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A violência se encontra presente no cotidiano de diversas mulheres e este será o tema guia da atividade a ser realizada. Os alunos iniciarão a atividade com uma reflexão sobre os tipos de violência contra a mulher e sobre padrões socioculturais. Em seguida, farão uma tempestade de ideias sobre o tema e comentários sobre ilustrações da artista Raquel Vitorelo. Após isto, os alunos lerão e discutirão as biografias de mulheres consideradas importantes na história. Por fim, serão estimulados a refletirem sobre alguns pontos-chave.
A participação do cidadão como agente de mudança na sociedade será apresentada aos estudantes a partir do conceito de projeto de lei e como a população pode ter papel ativo na sua elaboração. Como atividade final, sugerimos aos alunos criarem um projeto de lei baseado na vivência escolar.
Os conceitos e as funções dos três Poderes serão abordados a partir de uma breve contextualização histórica do Movimento Iluminista (conhecido como Iluminismo), no século XVIII, e de suas críticas ao regime absolutista. Finalizada a contextualização, propomos a exibição de um vídeo sobre as definições e as atribuições dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Depois, os alunos pesquisarão em sites de jornais, na televisão e em revistas notícias sobre os Poderes para serem apresentadas e debatidas.
O assédio sexual em espaços públicos será abordado nesta atividade com a discussão sobre a criação do vagão rosa para o metrô. Em um primeiro momento, o tema será contextualizado com base em um texto. Em seguida, os alunos discutirão, em grupos, sobre a contextualização feita, argumentando serem contra ou a favor do vagão rosa para o metrô. Para finalizar a atividade, serão apresentadas imagens da campanha Chega de Fiu-Fiu, lançada pela ONG feminista Think Olga em julho de 2013.
A Lei Maria da Penha será abordada nesta atividade por meio de materiais que a abordam. Primeiramente será levantado se os alunos possuem algum conhecimento sobre a lei em questão. Em seguida, será exibido, em duas partes, o vídeo A vida de Maria da Penha. Na primeira parte serão feitas aos alunos algumas perguntas sobre a vida de Maria da Penha, já na segunda parte, os alunos irão expor suas impressões sobre a entrevista assistida. A terceira atividade será a leitura e discussão, em grupo, da Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006. Para finalizar a atividade, poderão ser feitas algumas ponderações sobre as inovações advindas dessa lei.