Painel de Burle Marx será inaugurado na Praça da Assembleia
Obra marca mais uma etapa da requalificação desse importante espaço de lazer de Belo Horizonte.
25/11/2016 - 17:28A nova Praça da Assembleia vai ganhar uma atração a mais a partir desta quinta-feira (1º/12/16). É o painel artístico criado pelo arquiteto paisagista Roberto Burle Marx, tendo como coautor seu discípulo e sócio, Haruyoshi Ono. A estrutura fazia parte do projeto original da Praça Carlos Chagas, mas sua construção começou mais de 40 anos depois, com o projeto de requalificação do espaço, cujas obras começaram a ser executadas em 2014 pela Prefeitura de Belo Horizonte, com recursos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A inauguração do painel será anunciada durante a abertura da 10ª edição da Cantata de Natal, tradicional evento natalino promovido pela Assembleia, programado para começar às 19 horas do primeiro dia do mês natalino, com a presença do presidente Adalclever Lopes (PMDB). Além do prefeito da Capital, Marcio Lacerda, é esperado na cerimônia um dos idealizadores do monumento, Haruyoshi Ono, diretor-geral do Escritório Burle Marx.
Idealizado em 1975, o painel é produzido em concreto especial que foi fundido numa parede próxima à Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Ele é composto por imagens abstratas em alto e baixo relevos e algumas fontes de água, que serão ligadas na inauguração, revelando toda a beleza do monumento. A obra executada difere da original na dimensão e no revestimento (no lugar de pedras, usou-se o concreto). As adaptações foram sugeridas por Haruyoshi Ono, parceiro criativo de Burle Marx por mais de 30 anos.
A conclusão do painel é mais uma etapa da requalificação da Praça da Assembleia, reinaugurada em outubro de 2015 após uma extensa reforma. Situada na divisa entre os bairros Santo Agostinho e Lourdes, na Região Centro-Sul, o local é um oásis de tranquilidade em meio à agitação da Capital, reunindo famílias em busca de lazer, pessoas a procura de um momento de paz e reflexão e até esportistas, que encontram ali um espaço nobre na busca por um estilo de vida mais saudável.
Praça foi reformada em 2014
Inaugurada em 1972 e tombada pelo Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, a requalificação da praça integra as ações do projeto Assembleia de Todos, que compôs a carteira de 2011/2012 do Direcionamento Estratégico da Casa. A reforma levou em conta demandas dos moradores do entorno, que enviaram sugestões durante pesquisa realizada ainda em 2011. Alguns dos ganhos que a obra trouxe são iluminação de LED (mais eficiente e econômica), com 198 postes (84 a mais que antes da reforma); três bebedouros; mais aparelhos para ginástica; e um circuito de caminhada com 700 metros.
Na nova praça, o coreto foi totalmente reformado, mantendo-se as características originais em função do tombamento do local. O piso também foi reformado e ganhou reforço em lugares por onde podem transitar veículos, como na antiga via de acesso. Dois playgrounds com piso emborrachado e brinquedos de madeira são sucesso entre a criançada desde a reinauguração.
O local ganhou, ainda, bicicletário e novas mesas de xadrez. Além disso, conta com novo paisagismo com fontes luminosas, 102 novas árvores (56 na praça e 46 no entorno) e irrigação automatizada com mais aspersores. No entorno da praça, foram construídas, ainda, rampas e elevações para travessia de pedestres e de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Cantata reúne 300 vozes
Reunindo 300 vozes de 19 corais de instituições mineiras, a Cantata de Natal, que acontece no mesmo dia, oferece um repertório de músicas eruditas e canções populares de Natal, que marcam a celebração das festividades de fim de ano. O evento é gratuito e será realizado no Hall das Bandeiras. Os coralistas e regentes, que participam do evento voluntariamente, serão acompanhados pela Orquestra de Câmara Opus. A apresentação ainda vai contar com participações especiais do cravista Antonio Carlos de Magalhães e da soprano Nabila Dandara.