Grupo de estudantes de Carvalhópolis, no Sul de Minas, optaram por fazer uma produção coletiva para a campanha #ComoVejoMinhaCidade
Camila relata que a campanha fez com que os estudantes observassem melhor as mudanças de mobilidade urbana

Campanha #ComoVejoMinhaCidade agita o PJ Minas

Estudantes mineiros saíram às ruas para retratar a mobilidade urbana. Fotos mais curtidas no Facebook terão destaque.

25/07/2016 - 10:37

Aproximando-se de sua etapa estadual, que começa em agosto, o Parlamento Jovem de Minas entra em nova fase de mobilização a partir desta semana, dentro da campanha #ComoVejoMinhaCidade. Com câmeras nas mãos, estudantes de várias cidades mineiras saíram às ruas para captar cenas de mobilidade urbana, tema da edição deste ano.

Com as fotos enviadas já publicadas na fan page do projeto no Facebook, começa a disputa: aquelas que tiverem mais curtidas e compartilhamentos até 12 de agosto ganharão divulgação especial.

Além de serem reunidas num álbum, as dez imagens mais curtidas serão postadas no Instagram da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e divulgadas na etapa estadual do projeto, cuja plenária final acontece em 26 de agosto, no Plenário da ALMG.

Realizada para despertar o olhar dos estudantes para a mobilidade urbana em suas cidades, a campanha se pauta por fotos inéditas e sem filtro. Desta vez, cada município participante pôde enviar uma foto, acompanhada de um texto do autor explicando porque escolheu a situação ou o lugar retratado.

Independentemente do resultado final, o saldo da experiência já é comemorado por estudantes como Camila Carvalho, 16 anos. Aluna do segundo ano do ensino médio da pequena Carvalhópolis (Sul de Minas), cidade com menos de quatro mil habitantes, ela fez parte do grupo de oito estudantes do município que aderiram à ideia. Eles optaram por fazer uma produção coletiva, com fotos e texto de autoria do grupo.

“Foi um momento descontraído, saímos das reuniões do PJ Minas para dar um passeio pela cidade e reparamos coisas que no dia a dia a gente acaba não notando”, conta.

Camila destaca que sua cidade passou por recentes transformações na área da mobilidade, com a instalação de faixas de pedestres, guias de estacionamento, fechamento de ruas ao tráfego ou adoção de mão dupla em várias vias.

“Mas até a campanha a gente não tinha observado direito essas mudanças. Elas me surpreenderam positivamente e acho que vão trazer também uma reeducação para as pessoas, importante até mesmo para quando forem para uma cidade maior”, avalia Camila.

Segundo a estudante, o grupo ficou tão empolgado com o resultado que foi difícil escolher apenas uma foto. Ao final, venceu uma imagem em que adolescentes se apropriam do espaço público (no caso, uma praça), para atividades diversas como ler, tomar sorvete ou andar com tranquilidade e segurança.

Diversidade - Já em trabalhos enviados por outras cidades, a acessibilidade foi um dos destaques, ao lado de situações que prejudicam o ir e vir pelas ruas, como o semáforo que não funciona e o buraco que traz riscos ao pedestre; ou que facilitam e merecem elogios, como o piso tátil instalado em benefício das pessoas cegas na Rua dos Estudantes, em Viçosa (Zona da Mata).

“Me lembrei de uma amiga com deficiência visual, que foi quem me apresentou o Parlamento Jovem, e tive a ideia de fazer a foto do piso”, revela o estudante Humberto Geöcze Porcaro Ramos, 17 anos.

Já Weslley Dias, 16 anos, de olho nos concorrentes, avalia que a maioria das fotos e textos postados aponta alguma reclamação de algo que poderia ser melhor. “Posso concluir então que os jovens conhecem a realidade em que vivem, sabem o que está errado e sabem como pode melhorar. Portanto, o que precisamos é que nossa voz seja ouvida”, opina Weslley, autor da foto escolhida em São Sebastião do Paraíso (Sul de Minas).

Participantes venceram calendário apertado

Das 43 cidades participantes desta edição do Parlamento Jovem de Minas, 13 enviaram sua foto para a campanha #ComoVejoMinhaCidade. Para não ficar de fora, elas venceram um calendário apertado, já que em função das eleições municipais as etapas do projeto foram adiantadas nesta edição, como lembra a coordenadora do projeto, Fernanda Freitas.

No ano passado, a etapa estadual foi realizada somente em outubro, mês em que neste ano será feita a escolha de prefeitos e vereadores no País; nesta edição, essa etapa acontece em agosto.

Com isso, em 2016 várias fases do projeto coincidiram com o término do primeiro semestre letivo, como o encerramento da etapa regional, a formação on-line de representantes para a etapa estadual e a própria campanha. “Apesar de tudo, a qualidade das fotos enviadas se repetiu pelo terceiro ano, com resultados interessantes”, avalia Fernanda.

Para coordenadores do projeto como Sandro Silva dos Santos, da Câmara Municipal de Carvalhópolis, participar da campanha é importante para os próprios municípios. Seja mostrando aspectos positivos ou críticos da mobilidade, ele vê a iniciativa como oportunidade para valorizar e promover as cidades na medida em que se amplia o olhar sobre elas.

“Por isso tiramos dois dias para andar pela cidade e fazer as fotos. Para nós, foi tudo corrido, mas a participação já estava no nosso planejamento”, destaca, avaliando positivamente mudanças feitas na campanha desta edição.

Diferentemente das anteriores, quando os próprios estudantes enviaram as fotos que desejassem, nesta as coordenações municipais é que definiram como seria o processo de escolha da melhor foto, uma de cada cidade, a ser enviada pela câmara municipal.

O objetivo da mudança, para que houvesse a mediação dos municípios no processo de escolha das fotos, foi estimular ainda mais as discussões e reflexões locais sobre a mobilidade urbana, mobilizando coordenadores, monitores e estudantes na definição do trabalho. Para Sandro, essa nova dinâmica motivou, inclusive, a opção pela produção coletiva da foto e do texto que representa sua cidade na campanha.

Projeto - Desenvolvido desde 2004, o Parlamento Jovem de Minas, projeto de formação política da ALMG e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em parceria com câmaras municipais, é destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros.

Com uma temática diferente a cada ano, ele oferece aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Legislativo dos municípios e do Estado.