Pronunciamentos

DEPUTADO DUARTE BECHIR (PSD)

Discurso

Elogia o deputado Grego da Fundação por apresentar o projeto de lei que assegura direitos às pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida ou idosas, bem como a seus responsáveis, na aquisição de unidade habitacional financiada pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais – Cohab-MG –, em 2º turno. Comemora a sanção da lei que institui no Estado o Dia do Voluntário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae.

24ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 12/12/2024

Palavras do deputado Duarte Bechir

O deputado Duarte Bechir – Sr. Presidente, serei muito rápido. Eu não gostaria de deixar passar esta oportunidade. Parabenizo o deputado Grego pelo projeto. Eu lidei nessa Casa, na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por muitos anos. É um trabalho que não para. Ele tem sempre que estar sendo renovado. As necessidades e a valorização continuam, e a gente tem que estar sempre atento. O deputado Grego nos brinda com essa oportunidade de que as pessoas com deficiência possam ter mais facilidade na aquisição de uma casa. Parabéns a V. Exa.!

Eu queria, presidente, em nome dos demais pares, agradecer ao governador Romeu Zema, que promulgou a lei de nossa autoria que se tornou a Lei nº 25.045. Ela foi promulgada no dia 11. Coincidentemente, Doutor Paulo e deputado Grego, esse é o Dia Nacional das Apaes. E a nossa lei versa sobre a valorização dos voluntários das Apaes. Estamos atentos a esse sentimento de que se não houvesse as Apaes, o que seria das pessoas com deficiência, as crianças, os jovens? Com essa lei que incentiva e valoriza os voluntários da Apae, que será comemorada com o Dia Nacional das Apaes, dia 11 de dezembro, esta Casa também dá um passo importante, porque essa conscientização do que devemos propor em políticas, encaminhamentos, respeito, valorização e oportunidades para pessoa com deficiência... Que essa lei estimule outros a virem somar, haja vista que as Apaes não conseguem sobreviver com o que têm hoje, como a cessão de funcionários pelo governo do Estado. Muitas prefeituras também contribuem, mas a conta não fecha. É preciso fazer aquelas festas, com bingos, para complementar as despesas das Apaes, de forma que elas deem conta do resultado. Então eu quero brindar com V. Exas. a promulgação da lei que cria o Dia do Voluntariado da Apae, comemorado todo dia 11 de dezembro, que é também a data nacional das Apaes. Eu queria brindar neste momento e parabenizar V. Exa., deputado Grego da Fundação, pelo brilhante projeto que traz para todos nós. Obrigado.

O presidente – Obrigado, deputado Duarte Bechir. Com a palavra, para discutir, o deputado o deputado Leleco Pimentel.