04/nov 19:02
|
Por Gibram |
Empreendedor de Startup - Comunidade São Pedro Valley |
Belo Horizonte/MG
Principalmente nos processos de obtenção de alvará para abertura de empresas.
Não pude abrir minha empresa em Belo Horizonte simplesmente pelo motivo de ser proibido abrir dentro da minha casa, apesar de não ser comércio e nenhuma outra atividade ruidosa ou danosa ao meio ambiente e bem estar e convivência entre vizinhos. Foi necessário abrir no interior de minas gerais. Consegui somente 4 meses depois. Feito isso, após algum tempo, tive que alugar uma sala em um bairro no qual era permitido abrir o meu negócio. Paguei o processo de transferência e a mesma demorou 6 meses pra ocorrer. Tempo este no qual eu já não estava mais no local.
O estado pode articular com os municípios orientando-os a liberar e agilizar a liberação de alvarás na própria residência do empreendedor. Pois geralmente o que precisamos é apenas de um cnpj para emissão de nota fiscal. Nada além do que isso no início das atividades.
O mesmo pode ser feito também para fechamento da empresa. Facilitar ao máximo a vida do empreendedor para que haja incentivos e continue empreendendo após alguns fracassos. Fato totalmente normal e esperado para todo empreendedor que alcança o sucesso após mais de 1 tentativa.
Outro ponto no qual o estado pode articular com os municípios é na isenção do ISS (imposto sobre serviço). É um imposto municipal no qual sua isenção na fase inicial da startup pode ser realizada. Além da isenção do ICMS (imposto de circulação de mercadorias). Este imposto (estadual) chega a valores de 18% para movimentação de mercadorias, por exemplo, de SP para MG. Startups que trabalham com produtos físicos arcam com este custo para compra de insumos ou matérias primas.
|
0
|
0
|