Em seu parecer, o deputado Virgílio Guimarães ressalta que título contribuirá para o desenvolvimento econômico de Resende Costa

Minas Gerais terá Capital do Artesanato Têxtil

Comissão de Desenvolvimento Econômico deu aval a proposta que garante título à cidade localizada na Estrada Real.

02/12/2020 - 22:00

Reconhecimento à vocação natural do povo de Resende Costa (Região Central do Estado) e de sua tradição secular na produção do artesanato, cuja técnica de tecelagem é passada de geração em geração. Esse é o propósito do Projeto de Lei (PL) 4.868/17, do deputado Cristiano Silveira (PT), que confere ao município o título de Capital Estadual do Artesanato Têxtil.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em reunião realizada nesta quarta-feira (2/12/20), acatou parecer de 2º turno favorável à matéria.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

O relator, deputado Virgílio Guimarães (PT), opinou pela aprovação da proposta na forma do vencido (texto aprovado em 1º turno pelo Plenário).

No texto, o relator lembra que, na forma original, a proposta designava a localidade como Capital do Tear e que, do decorrer da tramitação, o título foi alterado para Capital Estadual do Artesanato Têxtil. Isso porque este é o termo mais adotado popularmente, além de permitir diferenciar o município de outros que produzem artigos têxteis industriais, e também dos que fazem artesanato por outros processos e matérias-primas.

O parecer ainda reitera que cerca de 70% da população do município vive, direta ou indiretamente, da produção e do comércio do artesanato têxtil. Ressalta também que a cidade, situada no caminho velho da Estrada Real, possui vários ateliês e lojas, que são frequentemente visitados por turistas, principalmente os que estão passeando pelas históricas Tiradentes e São João del-Rei.

Por fim, pondera o texto acatado, a concessão do título ajudará a incentivar o crescimento desse tipo de atividade e também do turismo na cidade, contribuindo para a geração de empregos e o desenvolvimento econômico local.