1. Sensibilização e preparação
Informar aos estudantes que eles participarão de um jogo, que terá como tema as desigualdades étnicas e raciais. Ao contrário de um jogo convencional, nesse não haverá ganhadores ou perdedores individuais, mas a produção de um debate coletivo sobre o tema.
Será necessário dividir os estudantes em equipes (seis alunos, em média). O ideal é que os grupos sejam os mais heterogêneos possíveis, misturando garotos e garotas, estudantes de bairros distintos, de classes sociais diferentes etc.
O espaço para a dinâmica deverá ter uma pequena mesa ou aparador, disposto à frente ou centro dos grupos, onde ficarão os cartões verdes e vermelhos que serão utilizados. Cada grupo deverá receber uma caneta ou lápis para a anotação de informações.
2. Início do jogo
As perguntas a serem respondidas pelos grupos de estudantes estão descritas no item Material de apoio. Você deve colocá-las em uma folha e distribuir uma para cada grupo. Sugerimos que leia as orientações iniciais presentes na folha, explicando aos grupos como trabalhar durante os 20 minutos destinados a essa atividade:
Leiam as perguntas com atenção;
- Debatam a resposta entre as duas alternativas dadas. A escolhida deverá ser marcada com um X
- Peguem da mesa central o tipo e número de cartões indicados na resposta escolhida
- Pulem as perguntas que não souberem responder e anotem: não respondida.
Ao final do tempo estipulado para a tarefa, pedir a cada grupo que conte, em público, os números de cartões verdes e vermelhos acumulados.
3. Discussão e socialização
Nesse tipo de dinâmica, é muito provável que o número de cartões vermelhos acumulados seja muito superior ao número de cartões verdes. Essa diferença numérica deverá ser discutida e problematizada com o grupo.
ara isso, é importante abrir o debate, observando as questões que os próprios jovens irão elaborar a partir dessa vivência. O debate poderá ser enriquecido ou orientado pelas seguintes questões:
O que explicaria essa diferença no número de negros e indígenas, quando comparado ao número de pessoas brancas nesses espaços, lugares e instituições?
Basta ter força de vontade e iniciativa para que uma pessoa negra ou indígena possa alcançar os mesmos espaços de prestígio e poder do que uma pessoa não negra ou não indígena?
Foi difícil saber se uma pessoa poderia ser considerada negra ou indígena para ser considerada em alguma das respostas? Como o grupo resolveu essa questão?
O debate pode durar aproximadamente 30 minutos. Pode ser demandado, ou pode ser observado, se alguns dos presentes queira dar algum tipo de depoimento ou testemunho. Nesses casos, é importante abrir a palavra, mas deve-se tentar evitar que o debate se transforme em um espaço apenas para o relato de experiências pessoais.
Fechamento
Para fechar essa oficina, mostre, através de slides em powerpoint ou cartazes impressos, algumas informações e dados estatísticos que demonstram como as desigualdades étnicas e raciais são uma realidade estrutural em todo o país.
Há alguns exemplos sugeridos no item Material de apoio. Encerre a atividade fazendo uma síntese, com a ajuda da turma, dos principais pontos trabalhados em um quadro branco ou cartolina, como forma de auxiliar na fixação.