Consulta Pública - Consulta Pública Plano Estadual de Cultura
Consulta Pública - Consulta Pública Plano Estadual de Cultura O objetivo é recolher contribuições para o Fórum Técnico que discute o Plano Estadual de Cultura. Elas serão debatidas na etapa final do evento, entre 8 e 10/6/2016. A consulta é organizada em temas relacionados aos principais eixos de atuação do Estado na área da cultura:



As perguntas foram formuladas para estimular o participante no envio de suas sugestões. Cada participante é responsável pelo conteúdo de sua contribuição, que será publicada na íntegra, conforme os Termos de Uso e Política de Privacidade .

Para participar, faça seu cadastro no Portal da Assembleia. Se já for cadastrado, faça o login.

Links úteis:
Documento de Propostas do Fórum Técnico
Projeto de Lei nº 2.882/2015, que institui o Plano Estadual de Cultura.
Glossário de termos técnicos.


Últimas contribuições

Mostrando de 61 a 70 de 80 contribuições

Data Contribuições Temas
09/mai
11:51
Por José Oliveira Junior | Observatório da Diversidade Cultural | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Entendemos que é fundamental o suporte técnico e institucional da SEC para os municípios. Neste sentido, o Plano Estadual de cultura pode e deve definir elementos que fortaleçam a SEC para que ela possa cumprir seu papel de estimular e fortalecer os sistemas municipais de cultura. A produção de materiais orientativos, o suporte continuado às equipes municipais e articulacao concreta entre os sistemas de financiamento em ambito municipal e o ambito estatus, por exemplo. Desta forma, talvez seja o caso de priorizar efetivamente estas ações de fortalecimento institucional e articulação institucional.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Órgãos Gestores das Políticas Culturais
9 contribuições
09/mai
11:43
Por José Oliveira Junior | Observatório da Diversidade Cultural | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG O glossário disponibilizado no portal traz dois perfis de projetos: cidadania cultural e mercado. Entendemos que isto reduz a possibilidade de se estabelecer um conjunto de políticas públicas de longo prazo. Há projetos de ação artística profissional que não tem nem a perspectiva principal de ser socioculturais ou de cidadania nem a perspectiva de projeto para mercado. Propomos 1. Projetos voltados à cidadania cultural. 2. Projetos de ação artística profissional. 3. Projetos de iniciantes no meio artístico. 4. Projetos com potencial de investimento de mercado.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Sistema de Financiamento à Cultura
22 contribuições
08/mai
19:31
Por Letícia Alvares | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Definir cronograma de realização das conferências para os próximos dez anos, antecipando os períodos para que todos os municípios e os setoriais possam se organizar em tempo hábil.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Conferências de Cultura
3 contribuições
08/mai
19:30
Por Letícia Alvares | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Prever recursos financeiros anuais para que o Consec possa, a cada dois anos, realizar reuniões itinerantes nos 17 territórios de desenvolvimento, além das reuniões ordinárias em Belo Horizonte.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Conselhos de Política Cultural
6 contribuições
08/mai
19:29
Por Letícia Alvares | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Rever as normas relacionadas ao Consec para que sua composição possa integrar, além dos segmentos culturais, as representações dos territórios culturais (que não necessariamente corresponde aos 17 territórios de desenvolvimento), tendo como meta o redimensionamento do Consec até a realização da próxima Conferência Estadual de Cultura.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Conselhos de Política Cultural
6 contribuições
08/mai
19:29
Por Letícia Alvares | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Definir prazos de viabilização para as metas estipuladas em relação aos períodos de revisão do plano, a partir de critérios de razoabilidade.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Planos de Cultura
11 contribuições
08/mai
19:28
Por Letícia Alvares | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Promover o associativismo intermunicipal na área de cultura, a partir de plataforma digital, tendo como meta a integração de todos os núcleos de referência cultural identificados na plataforma até o 6º (sexto) ano de vigência deste plano.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Comissões Intergestoras
2 contribuições
08/mai
19:27
Por Letícia Alvares | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Criar e disponibilizar plataforma que facilite a interação e a organização regional de pessoas, grupos e coletivos culturais, a partir dos núcleos de referência cultural, tendo como meta a atualização das metas de regionalização do PPAG a partir dos dados da referida plataforma.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Sistema de Informações e Indicadores Culturais
5 contribuições
06/mai
22:32
Por Vânia Regina Cuenca Torres | Ponto de Cultura CAC Jardim Canadá - Nova Lima - MG | Âmbito Estadual | Nova Lima/MG Direito a participação na vida cultural considero que a palavra acessibilidade em ambientes culturais precisa de um semióforo, pois passamos a "Era pós deficiente" e lutamos pela acessibilidade em seu amplo sentido para as pessoas com deficiência, que tenhamos seminários para que fique esclarecido o que vem a ser acessibilidade atitudinal, arquitetônica, tecnologia assistiva (áudio descrição, libras, braille e outros recursos) a serem utilizados em museus, filmes, teatros, palestras, bibliotecas, serviços e produtos públicos e privados. A Acessibilidade não deve ser para cumprir a lei e ser mascarada com apenas rampas, estacionamentos e banheiros, pessoas com deficiência não são só cadeirantes. Existe um curso de Especialização em Acessibilidade Cultural a nível pós graduação oferecido pela UFRJ , em parceria com o MINC e com UFRGS, muito esclarecedor. A bases comunitárias em que tem Pontos de Cultura, precisam se tornar acessível e passar informações as pessoas com deficiência através de seus serviços e produtos. As pessoas com deficiência estão em grupos isolados e fragmentados, precisa ocorrer um hibridismo entre as mesmas a fim de nos fortalecer e fomentar politicas públicas para este segmento, permitindo assim o direito a participação na vida cultural. Somente a cultura reuni todos independente de suas diferenças, conseguimos falar a mesma língua, criar oportunidade da multicultura aos deficientes é um novo desafio.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Direito à participação na vida cultural
6 contribuições
05/mai
18:01
Por José Moreira de Souza | Comissão Mineira de Folclore | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Há que insistir que sem Sistema Estadual de Informações qualquer Plano representa a vontade política de em um dado momento sem se expor a uma avaliação dos setores favorecidos ou desfavorecidos. Consequentemente, O Plano Estadual de Cultura deve determinar: 1. O que é competência do Estado - promover, apoiar, incentivar, alocar recursos, acompanhar - nessa esfera de "Planos de Cultura". 2. Explicitar quais agências são de interesse prioritário para o que se entende como "Saber Viver em Minas Gerais" e como as demais agências contribuem, desconhecem ou apoiam os objetivos prioritários dessa consciência espacial. 3. Qualquer que seja o plano, deve-se orientar por, pelo menos, dois eixos: a) o que se manifesta nesse Saber Viver e b) sob quais condições esse Saber é determinado. Tome-se como exemplo a questão "quilombola": um plano de cultura orientado por esse tema enfatizará ou não nosso saber viver entendendo que Minas Gerais teve a maior população de africanos, crioulos, e que herança de conflitos e convivência isso nos trouxe como lição de saber viver? Isto nos permite perguntar: Qual a importância de Chico Rei na construção de nosso imaginário de relações ditas étnicas?
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Planos de Cultura
11 contribuições


Compartilhe:
Twitter Facebook

Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 80
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema














Contribuições mais apoiadas


3
José Oliveira Junior | Observatório da Diversidade Cultural | Belo Horizonte/MG

Sobre as propostas 84 a 88, relativas à formação, acreditamos que se possa encaminhar um programa regular que envolva as(...)


2
José Oliveira Junior | Observatório da Diversidade Cultural | Belo Horizonte/MG

O glossário disponibilizado no portal traz dois perfis de projetos: cidadania cultural e mercado. Entendemos que isto re(...)


2
José Oliveira Junior | Observatório da Diversidade Cultural | Belo Horizonte/MG

Criação de uma câmara de fomento no âmbito da SEC/CONSEC de modo que seja possível o compartilhamento de informações e a(...)


1
Fernando Pinheiro Guimarães | Belo Horizonte/MG

Garantir a continuidade e o crescimento de investimentos em programas como o Filme em Minas, Música Minas, Cena Minas, C(...)


1
José Oliveira Junior | Observatório da Diversidade Cultural | Belo Horizonte/MG

É fundamental que se garanta a representação regional assim como se tem hoje a representação setorial. Porém, a constitu(...)


1
José Oliveira Junior | Observatório da Diversidade Cultural | Belo Horizonte/MG

O fundo Estadual de Cultura pode ter perfis diferenciados de aprovação de projetos em anos alternados, de modo a amplia(...)