Planos de Aula

Mulheres que inspiram

A violência se encontra presente no cotidiano de diversas mulheres e este será o tema guia da atividade a ser realizada. Os alunos iniciarão a atividade com uma reflexão sobre os tipos de violência contra a mulher e sobre padrões socioculturais. Em seguida, farão uma tempestade de ideias sobre o tema e comentários sobre ilustrações da artista Raquel Vitorelo. Após isto, os alunos lerão e discutirão as biografias de mulheres consideradas importantes na história. Por fim, serão estimulados a refletirem sobre alguns pontos-chave.

Recomendado para: Alunos do ensino médio

Objetivo

Analisar os padrões sócio-culturais que criam desigualdade de gêneros e, consequentemente, fortalecem a violência contra a mulher.

Elaborado por

Equipe do Parlamento Jovem de Minas

Duração

1h30min

Infraestrutura
  • Papeis, canetas ou lápis.
  • Slides com imagens de ilustrações de Raquel Vitorelo, em seu projeto “Coisa de Mulher."
  • Biografias de Mulheres que fizeram história (material de apoio)

A violência está presente na vida de várias mulheres e é consequência da desigualdade histórica de gênero estabelecida dentro das sociedades e das estruturas de poder. Esse tipo de violência pode surgir de várias formas, se caracterizando por qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado. Muitas mulheres são, ainda, menosprezadas em vários aspectos na sociedade, enfrentando desigualdades salariais e de cargos, críticas, agressões de várias formas e assédios. Apesar dos desafios, há grandes exemplos de mulheres que conseguiram superar as barreiras da violência e inspirar outras mulheres, o que será abordado nesta atividade.

1. Sensibilização: inicie perguntando aos alunos o que lhes vem à cabeça quando pensam no tema Violência contra a mulher. Incentive-os a refletir sobre os diversos tipos de violência que a mulher pode sofrer e sobre os padrões culturais e sociais que colaboram para isso. Veja algumas questões norteadoras:

a) O que você entende por violência contra a mulher? Quais ações, condutas podem ser caracterizadas como um ato violento contra as mulheres?

b) A violência é um fenômeno que assusta e está presente na sociedade de diversas formas, contra diversos públicos. Mas por que é importante refletir sobre a violência contra as mulheres, especificamente?

c) Em sua opinião, quais são os fatores (sociais, culturais, religiosos, etc.) que propiciam a violência contra a mulher? 

2. Tempestade de ideias: comente com os estudantes que durante o encontro o grupo vai refletir sobre determinados padrões socioculturais que indicam como homens e mulheres devem agir e se vestir. Vai ainda analisar se esses padrões contribuem para a igualdade de oportunidades ou se alimentam desigualdades entre homens e mulheres, tendo a violência contra a mulher como uma de suas consequências. Para iniciar, peça aos jovens que listem, em 5 minutos, o que consideram ser “coisa de mulher” e “coisa de homem”. Após esse tempo, convide-os para socializarem seus registros com o grupo. 

3. Leitura da obra “Coisa de mulher”: informe aos estudantes que agora conhecerão o trabalho da artista Raquel Vitorelo, criadora de um conjunto de ilustrações intituladas “Coisa de mulher”, e que buscam resgatar e homenagear mulheres históricas, em diversas áreas de conhecimento, dando um novo sentido à expressão “coisa de mulher”, muito utilizada em conteúdos pejorativos contra a figura feminina. Conforme declara em seu site, Raquel procura demonstrar com seu trabalho que “coisa de mulher” é muito mais do que somos levados a acreditar, trazendo assim evidência de que a história é construída por mulheres de todos os tipos, em todas as áreas do conhecimento, do esporte e das artes. Após essa introdução, apresente os slides com as ilustrações da autora e peça aos alunos para se manifestarem quando conhecerem ou tiverem “ouvido falar” sobre alguma das mulheres retratas. Ao final da exibição, abra espaço para os jovens comentarem, de forma geral, suas impressões sobre a ideia central das obras. 

4. Leitura e discussão de biografias: organize os alunos em duplas ou grupos e distribua a biografia de outras mulheres consideradas importantes na história (veja material de apoio 1) para leitura e discussão. Oriente-os a refletir sobre quais lutas essas mulheres enfrentaram para alcançar seus objetivos, se há elementos que sinalizam padrões sociais, culturais e religiosos que relegam um papel submisso ou secundário da mulher na sociedade ou demonstram desigualdade de gênero. 

5. Socialização: em roda, peça aos alunos que compartilhem a discussão feita no grupo, destacando a importância dessas mulheres na história da humanidade.

Fechamento:

Para finalizar, estimule a reflexão de alguns pontos presentes no material de apoio 2.

-

VITORELO, Raquel. Coisa de Mulher. 2014. Facebook: rvitorelo. Disponível em: < https://www.facebook.com/media/set/?set=a.578932722216225.1073741829.571588222950675&type=3obras>. Acesso em: 13 mar. 2020.