A coordenadora do Parlamento Jovem pela Escola do Legislativo, Fernanda Freitas, explica dinâmica de funcionamento do Parlamento Jovem de Minas Gerais
Vani relatou que, na sua cidade, a única escola que tem aulas para o ensino médio participa do projeto

PJ de Minas apresenta projeto para novas câmaras municipais

Objetivo do curso é explicar o programa de formação política de jovens para municípios interessados em participar.

26/08/2016 - 13:35

Servidores das câmaras municipais interessadas em integrar o Parlamento Jovem de Minas em 2017 participaram, na manhã desta sexta-feira (26/8/16), de um curso de formação introdutória ao projeto de formação política de jovens, que é uma parceria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com a PUC Minas e câmaras municipais.

Na abertura do curso, a coordenadora estadual do PJ de Minas pela Escola do Legislativo da ALMG, Fernanda Freitas, ressaltou que o projeto espera desenvolver autonomia e capacidade dos municípios de se autorregularem.

Isso foi possível, segundo Fernanda, graças à perspectiva de polo, onde os municípios conseguem uma autonomia maior, em um conceito de interdependência. Ela lembrou que, há três anos, o projeto tinha 12 câmaras participantes e hoje já são 12 polos, com 43 municípios concluindo o processo em 2016.

A expectativa entre os participantes do curso era muito positiva. A servidora da Câmara de Bonfinópolis de Minas (Noroeste de Minas), Vani Caetano da Silva, disse que recebeu o convite da Câmara de João Pinheiro para conhecer o PJ de Minas. Ela conta que, além da etapa estadual na ALMG, participou das etapas municipais de João Pinheiro e Unaí, ambas no Noroeste.

Vani explicou que, em sua cidade, a única escola que oferece aulas para o ensino médio (público-alvo do projeto) já está envolvida com a iniciativa da ALMG. “Acho que será uma oportunidade válida para os jovens se interessarem pelo tema”, disse.

A servidora da Câmara de Cláudio (Centro-Oeste de Minas), Michelle Rodrigues Jorge, contou que recebeu convite da cidade de Nova Serrana, também no Centro-Oeste, e participou da etapa municipal naquela cidade para conhecer o projeto.

Segundo ela, as três escolas da cidade de Cláudio que oferecem ensino médio – duas estaduais e uma particular – se interessaram pelo PJ de Minas e a intenção é implantar no município em 2017.

Presente no curso, uma das coordenadoras estaduais do projeto pela PUC Minas, Karina Junqueira, ressaltou a importância do PJ de Minas para a formação política dos jovens, já que a percepção sobre o tema geralmente é algo negativo ou difícil.

“A partir da participação no projeto, eles percebem que política diz respeito à coletividade”, pontuou Karina, que ressaltou o envolvimento de 171 escolas participantes do projeto em 2016, que abordou o tema Mobilidade Urbana.