Combate à Covid-19 pauta reunião com secretário de Fazenda
Custo para o enfrentamento da pandemia e a queda de arrecadação terão impacto bilionário no Orçamento do Estado.
20/04/2020 - 16:09Dando sequência à série de encontros com gestores do Executivo sobre a atuação de suas pastas no combate à Covid-19, a doença causada pelo coronavírus, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe nesta quarta-feira (22/4/20), a partir das 14 horas, em Reunião Especial no Plenário, o secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa.
Em prestação de contas relativa ao exercício fiscal de 2019 encaminhada à Assembleia na última semana, o governador Romeu Zema (Novo) estima um deficit superior a R$ 7,5 bilhões, no curto prazo, devido ao custo para o enfrentamento da pandemia e à redução da arrecadação tributária.
O Orçamento do Estado para 2020 já previa um deficit superior a R$ 13 bilhões no ano. Nesse sentido, o governador reconhece que Minas continua atravessando uma grave crise fiscal e adverte para a piora da situação econômica em decorrência do coronavírus.
Participarão presencialmente do encontro com o secretário o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), e o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Thiago Cota (MDB). Os demais parlamentares participarão de forma remota, como define a Deliberação da Mesa 2.737, de 2020.
O deputado Thiago Cota e os deputados Hely Tarqüínio (PV) e Bartô (Novo), respectivamente, presidentes das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, as quais também deliberam sobre assuntos relacionados às competências da Secretaria de Fazenda, apresentarão seus questionamentos e aqueles encaminhados pelos demais membros das referidas comissões.
Ainda terão direito à palavra os líderes da Maioria, da Minoria e dos quatro blocos parlamentares, que também poderão fazer seus questionamentos e dos seus liderados.
A Reunião Especial poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Assembleia e pelo canal do Legislativo mineiro no YouTube.