Cantata de Natal da ALMG já se consolidou no calendário cultural de Belo Horizonte - Arquivo/ALMG

10ª edição da Cantata de Natal celebra pluralidade e união

Coro de 300 vozes vai apresentar músicas eruditas e populares de Natal nesta quinta-feira (1°/12).

23/11/2016 - 11:00 - Atualizado em 28/11/2016 - 11:42

Celebrando o espírito natalino de fraternidade e união, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na quinta-feira (1°/12/16) a Cantata de Natal, evento que chega à sua 10ª edição neste ano e já se consolidou no calendário cultural de Belo Horizonte. Reunindo 300 vozes de 19 corais de instituições mineiras, a cantata oferece um repertório de músicas eruditas e canções populares de Natal, que marcam a celebração das festividades de fim de ano. O evento é gratuito e será realizado no Hall das Bandeiras, a partir das 19 horas.

Os coralistas e os regentes, que participam do evento voluntariamente, serão acompanhados pela Orquestra de Câmara Opus. A apresentação ainda vai contar com participações especiais do cravista Antonio Carlos de Magalhães e da soprano Nabila Dandara. Após a cantata, a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar fará uma apresentação. O grupo é composto por 55 instrumentos, cinco solistas e cem vozes.

Além do Coral da Assembleia, participam da Cantata de Natal os corais: Canarinhos de Itabirito, Coral AABB-BH, Coral BDMG, Coral Cidade em Canto (Cidade Administrativa), Coral Contas & Cantos (Tribunal de Contas), Coral da Copasa, Coral do Ipsemg, Coral do Ministério Público, Coral Encanto das Gerais OAB/CAA, Coral GREMIG/CEMIG, Coral Imprensa-ABT, Coral Jovem Sesc, Coral Jovens Cantores do Iemg, Coral Julia Pardini, Coral Vozes da Liberdade – MPF-MG, Coral Vozes das Gerais INSS/Receita Federal BH, Coral Vozes na Estrada – DER/MG, Vozes de Minas – Coral dos Correios.

Os regentes são André Durval, Arnon Oliveira, Cleude William, Cristina Maria Miranda Bello, Daniel Rezende Lopes, Eliane Fajioli, Elza do Val Gomes, Eric Lana, Flávia Campanha, Guilherme Bragança, Karina Cunha Haddad Faria, Leonardo Cunha, Luiz Flávio dos Santos, Paulo Ricardo Castro Costa, Robson Lopes, Rodrigo Garcia, Sérgio Canedo e Vivian Assis.

Repertório mescla canções populares e eruditas

O repertório deste ano será uma mescla de canções populares e eruditas que celebram o espírito natalino em todo o mundo. São 12 músicas: Silent Night, de Franz Gruber e Joseph Mohr, que é uma das canções de Natal mais populares em todo o mundo; Mary Had a Baby, canção do Negro Spiritual, um gênero afro-americano que surgiu no final do século XVIII; The Holy City, composta em 1892 por Stephen Adams; You Raise Me Up, de Rolf Lovland, Brendam Graham; e Non nobis Domine, de Patrick Doyle, inspirada no hino da Ordem dos Templários durante as cruzadas, cantado em sinal de humildade.

Outra canção de destaque é Betelehemu, composta na década de 50 pelo músico nigeriano Babatunde Olatnjii na língua yorubá e, posteriormente, arranjada para coro por Wendell Whalum. Betelehemu, que significa Belém, é uma homenagem à cidade onde nasceu Jesus.

Também serão apresentadas as canções Quand Dieu Naquit à Noël, canção natalina tradicional francesa; Pot-pourri natalino, com arranjo de Leonardo Cunha; Gloria in Excelsis Deo, de Antônio Vivaldi; e as músicas Hallelujah, And the Glory e Sinfonia, que fazem parte do Oratório O Messias, que foi composto por Georg Friedrich Handel em 1741.

Após a Cantata de Natal, haverá também a apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar.

Painel - Na ocasião, ainda será inaugurado o painel artístico criado para a Praça Carlos Chagas, conhecida como Praça da Assembleia. O painel fazia parte do projeto original da praça e sua conclusão é mais uma etapa da reforma do local, executada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a ALMG.

Convênio - Antes da cantata, que começará às 18 horas, no Salão Nobre, será assinado convênio entre a ALMG e a Polícia Civil para a implantação da Central de Identificação do Espaço Cidadania. O serviço vai possibilitar a emissão de carteira de identidade. A data de funcionamento ainda será definida.