Estudantes aprovam dez propostas para a plenária estadual
Participantes do PJ Minas se reuniram em grupos de trabalho para analisar sugestões sobre mobilidade urbana.
25/08/2016 - 20:31Mais de cem estudantes de 43 municípios mineiros que participam do Parlamento Jovem de Minas 2016 analisaram, até o início da noite desta quinta-feira (25/8/16), o documento com 80 propostas sobre o tema mobilidade urbana. Reunidos em três grupos de trabalho, na Escola do Legislativo, eles priorizaram nove sugestões e aprovaram também uma proposta inovadora, que serão levadas à plenária estadual nesta sexta (26), no Plenário.
O projeto de formação política, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e pela PUC Minas, em parceria com câmaras municipais, destina-se a alunos do ensino médio e está em sua 13ª edição.
As atividades da etapa estadual deste ano tiveram início na noite desta quarta (24) e prosseguem até esta sexta (26). Antes dela, foram concluídas as etapas municipais e regionais, nas quais propostas sobre a temática também foram discutidas.
Os grupos de trabalho foram divididos nos subtemas Mobilidade: participação e controle social (subtema 1); Trânsito e transporte (subtema 2); e Mobilidade e infraestrutura (subtema 3).
As propostas priorizadas no primeiro grupo foram: criar ou melhorar canais de atendimento à população para identificar as suas necessidades com relação à mobilidade e acessibilidade; implantar programa educacional de trânsito na programação das escolas; e solicitar obrigatoriedade da elaboração do plano diretor por todos os municípios, independente do número de habitantes.
Desse grupo, surgiu a proposta inovadora para a criação de um Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), com atendimento 24 horas, para todas as rodovias do Estado, para receber denúncias, sugestões e reclamações, além de prestar informações sobre acidentes.
Já no subtema 2 foram priorizadas as seguintes propostas: reativação e expansão da malha ferroviária mineira; criação de aplicativo gratuito contendo rotas, horários de ônibus, localização do veículo, entre outros; e incentivo às privatizações de estradas estaduais.
No subtema 3, destacaram-se as sugestões para ampliação de estrutura adequada às necessidades de pessoas com deficiência; implantação de ciclovias e bicicletários integrados ao transporte público; e elaboração de projeto de lei que estabeleça a obrigatoriedade da implantação de botoeiras equipadas com letras em braile e com sinal sonoro.
Estudantes refletem sobre propostas
A aluna Bruna Silva Ramos, de São Lourenço (Sul de Minas), enfatizou a relevância da proposta inovadora aprovada pelo grupo 1. Ela disse que se trata de um importante serviço e que tem chances de passar na plenária estadual.
Já o estudante Pedro Henrique Simioni, de Uberlândia (Triângulo Mineiro), que coordenou o grupo 2, considerou interessante a proposta priorizada que trata de linhas ferroviárias. Para ele, é preciso reativar essas linhas para o transporte de pessoas.
Para a aluna Luiza Dandarah Raimundo Gomes de Oliveira, de Nova Serrana (Centro-Oeste de Minas), que foi relatora do grupo 3, é preciso criar mecanismos com relação à mobilidade para a garantia dos direitos de pessoas com deficiência. Duas das propostas priorizadas pelo grupo tratam disso.
Segundo esses três jovens, o PJ Minas ampliou a visão que têm sobre política, bem como os tornou mais participativos e comunicativos.
Política Nacional - De acordo com o coordenador do Parlamento Jovem pela PUC Minas, Alexandre Eustáquio Teixeira, o conjunto das propostas que chegou à etapa estadual é interessante. Ele explicou que muitas sugestões estão alinhadas à Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Teixeira também ressaltou a animação dos alunos nos grupos de trabalho. “Eles querem defender suas ideias, propor e contrapor. O tema da mobilidade urbana permite a discussão de problemas que esses jovens vivenciam continuamente”, colocou.
Coordenadores destacam planos de ação desenvolvidos
Também na tarde desta quinta (25), coordenadores municipais e regionais apresentaram resultados de planos de ação elaborados em cada um dos 12 polos com o objetivo de superar dificuldades específicas de cada região no desenvolvimento do projeto. Entrosar alunos de cidades diferentes e institucionalizar o PJ Minas foram alguns dos desafios.
O coordenador do Polo Central, que envolve as cidades de Belo Horizonte e de Ouro Preto, Milton Alves Ferreira, contou que o plano de ação do polo tinha a finalidade de entrosar os alunos dos dois municípios para que houvesse um trabalho de equipe na elaboração e aprovação de propostas.
Para tanto, foi realizada uma oficina com os participantes que pretendeu também prepará-los para a etapa estadual. “Foi nítida a mudança de comportamento dos estudantes. Eles conseguiram enxergar a importância do trabalho conjunto”, salientou o coordenador.
Já a coordenadora do projeto em João Monlevade (Central), Cíntia Araújo Silva, relatou que os integrantes do Polo Médio Piracicaba, que compreende esse município, além de Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo, perceberam a necessidade de institucionalizar o projeto.
A ideia era que o PJ Minas passasse a integrar as iniciativas desenvolvidas pelas câmaras e tivesse continuidade, mesmo com mudanças na composição dessas instituições. Dessa forma, foram formulados projetos de resolução, aprovados por unanimidade nas três câmaras.
De acordo com Fernanda Freitas, coordenadora do PJ Minas pela Escola do Legislativo, os planos de ação foram importantes no sentido de sanar diversidades e aproximar os municípios que integram um mesmo polo. “Os resultados indicam que, de modo geral, o trabalho foi bastante válido”, disse.
Fernanda Freitas acrescentou ainda que, em função do crescimento do Parlamento Jovem, é preciso fortalecer cada vez mais os polos regionais e que, para isso, é preciso capacitar pessoas para o gerenciamento do projeto.
Projeto prepara jovem para exercício da cidadania
Também coordenadora do PJ Minas pela Escola do Legislativo, Leandra Martins enfatizou que o projeto busca aproximar o jovem da política. Ela destacou a importância de os estudantes conhecerem as ferramentas de participação para, então, exercerem de fato a cidadania.
De acordo com a presidente da Câmara de Viçosa (Zona da Mata), Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira, que esteve presente nas atividades que marcaram esta quinta (25), investir nos jovens é fundamental. “Enquanto isso, os tiramos de caminhos como o das drogas”, explicou. Ela destacou que considera os recursos destinados ao projeto como investimentos que trazem resultados positivos para a cidade.