Professores convivem com contratos temporários, falta de infraestrutura e de formação, além de muitas vezes atuarem fora de suas comunidades.
20/06/2024 - Atualizado em 20/06/2024 - 19:10Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
23ª Reunião Extraordinária
Finalidade da audiência pública: Debater os impasses e as perspectivas da educação escolar quilombola no Estado a partir dos resultados gerais do curso Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola - Ereeq - da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais - UFMG -, com ênfase nas cartografias da situação da oferta e do descumprimento dos direitos.
Apresentação
Shirley Aparecida de Miranda, professora no Departamento de Administração Escolar FaE/UFMG, pró-reitora adjunta de assuntos estudantis da UFMG, integrante da equipe gestora programa ações afirmativas na UFMG e coordenadora do curso de aperfeiçoamento em equidade racial
Apresentação
Eduardo Fernandes de Araújo, coordenador-geral de educação étnico-racial e educação escolar quilombola - Ministério da Educação
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1ª Parte da reuniãoExpediente
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Leitura e aprovação da ata
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Leitura da correspondência
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Designação de relator
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2ª Parte da reuniãoOrdem do Dia
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1ª FaseDiscussão e votação de parecer sobre proposição sujeita a apreciação do plenário
- Nenhum parecer para apreciação nesta reunião.
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2ª FaseDiscussão e votação de proposições que dispensam a apreciação do plenário
- Nenhuma proposição para apreciação nesta fase.
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3ª FaseRecebimento, discussão e votação de proposições da comissão
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3ª Parte da reuniãoRealização de audiências, debates e apreciação de requerimentos
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1ª FaseAudiência pública
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Finalidade da audiência pública: Debater os impasses e as perspectivas da educação escolar quilombola no Estado a partir dos resultados gerais do curso Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola - Ereeq - da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais - UFMG -, com ênfase nas cartografias da situação da oferta e do descumprimento dos direitos.
RQC Requerimento de Comissão 9030/2024
Autores dos requerimentos:- Dep. Macaé Evaristo
- Dep. Ana Paula Siqueira
- Dep. Leninha
- Dep. Andréia de Jesus
- Dep. Beatriz Cerqueira
- Dep. Bella Gonçalves
Eduardo Fernandes de Araújo ConfirmadoCoordenador-Geral de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola - Ministério da EducaçãoHelder Magno da Silva ConfirmadoProcurador da República em Minas GeraisRosely Lúcia de LimaSuperintendente de Políticas Pedagógicas - Secretaria de Estado de EducaçãoRepresentando Lucas Figueiredo NicolauAssessor Chefe de Relações Institucionais - Secretaria de Estado de EducaçãoShirley Aparecida de Miranda ConfirmadoProfessora no Departamento de Administração Escolar FaE/UFMG, Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis da UFMG, Integrante da Equipe Gestora Programa Ações Afirmativas na UFMG e Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Equidade RacialGilmara Silva Souza ConfirmadoSupervisora do Curso de Aperfeiçoamento em Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola da Universidade Federal de Minas Gerais - Caereeq / UFMGRobeilto Francisco Borges ConfirmadoTutor no Curso de Aperfeiçoamento em Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola da Universidade Federal de Minas Gerais - Caereeq / UFMGMiriam Aprigio Pereira ConfirmadoHistoriadora, Representante do Quilombo dos Luízes e Tutora Curso de Aperfeiçoamento em Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola da Universidade Federal de Minas Gerais - Caereeq / UFMGLara Luisa Silva Gomes ConfirmadoTutora do Curso de Aperfeiçoamento em Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola da Universidade Federal de Minas Gerais - Caereeq / UFMG e Pedagoga do Instituto Federal de Santa CatarinaDiana Aparecida Cunha Barbosa ConfirmadoMembro da Comissão Permanente da Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Estado de EducaçãoAugusto Rodrigues Azevedo Oliveira ConfirmadoProfessor - Curso de Aperfeiçoamento em Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola CAEREEQ UFMGCarina Aparecida Veridiano ConfirmadoTutora no Curso de Aperfeiçoamento em Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola CAEREEQ UFMGGessiane Ambrosio Nazario Confirmado Participação remotaCoordenadora do Coletivo de Educação da CONAQ - Coordenação Nacional de Articulação de QuilombosFrancisco Cordeiro BarbosaPresidente da Associação Quilombola de Brejo dos Crioulos -
2ª FaseRecebimento e votação de requerimentos
Assessor
Julio Cesar de Abreu
Tel.: (31) 21087132
Consultor
Cristiane Marçal dos Santos Martins
Tel.: (31) 21087684
Assessor de evento
Marcelo Magno da Cunha
Tel.: (31) 21083516
Esta pauta poderá sofrer alterações até 24 horas antes da sua realização (parágrafo único do artigo 120 do Regimento Interno)
Resultado da reunião: Reunião ocorrida.
Dep. Macaé Evaristo
(Vice-Presidenta)
/ PT
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
Dep. Sargento Rodrigues
/ PL
- Substituindo Dep. Coronel Sandro
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
Eduardo Fernandes de Araújo
Coordenador-Geral de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola - Ministério da Educação
Coordenador-Geral de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola - Ministério da Educação
Diana Aparecida Cunha Barbosa
Membro da Comissão Permanente da Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Estado de Educação
Membro da Comissão Permanente da Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Estado de Educação
Robeilto Francisco Borges
Tutor no Curso de Aperfeiçoamento em Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola da Universidade Federal de Minas Gerais - Caereeq / UFMG
Tutor no Curso de Aperfeiçoamento em Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola da Universidade Federal de Minas Gerais - Caereeq / UFMG
Gessiane Ambrosio Nazario
Coordenadora do Coletivo de Educação da CONAQ - Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos
Coordenadora do Coletivo de Educação da CONAQ - Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos
Rosely Lúcia de Lima (representando Lucas Figueiredo Nicolau)
Superintendente de Políticas Pedagógicas - Secretaria de Estado de Educação
Superintendente de Políticas Pedagógicas - Secretaria de Estado de Educação
Shirley Aparecida de Miranda
Professora no Departamento de Administração Escolar FaE/UFMG, Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis da UFMG, Integrante da Equipe Gestora Programa Ações Afirmativas na UFMG e Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Equidade Racial
Professora no Departamento de Administração Escolar FaE/UFMG, Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis da UFMG, Integrante da Equipe Gestora Programa Ações Afirmativas na UFMG e Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Equidade Racial
Miriam Aprigio Pereira
Historiadora e Tutora do Curso de Aperfeiçoamento em Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola da Universidade Federal de Minas Gerais - Caereeq / UFMG
Historiadora e Tutora do Curso de Aperfeiçoamento em Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola da Universidade Federal de Minas Gerais - Caereeq / UFMG
Carina Aparecida Veridiano
Tutora no Curso de Aperfeiçoamento em Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola CAEREEQ UFMG
Tutora no Curso de Aperfeiçoamento em Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola CAEREEQ UFMG
Gilmara Silva Souza
Supervisora do Curso de Aperfeiçoamento em Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola da Universidade Federal de Minas Gerais - Caereeq / UFMG
Supervisora do Curso de Aperfeiçoamento em Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola da Universidade Federal de Minas Gerais - Caereeq / UFMG
Helder Magno da Silva
Procurador da República em Minas Gerais
Procurador da República em Minas Gerais
Augusto Rodrigues Azevedo Oliveira
Professor - Curso de Aperfeiçoamento em Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola CAEREEQ UFMG
Professor - Curso de Aperfeiçoamento em Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola CAEREEQ UFMG
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1ª Parte da reuniãoExpediente
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Leitura e aprovação da ata
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Leitura da correspondência
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Designação de relator
- Nenhuma matéria recebida para designação de relator.
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2ª Parte da reuniãoOrdem do Dia
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1ª FaseDiscussão e votação de parecer sobre proposição sujeita a apreciação do plenário
- Nenhum parecer para apreciação nesta reunião.
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2ª FaseDiscussão e votação de proposições que dispensam a apreciação do plenário
- Nenhuma proposição para apreciação nesta reunião.
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3ª FaseRecebimento, discussão e votação de proposições da comissão
- Nenhuma proposição recebida ou discutida nesta reunião.
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3ª Parte da reuniãoRealização de audiências, debates e apreciação de requerimentos
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1ª FaseAudiência pública
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Finalidade da audiência pública: Debater os impasses e as perspectivas da educação escolar quilombola no Estado a partir dos resultados gerais do curso Equidade Racial na Educação Escolar Quilombola - Ereeq - da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais - UFMG -, com ênfase nas cartografias da situação da oferta e do descumprimento dos direitos.
RQC Requerimento de Comissão 9030/2024
Autores dos requerimentos:- Dep. Macaé Evaristo
- Dep. Ana Paula Siqueira
- Dep. Leninha
- Dep. Andréia de Jesus
- Dep. Beatriz Cerqueira
- Dep. Bella Gonçalves
Resultado: Audiência pública ocorrida. -
2ª FaseRecebimento e votação de requerimentos
- Nenhum requerimento recebido ou votado nesta reunião.
- Requerimentos decorrentes da audiência pública e seus desdobramentos
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RQC Requerimento de Comissão 9386/2024
Ementa: Requerem seja encaminhado à Secretaria de Estado de Educação - SEE - pedido de providências para a interrupção imediata do processo de fechamento de escolas quilombolas sem prévia consulta às comunidades, conforme determina o parágrafo único do art. 28 da Lei Federal nº 9.394, de 20/12/1996 - LDB.Autores: Dep. Macaé Evaristo, Dep. BetãoSituação: Requerimento em tramitação
RQC Requerimento de Comissão 9387/2024
Ementa: Requerem seja encaminhado à Universidade do Estado de Minas Gerais - Uemg - e à Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes - pedido de providências para a inclusão de professores quilombolas nos respectivos quadros de docentes.Autores: Dep. Macaé Evaristo, Dep. BetãoSituação: Requerimento em tramitação
RQC Requerimento de Comissão 9388/2024
Ementa: Requerem seja realizada audiência pública para debater a implementação, na rede estadual de ensino, da Lei Federal nº 10.639, de 9 de janeiro 2003, que determina a inclusão no currículo oficial das escolas a temática "História e cultura afro-brasileira".Autores: Dep. Macaé Evaristo, Dep. BetãoSituação: Evento aguardando agendamento
RQC Requerimento de Comissão 9389/2024
Ementa: Requerem seja encaminhado à Prefeitura Municipal de São Francisco pedido de providências para que sejam construídas escolas nas comunidades de Benedito Costa e Buriti do Meio, para garantir condições adequadas para o desenvolvimento da proposta político-pedagógica de educação quilombola.Autores: Dep. Macaé Evaristo, Dep. BetãoSituação: Requerimento em tramitação
RQC Requerimento de Comissão 9390/2024
Ementa: Requerem seja encaminhado à Secretaria de Estado de Educação - SEE - pedido de providências para que priorize a lotação dos profissionais quilombolas nas escolas situadas nas comunidades quilombolas, adotando critérios e requisitos nos processo de contratação temporária de trabalhadores da educação que favoreçam o atendimento dessas escolas; construa mecanismos de comprovação do pertencimento quilombola, em acordo com as organizações quilombolas, conforme determina a Convenção 169 da Organização internacional do Trabalho; promova e incentive a formação continuada dos professores que atuam na educação quilombola; e garanta a liberação da carga horária de atuação dos docentes para frequência em cursos de aprimoramento profissional.Autores: Dep. Macaé Evaristo, Dep. BetãoSituação: Requerimento em tramitação
RQC Requerimento de Comissão 9391/2024
Ementa: Requerem seja encaminhado à reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais pedido de informações sobre o número de vagas reservadas para candidatos pertencentes a comunidades quilombolas no período de 2018 a 2024, nos termos do art. 3º da Lei nº 22.570, de 5/7/2017.Autores: Dep. Macaé Evaristo, Dep. BetãoSituação: Requerimento em tramitação
RQC Requerimento de Comissão 9392/2024
Ementa: Requer seja encaminhado ao reitor da Universidade Estadual de Montes Claros pedido de informações sobre o número de vagas reservadas para candidatos pertencentes a comunidades quilombolas no período de 2018 a 2024, nos termos do art. 3º da Lei nº 22.570, de 5/7/2017.Autores: Dep. Macaé Evaristo, Dep. BetãoSituação: Requerimento em tramitação
RQC Requerimento de Comissão 9393/2024
Ementa: Requerem seja encaminhado ao secretário de Estado de Educação pedido de informações sobre o contexto de oferta da educação quilombola em Minas Gerais, especificamente com relação às questões a seguir: identificação e localização das escolas quilombolas municipais e estaduais no Estado, tanto as situadas nos territórios das comunidades quilombolas quanto as localizadas fora desses territórios mas atendam mais de 50% de alunos quilombolas; montante e situação da execução orçamentária dos recursos destinados à melhoria da qualidade de oferta dessa educação no Estado; procedimentos para cadastro das escolas nos sistemas de gerenciamento do Ministério da Educação como escolas quilombolas; número de solicitações de reconhecimento de escola de educação escolar quilombola, bem como o número de processos em tramitação e concluídos, nos termos da Portaria SEE nº 50, de 12 de janeiro de 2022, que regulamenta os procedimentos de análise e reconhecimento como educação quilombola em comunidades remanescentes de quilombos em Minas Gerais.Autores: Dep. Macaé Evaristo, Dep. BetãoSituação: Requerimento em tramitação
RQC Requerimento de Comissão 9394/2024
Ementa: Requerem seja encaminhado à Secretaria de Estado de Educação - SEE - pedido de providências para que sejam publicadas as informações de execução orçamentária dos recursos destinados à educação quilombola de forma transparente no "site" oficial da secretaria; sejam disponibilizados canais efetivos de comunicação nas instâncias de participação do sistema de educação, em especial no Conselho Estadual de Educação, no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb - ConsFundeb - e no Conselho Estadual de Alimentação Escolar; seja incluída representação de entidade da educação escolar quilombola nas listas tríplices específicas para composição do Conselho Estadual de Educação elaboradas por entidades da sociedade civil; 4. seja incluído, no ato da matrícula dos estudantes, mecanismo que identifique os alunos como pertencentes à comunidade quilombola, com o registro da comunidade à qual pertençam; e seja garantida a construção de projetos políticos pedagógicos das escolas quilombolas que respeitem a cultura e as práticas locais e as diretrizes nacionais para a educação escolar quilombola, instituídas pela Resolução CNE/CEB nº 8, de 20 de novembro de 2012.Autores: Dep. Macaé Evaristo, Dep. Betão, Dep. Beatriz CerqueiraSituação: Requerimento em tramitação