Comissão de Segurança Pública
Tema: Efetivo das forças de segurança pública do Estado
Objetivo geral
Conhecer o cenário atual relacionado ao efetivo das forças de segurança pública do Estado, a saber, do Sistema Socioeducativo, do Corpo de Bombeiros Militar e das Polícias Civil, Militar e Penal. As carreiras analisadas de cada instituição, respectivamente, serão as de agente socioeducativo, bombeiros militares (oficiais e praças), policiais civis (delegados de Polícia, escrivães, investigadores, peritos e médicos legistas), policiais militares (oficiais e praças) e policiais penais/agentes penitenciários, não estando compreendidos os servidores das carreiras administrativas.
- Analisar a legislação vigente que estabelece a previsão legal referente ao quantitativo de servidores de cada órgão das forças de segurança pública do Estado;
- Comparar o quantitativo de servidores de cada órgão das forças de segurança pública, previstos em lei, com o quantitativo de servidores que efetivamente estão no exercício de suas funções;
- Acompanhar a evolução do efetivo dos órgãos das forças de segurança pública do Estado, considerando o período compreendido entre janeiro de 2018 até a presente data;
- Conhecer o déficit total de servidores em cada órgão integrante das forças de segurança pública do Estado.
Eventos
Reunião Extraordinária de 29/11/2022, às 14:00 - Realizada
Finalidade: Debater a recomposição dos quadros de efetivos das forças de segurança publica do Estado, considerando-se o contínuo déficit desses profissionais nos últimos anos.
Saiba maisRequerimentos
Requerimento de Informação 10802/2022 - Respondido
Assunto: Requer seja encaminhado ao comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais - PMMG -, pedido de informações sobre os seguintes tópicos: o quantitativo total de policiais militares, separando-se os cargos por posto ou graduação, ocupados e vagos (soldado, cabo, sargento, subtenente, cadete, aspirante, tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel); o número de policiais militares que, embora já tenham completado o tempo para a transferência para a reserva remunerada, ainda se encontram em atividade; o número dos que regressaram à instituição nas hipóteses dos §§ 2º e 15º do inciso IV do art. 136, da Lei º nº 5.301, de 1969; o número total e por posto ou graduação de afastados ou licenciados; evolução do efetivo total de policiais militares, tendo-se por referência o mês de janeiro dos anos de 2018 a 2022; a existência de concurso público vigente com a indicação dos editais, do andamento do processo e da previsão para a nomeação, devendo os dados relativos ao quadro de efetivo serem preenchidos em tabela anexada à proposição, ressaltando-se que o requerimento integra as atividades de monitoramento intensivo a serem realizadas pela comissão no âmbito do Assembleia Fiscaliza Mais, edição 2022, tendo por temática "O efetivo das forças de segurança do Estado", conforme previsto no plano de trabalho apresentado em reunião realizada em 23/3/2022.
Ofício 881/2022, expedido em 03/05/2022
Órgão: Polícia Militar de Minas Gerais
Recebido em: 07/06/2022
O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais enviou as respostas aos diversos questionamentos, em 6/6/2022. No quesito efetivo informou que a instituição tem previsão legal de 51.669 militares dos quais atualmente 37.634 estão em efetivo serviço. Apontou, referente a seus militares, que um total de 193 encontram-se afastados ou licenciados por questões de saúde e que 2.087 já completaram o tempo para a transferência para a reserva remunerada, contudo ainda permanecem em atividade. Destacou, também, como consequência dos editais de concurso público para a instituição, publicados no ano de 2021, totalizando 1.887 vagas para soldados, praças especialistas e oficiais, que foram realizadas nomeações nos meses de fevereiro e março deste ano e que existe a previsão de novas nomeações para o mês de agosto.
Requerimento de Informação 10801/2022 - Respondido
Assunto: Requer seja encaminhado ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG -, pedido de informações sobre os seguintes tópicos: o quantitativo total de bombeiros militares, separando-se os cargos por posto ou graduação, ocupados e vagos (soldado, cabo, sargento, subtenente, cadete, aspirante, tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel); o número de bombeiros militares que, embora já tenham completado o tempo para a transferência para a reserva remunerada, ainda se encontram em atividade; o número dos que regressaram à instituição nas hipóteses dos §§ 2º e 15º do inciso IV do art. 136 da Lei nº 5.301, de 1969; o número total e por posto ou graduação de afastados ou licenciados; a evolução do efetivo total de bombeiros militares, tendo-se por referência o mês de janeiro de 2018 a 2022; a existência de concurso público vigente com a indicação dos editais, do andamento do processo e da previsão para a nomeação, devendo os dados relativos ao quadro de efetivo serem preenchidos em tabela anexada à proposição, ressaltando-se que o requerimento integra as atividades de monitoramento intensivo a serem realizadas pela comissão no âmbito do Assembleia Fiscaliza Mais, edição 2022, tendo por temática "O efetivo das forças de segurança do Estado", conforme previsto no plano de trabalho apresentado em reunião realizada em 23/3/2022.
Ofício 880/2022, expedido em 03/05/2022
Órgão: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
Recebido em: 31/05/2022
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar informou, em 25/5/2022, a respeito do efetivo de militares, que a instituição possui quadro de pessoal com previsão legal de 7.999 cargos dos quais atualmente 5.524 estão ocupados. Apontou, referente a seus militares, que um total de 19 encontram-se afastados por razões diversas e que 350 já completaram o tempo para a transferência para a reserva remunerada, contudo ainda permanecem em atividade. Destacou, também, que 145 soldados e 21 oficiais aprovados nos concursos públicos referentes aos editais do ano de 2021 estão, no momento, frequentando os respectivos cursos de formação.
Requerimento de Informação 10800/2022 - Respondido
Assunto: Requer seja encaminhado à secretária de Estado de Planejamento e Gestão - Seplag - pedido de informações acerca do número de policiais civis, penais e militares, bombeiros militares e agentes de segurança socioeducativos nomeados nos anos de 2018 a 2022, por órgão (CBMMG, PCMG, PMMG, Sejusp) e por carreira/posto/graduação dessas instituições, ressaltando-se que o requerimento integra as atividades de monitoramento intensivo a serem realizadas pela comissão no âmbito do Assembleia Fiscaliza Mais, edição 2022, tendo por temática "O efetivo das forças de segurança do Estado", conforme previsto no plano de trabalho apresentado em reunião realizada em 23/3/2022.
Ofício 879/2022, expedido em 03/05/2022
Órgão: Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão
Recebido em: 19/05/2022
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão informou, em 12/5/2022, que encontra-se em execução concursos públicos para os cargos de Policial Penal e de Agente de Segurança Socioeducativo que preencherão, respectivamente, 2.420 e 270 vagas. Quanto às nomeações realizadas pela pasta entre 2018 e 2022 para essas carreiras, informou que ocorreram de forma pontual e atendendo a decisões judiciais, haja vista que os últimos concursos são datados de 2013. Por fim, informou que, quanto às carreiras da PCMG, PMMG e CBMMG, essas instituições possuem autonomia na organização, execução e nomeação de seu quadro de pessoal, conforme disposição prevista no art. 33 do Decreto nº 42.889/2002.
Requerimento de Informação 10799/2022 - Respondido
Assunto: Requer seja encaminhado ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública pedido de informações sobre os seguintes tópicos: o quantitativo total de cargos de policiais penais ou de agentess de segurança penitenciário, ocupados e vagos; o quantitativo total de cargos de agentes de segurança socioeducativo, ocupados e vagos; o número total de policiais penais que já completaram o tempo para a aposentadoria, mas que permanecem em atividade; o número total de agentes de segurança socioeducativo que já completaram o tempo para a aposentadoria, mas que permanecem em atividade; o número total de policiais penais afastados ou licenciados; o número total de agentes de segurança socioeducativos afastados ou licenciados; a evolução do efetivo total de policiais penais e agentes de segurança socioeducativos, tendo-se por referência o mês de janeiro dos anos de 2018 a 2022; o número total de policiais penais atuando por meio de contrato; o número total de agentes de segurança socioeducativos atuando por meio de contrato; a existência de concurso público ou processo seletivo simplificado vigente, com a indicação dos editais, do andamento do processo e da previsão para a nomeação, devendo os dados relativos ao quadro de efetivo serem preenchidos em tabela anexada à proposição, ressaltando-se que o requerimento integra as atividades de monitoramento intensivo a serem realizadas pela comissão no âmbito do Assembleia Fiscaliza Mais, edição 2022, tendo por temática "O efetivo das forças de segurança do Estado", conforme previsto no plano de trabalho apresentado em reunião realizada em 23/3/2022.
Ofício 878/2022, expedido em 03/05/2022
Órgão: Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública
Recebido em: 25/05/2022
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública enviou as respostas aos diversos questionamentos, em 17/5/2022. A respeito do efetivo de policiais penais informou que a instituição tem previsão legal de 17.665 cargos dos quais atualmente 13.885 encontram-se ocupados. Já sobre o efetivo de agentes de segurança socioeducativo informou que a instituição tem previsão legal de 2.476 cargos dos quais atualmente 1.151 encontram-se ocupados. Apontou que um total de 384 policiais penais e 69 agentes de segurança socioeducativo encontram-se afastados ou licenciados por razões diversas e que 121 policiais penais e 1 agente de segurança socioeducativo já estão aptos a se afastarem preliminarmente para a aposentadoria. Informou, também, que atualmente prestam serviços na condição de contratados 1.818 policiais penais e 52 agentes de segurança socioeducativo. Por fim, destacou a vigência de concurso público para o provimento de 2.420 vagas para policiais penais e a autorização de concurso para o provimento de 270 vagas de agente de segurança socioeducativo e, ainda, processos seletivos simplificados visando a contratação de 3.506 policiais penais e 168 agentes de segurança socioeducativo.
Requerimento de Informação 10798/2022 - Respondido
Assunto: Requer seja encaminhado ao secretário de Estado de Fazenda - SEF - pedido de informações acerca do valor destinado pelo governo do Estado `a recomposição do quadro de efetivo das forças de segurança pública de Minas Gerais nos anos de 2018 a 2022, ressaltando-se que o requerimento integra as atividades de monitoramento intensivo a serem realizadas pela comissão no âmbito do Assembleia Fiscaliza Mais, edição 2022, tendo por temática "O efetivo das forças de segurança do Estado", conforme previsto no plano de trabalho apresentado em reunião realizada em 23/3/2022.
Ofício 877/2022, expedido em 03/05/2022
Órgão: Secretaria de Estado de Fazenda
Recebido em: 17/05/2022
O secretário de Estado de Fazenda encaminhou, em 12/5/2022, o Despacho nº 127/2022/SEF/STE-SCAF que recomenda que o pleito seja enviado à Seplag por entender ser a matéria de sua competência.
Requerimento de Informação 10797/2022 - Respondido
Assunto: Requer seja encaminhado ao chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais pedido de informações sobre os seguintes tópicos: o quantitativo total de cargos de policiais civis, separados por carreiras, ocupados e vagos (delegado de polícia, médico-legista, perito criminal, escrivão de polícia e investigador de polícia); o número de policiais civis que já completaram o tempo para a aposentadoria, mas que permanecem em atividade (exercício continuado); o número total e por carreira de policiais civis afastados ou licenciados; a evolução do efetivo total de policiais civis, tendo-se por referência o mês de janeiro dos anos de 2018 a 2022; a existência de concurso público vigente, para as carreiras policiais civis, com a indicação dos editais, do andamento do processo e da previsão para a nomeação; o número total de indivíduos cedidos por prefeituras ou outros órgãos públicos ou entidades que se encontram exercendo atribuições de competência das carreiras policiais civis (escrivão, investigador, perito criminal, médico-legista), na condição ou não de "ad hoc", devendo os dados relativos ao quadro de efetivo serem preenchidos em tabela anexada à proposição, ressaltando-se que o requerimento integra as atividades de monitoramento intensivo a serem realizadas pela comissão no âmbito do Assembleia Fiscaliza Mais, edição 2022, tendo por temática "O efetivo das forças de segurança do Estado", conforme previsto no plano de trabalho apresentado em reunião realizada em 23/3/2022.
Ofício 876/2022, expedido em 03/05/2022
Órgão: Polícia Civil do Estado de Minas Gerais
Recebido em: 07/06/2022
O chefe da Polícia Civil de Minas Gerais enviou as respostas aos diversos questionamentos, em 6/6/2022. No quesito efetivo informou que a instituição tem previsão legal de 17.517 cargos policiais dos quais atualmente 9.728 encontram-se ocupados. Apontou, referente aos policiais civis, que um total de 342 encontram-se afastados ou licenciados por razões diversas e que 1.082 já completaram o tempo para a aposentadoria, contudo ainda permanecem em atividade em razão do abono permanência ou da gratificação de incentivo ao exercício continuado. Informou, também, a existência dos editais de concurso público nºs 1 a 5, de 2021, para os diversos cargos das carreiras policiais civis (delegado de polícia, médico legista, perito criminal, escrivão de polícia e investigador de polícia), destacando que os candidatos aprovados serão devidamente nomeados após a conclusão do certame.