Montes Claros foi uma das cidades que receberam encontro regional do fórum

Fórum das startups chega à etapa final na ALMG

Propostas recolhidas via consulta pública e encontros regionais serão votadas pelos participantes do evento.

18/11/2016 - 11:11 - Atualizado em 22/11/2016 - 12:15

O Fórum Técnico Startups em Minas Gerais - A construção de uma nova política pública chega à sua etapa final a partir desta quarta-feira (23/11/16). Ao longo de três dias, os participantes do evento promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vão discutir, no Teatro, propostas para aprimorar políticas públicas de estímulo a esses empreendimentos. Um dos convidados é Uri Adoni, membro da Jerusalem Venture Partner (JVP Media Quarter), uma das maiores empresas no mundo especializada no investimento de capital em startups, com objetivo de fazê-las crescer e se desenvolver.

O israelense ministrará uma palestra magna no primeiro dia do evento, que contará com painéis e outras palestras. Uri Adoni falará sobre a experiência de Israel como um bem sucedido ambiente que permite o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a inovação tecnológica.

Na quinta-feira (24), a programação contempla discussões de propostas em três grupos de trabalho, divididos pelos temas Startups, empreendedorismo e inovação; Startups, políticas e desburocratização; e Startups, investimentos e incentivos. As propostas analisadas nos grupos serão levadas, então, à plenária final do evento, na sexta-feira (25), para votação e priorização daquelas que vão embasar a elaboração, pelos deputados, de um marco regulatório para as startups em Minas, incluindo o aprimoramento do Projeto de Lei (PL) 3.578/16, dos deputados Antônio Carlos Arantes e Dalmo Ribeiro Silva, ambos do PSDB. O documento final do evento será entregue ao presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB).

O PL 3.578/16 dispõe sobre a política estadual de estímulo, incentivo e promoção ao desenvolvimento local dessas empresas. O deputado Antônio Carlos Arantes está confiante nos avanços para o setor a partir de uma legislação específica e moderna. "Convidamos todos os setores envolvidos a participar com sugestões. Quanto mais ouvirmos, maior a nossa chance de acertar. Estamos trabalhando num marco regulatório que será um exemplo para outros estados”, afirma o parlamentar.

Para participar do evento, é preciso se inscrever no Portal da Assembleia até terça-feira (22), escolhendo um dos três grupos de trabalho que compõem o fórum. As inscrições são individuais, sendo opcional a inclusão dos dados da instituição à qual pertence o interessado em participar. Conheça a programação completa.

Histórias de sucesso em Israel serão apresentadas

Nos últimos anos, a JVP criou, investiu, desenvolveu e vendeu por bilhões de dólares várias empresas no mundo todo. Uri Adoni vai compartilhar algumas dessas histórias de sucesso de startups israelenses, assim como as experiências da JVP Media Quarter pelo mundo. Ele tem experiência na internet e nos novos meios de comunicação, obtida com sua posição anterior como CEO da MSN Israel.

Durante a última década, Uri Adoni foi um dos pioneiros da nova mídia em seu país. Trabalhando para a Microsoft durante esse tempo, também enfrentou desafios internacionais de marketing e negócios em campos como sites de busca e aplicativos de mensagens instantâneas. Antes de trabalhar na Microsoft, ele foi sócio e co-CEO da agência de publicidade Geller-Nessis Leo Burnett, trabalhando com marcas líderes como Coca-Cola, Procter & Gamble, Nokia, Philips e Energizer.

Propostas foram recolhidas via consulta pública e encontros regionais

Um dos meios de apresentação de propostas pelo fórum técnico foi a realização de uma consulta pública, encerrada em 4 de novembro. Também contribuirão com o documento final propostas obtidas em encontros regionais promovidos em Santa Rita do Sapucaí (Sul de Minas), Uberlândia (Triângulo Mineiro), Viçosa (Zona da Mata) e Montes Claros (Norte de Minas), nos meses de outubro e novembro deste ano. Participantes eleitos nesses encontros vão representar suas regiões na fase final, que elegerá, ainda, integrantes do comitê de representação, encarregado de acompanhar os desdobramentos do fórum técnico.

Paralelamente à consulta e aos encontros regionais, a ALMG realizou, também, o Debate Público Desenvolvimento Econômico-Social de Minas Gerais: O impacto do Código de Ciência, Tecnologia e Inovação, no último dia 7 de outubro. O evento foi promovido pela Comissão de Desenvolvimento Econômico.

Desafios - Além de colher sugestões para subsidiar a elaboração de políticas públicas sobre as startups em Minas Gerais, o objetivo do fórum é também discutir os desafios para o crescimento de empreendimentos iniciantes de tecnologia, de forma a estimular empreendedores mineiros, apontando, ainda, estratégias para que ações pioneiras de inovação desenvolvidas em Minas ganhem visibilidade e capilaridade.