Fiocruz, que mantém o Instituto René Rachou, será homenageada por comissão - Arquivo ALMG

Fiocruz recebe homenagem da ALMG

Entrega de voto de congratulações à fundação é parte da iniciativa de aproximar o Legislativo dos centros de pesquisa.

02/12/2019 - 12:04

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia realiza, na quarta-feira (4/12/19), às 9h30, reunião para entrega de voto de congratulações com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pelos 119 anos da instituição. A homenagem, que será realizada no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), faz parte da iniciativa da comissão de aproximar o Poder Legislativo das instituições que produzem conhecimento no Estado, especialmente as que realizam pesquisa científica ligada à saúde.

Acompanhe a reunião ao vivo

"A Fiocruz, a Funed (Fundação Ezequiel Dias), a Escola de Saúde Pública e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) são respeitadas pelas atividades de formação e pelas descobertas em questões de enorme interesse público. Elas merecem ser conhecidas e valorizadas pela população mineira", explica a presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), que requereu a homenagem.

A comissão já fez, neste ano, visitas à Funed, à Escola de Saúde Pública e ao Instituto René Rachou, unidade da Fiocruz em Minas Gerais. Também já homenageou a Funed e a escola. Agora, é a vez de a Fiocruz receber voto de congratulações.

Fórum - Essa aproximação com instituições de pesquisa será ainda maior no ano que vem. Está prevista para 2020 a realização, pela ALMG, do Fórum Técnico Ciência, Pesquisa, Tecnologia e Inovação, que tem o objetivo de recolher sugestões para elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Assembleia já iniciou as reuniões preparatórias para o evento, requerido pela deputada Beatriz Cerqueira.

Consulte a pauta da reunião