Oficina de entrosamento abre etapa final do Parlamento Jovem
Durante três dias, estudantes, coordenadores e monitores irão consolidar o trabalho de 2016 sobre mobilidade urbana.
24/08/2016 - 21:10A consolidação de cerca de sete meses de trabalho da 13ª edição do Parlamento Jovem de Minas Gerais, um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com a PUC Minas, teve início na noite desta quarta-feira (24/8/16), na sede do Parlamento mineiro. 110 estudantes de 43 municípios, distribuídos em 12 polos regionais, participam até esta sexta-feira (26) da etapa estadual, que simboliza o encerramento dos trabalhos de 2016 sobre o tema Mobilidade Urbana: Aonde dá para chegar?
Na noite desta quarta (24), os estudantes participaram de uma atividade de entrosamento com a Oficina de Teatro Juventude e Cidadania. Eles abordaram os três temas sugeridos para a edição de 2017: Educação política na escola; Melhoria da saúde pública; e Violência contra a Mulher. A votação do tema será na manhã desta quinta (25).
A expectativa de participar da etapa estadual era grande entre os estudantes, monitores, coordenadores e gestores do PJ de Minas. Gabriel Guimarães, de 18 anos, da cidade de Uberaba (Triângulo Mineiro), era um dos animados estudantes que participavam das dinâmicas na sede da ALMG.
Segundo ele, a expectativa se justificava, já que foram sete meses de trabalho, colhendo propostas sobre o tema em sua cidade. Gabriel destacou a importância de participar de ações como essa, para apresentar as sugestões regionais ao Legislativo estadual.
A estudante Klayne Taynara, de 15 anos, da cidade de Unaí (Noroeste de Minas), também demonstrava sua empolgação e alegria em participar do Parlamento Jovem de Minas Gerais. Em sua opinião, os jovens devem se empenhar em prol da sociedade e o pouco que conseguir em melhorias e conquistas, “mesmo que seja 1%”, já é importante.
A diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Itajubá (Sul de Minas) e coordenadora do projeto em sua cidade, Cássia Almeida, também ressaltou o trabalho feito ao longo dos meses nos municípios participantes. Para ela, a expectativa agora é de apresentar as propostas do seu polo sobre o tema.
Também do Sul de Minas, o presidente da Escola do Legislativo de Machado, Célio Cândido Alves, disse que foi gratificante ver o envolvimento dos jovens de seu município em um tema tão atual e que afeta as cidades.
Coordenadores destacam rede de formação política
Um dos avanços desta edição de 2016, que foi a maior de todas com a participação de cerca de 1.400 estudantes, foi a consolidação da rede de formação política. Essa foi uma das constatações feitas pela gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz de Castro; pela coordenadora do PJ de Minas pela Escola, Fernanda Freitas; e pelo coordenador do projeto pela PUC Minas, Alexandre Eustáquio Teixeira.
Para Fernanda, o trabalho em rede fortaleceu os parceiros, unificou e aproximou os participantes, mesmo lidando com realidades diversas. Alexandre também ressaltou que houve maturidade da metodologia do trabalho e do arranjo dos participantes em rede.
Ruth Schmitz ainda lembrou que o processo é dinâmico e não se encerra já que, paralelamente à realização dessa etapa final, haverá votação do tema de 2017. Além disso, a Escola já está recebendo os contatos das câmaras interessadas em participar da edição do ano que vem.
A etapa estadual prossegue nesta quinta e sexta-feira. Confira a programação.