor uma lei. Duração: 4min26s.
2. Pesquisa sobre as funções dos três Poderes
Após a exibição do vídeo, exponha a função de cada um dos três Poderes. Uma alternativa é imprimir o material dos links Legislativo, Executivo e Judiciário e disponibilizá-lo aos alunos. Ou, ainda, aproveitar a sala de informática em que o vídeo for exibido e pedir aos estudantes que consultem esses sites.
3. Exibição do filme Lincoln
Compreendidas as informações sobre as funções dos três Poderes, passe para a exibição do filme Lincoln, explicando o contexto polêmico em que as leis tratadas no filme foram votadas. Àquela época (1863-1865), os Estados Unidos estavam divididos entre o movimento separatista dos estados do Sul (Estados Confederados da América), surgido após a eleição de Abraham Lincoln para a presidência do país, e os estados do Norte, que representavam a União.
O presidente Lincoln tinha um discurso abolicionista e procurava emancipar, como demonstrado no filme, os negros da escravidão. Isso gerou discórdia por parte dos confederados do Sul, que defendiam a mão de obra escrava, sobretudo em suas grandes plantações. A eleição de Lincoln foi o estopim da Guerra de Secessão, guerra civil norte-americana que terminou com a derrota dos confederados e a reunificação do país.
Apresente os seguintes trechos do filme aos estudantes e peça para que tomem nota dos assuntos discutidos e das decisões tomadas:
- 1º trecho: 00h19min40s aos 00h30min50s (duração: 11 minutos).
Nesse trecho, Lincoln discute intimamente com seus correligionários sobre a questão que ele pretende tratar no plenário.
- 2º trecho: 01h46min30s até 02h05min10s (duração: 20 minutos).
Nesse trecho, ocorre a trama da votação no plenário para o dia marcado.
Lembramos que, caso o filme seja exibido por outro meio que não seja o YouTube (DVD, blu-ray, etc.), é necessário verificar se a marcação dos trechos sugeridos confere com as cenas descritas e, se não for coincidente, que sejam localizados tais trechos.
Após a exibição desses trechos, peça aos alunos que comentem as observações anotadas. As seguintes perguntas podem orientar a discussão:
- Quais problemas foram detectados no diálogo entre os Poderes Executivo e Legislativo?
- Como estavam organizados os partidos no plenário?
- Houve interferência do Poder Judiciário?
- A lei proposta por Lincoln foi aprovada?
- Qual foi a reação geral das pessoas presentes no plenário ao final da votação?
4. Fechamento
Para encerrar a atividade, recomendamos retomar a relação entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, tentando mostrar exemplos atuais de conflitos ou de bons relacionamentos entre tais Poderes em qualquer esfera.