Pronunciamentos

DEPUTADO CAPOREZZO (PL)

Discurso

Critica o governador Romeu Zema pelo abandono e sucateamento da segurança pública, destacando o aumento da violência no Município de Uberlândia. Critica ainda outros pontos da gestão do governador que contrariam os ideais da direita.
Reunião 21ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 23/05/2024
Página 65, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 358 de 2023
PL 729 de 2023
PL 1295 de 2023

21ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 21/5/2024

Palavras do deputado Caporezzo

O deputado Caporezzo – Boa tarde, presidente, boa tarde, colegas deputados estaduais. É simplesmente uma vergonha o abandono que a segurança pública está sofrendo hoje, no nosso Estado de Minas Gerais. Ainda ontem, na cidade de Uberlândia, recebi mais de 20 lojistas que fazem parte das joalherias, reclamando da quantidade de assaltos que têm sofrido. De maneira desesperada, eles falaram assim: “Caporezzo, nos ajude. O que você pode fazer?”. Bem, algumas medidas serão tomadas. Vou me reunir com pessoas da segurança pública para conversar sobre isso, mas, acima de tudo, eu falei para eles a verdade, o porquê de estarem sofrendo dessa maneira. E não são apenas as lojas que estão sendo assaltadas, as joalherias que estão sendo roubadas. Não, o número de homicídios em Uberlândia aumentou 34%; o número de crimes violentos, 18%. A maior parte acontece na periferia, o que demonstra que as facções estão começando a dominar as periferias.

Eu coloco a culpa disso no governador Romeu Zema, que está em guerra de ingratidão com a segurança pública. Constantemente abandonou e sucateou a segurança pública. Não paga a recomposição das perdas inflacionárias, que foi uma promessa dele de campanha. E um homem, quando promete alguma coisa, tem que ter moral para cumprir o que promete. Ele não está contratando, os concursos públicos não estão sendo feitos, o efetivo está defasado. A viatura está chegando para a tropa através do trabalho dos parlamentares – de deputado federal, de deputado estadual, de senador –, e o Estado não está provendo da maneira como deveria.

Então, quando eu falo isso é porque eu sei que quem está sofrendo com a segurança pública é a população de bem, é o povo mineiro que sofre, e um governo de direita tem que ser um governo que se preocupa com a segurança pública necessariamente. Ele foi eleito falando que estava com a direita, então deveria honrar a segurança pública. Quando eu falo isso, muitas pessoas dizem: “Caporezzo, você está dividindo a direita”. Eu estou vendo o aumento de todos os crimes violentos no Estado de Minas Gerais e estou dividindo a direita por falar que a segurança pública foi abandonada e, por causa disso, o povo mineiro está morrendo? Quem divide a direita é quem vota no PL nº 358, que defende a ideologia de gênero! PL de autoria do governador Romeu Zema. Eu estou falando a verdade aqui, estou falando com dados. Quem duvidar do que eu estou dizendo aqui simplesmente deveria ir lá na internet e pesquisar se isso aconteceu ou não, se eu estou mentindo ou não. PL nº 358, de ideologia de gênero!

Quem é de direita não vota na Agenda 2030 da ONU, como o governador Romeu Zema apresentou nesta Casa, no ano passado, o PL nº 792. Desculpem-me, PL nº 729, do governador Romeu Zema. Quem é de direita não vota aumento de imposto, como o governador Romeu Zema, que falou que jamais iria aumentar imposto e mandou para esta Casa o Projeto de Lei nº 1.295/2023, que foi aprovado, e hoje todo o povo mineiro paga mais imposto nos supérfluos por conta do desgoverno que nós temos. Isso sem falar nas diversas rodovias “pedagiadas”, com altíssimos preços e péssima qualidade. Se alguém não percebe que isso é uma traição contra a população mineira… Se isso não for, eu não sei mais o que é. Gente, não dá para falar mais assim: “Ah, mas então você quer a volta do Pimentel?”. Claro que não! Eu quero a esquerda distante do governo de uma vez por todas e para sempre! Agora, não dá para a gente viver preso no passado. Em relação a essas coisas que o governador Romeu Zema está fazendo, destaco que ele não pode se esconder atrás da péssima gestão do Pimentel, porque a responsabilidade é dele há mais de cinco anos.

Por uma questão de gratidão, esta semana o governador Romeu Zema foi para Nova Iorque e gravou um vídeo em frente à Nasdaq, uma das maiores bolsas do mundo, falando sabe o quê? O investimento que ele trouxe para o lítio em nosso estado. Governador, é necessário dar honra a quem merece honra. O senhor não falou uma vírgula de agradecimento ao presidente Jair Bolsonaro, juntamente com o seu ministro Adolfo Sachsida, que, em julho de 2022, conseguiu desburocratizar o lítio, o que já gerou bilhões de investimento para o Vale do Jequitinhonha e para as Regiões Norte, Noroeste e Nordeste de Minas. Então o mínimo que esperaríamos era que o senhor não tentasse arrogar o crédito disso apenas para si, mas que reconhecesse que quem viabilizou o lítio em Minas Gerais se chama Jair Messias Bolsonaro. Então o seu nome, Zema, não é maior do que o nome do presidente Bolsonaro.

E é importante colocar os pingos nos is: não pense que, se tem gente que não está vendo o que o senhor está fazendo, eu estou. Eu estou observando tudo atentamente, até mesmo porque, como deputado estadual, eu devo ser fiscal do trabalho do governo.