Em abril deste ano, coordenadores dos polos regionais do Parlamento Jovem participaram de formação

Câmaras recebem visitas técnicas do Parlamento Jovem

Coordenadores municipais são preparados para etapas regional e estadual de projeto de formação política dos jovens.

11/04/2016 - 19:32

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a PUC Minas realizam, até o fim de maio, visitas técnicas às câmaras municipais parceiras para capacitação dos coordenadores municipais do Parlamento Jovem de Minas 2016, projeto de formação política dos jovens. O objetivo é habilitar coordenadores e monitores para as etapas regional e estadual.

Nesta segunda-feira (11/4/16), a capacitação aconteceu na Câmara Municipal de Ouro Fino (Sul de Minas). Ainda neste mês, as equipes estarão nos municípios de Iturama (Triângulo Mineiro), Unaí (Noroeste de Minas), Viçosa (Zona da Mata), São Sebastião do Paraíso (Sul de Minas) e Nova Serrana (Centro-Oeste de Minas).

As visitas técnicas, feitas presencialmente ou por meio de videoconferência, consistem na apresentação, pelos coordenadores, do plano de ação desenvolvido pelo polo visando o fortalecimento do projeto na região. Também é feita a exibição dos dados qualitativos e quantitativos daquela área. Ao final da visita, espera-se que os participantes do polo garantam o aperfeiçoamento da gestão e coordenação do projeto em cada cidade; promovam maior interlocução entre os coordenadores do projeto no polo regional; operacionalizem ações que fortaleçam o projeto no polo e, por fim, pactuem acordos para realização das próximas atividades.

Até o fim de junho, as etapas municipais devem ser concluídas. O cronograma prevê a realização de etapas regionais entre junho e julho, e a plenária estadual de 24 a 26 de agosto. Dessa última etapa resultará um documento com propostas de ação para o poder público, que será apresentado à Comissão de Participação Popular para encaminhamentos.

Realizado desde 2004, as seis primeiras edições do Parlamento Jovem de Minas foram sediadas em Belo Horizonte, envolvendo só os estudantes do ensino médio e superior da Capital. Em 2010, o programa foi estadualizado, por meio de parcerias com outras câmaras. Em 2014, foi mais uma vez ampliado, com a inclusão de uma etapa regional, que possibilita a participação de um número maior de municípios mineiros.

EaD - Paralelamente, acontecem, por meio da plataforma de Educação a Distância (EaD), cursos de formação destinados aos coordenadores, monitores e aos estudantes do ensino médio. Com inscrições abertas até quarta-feira, o curso de Mobilidade Urbana abordará o planejamento urbano, a mobilidade e o cidadão, o transporte público, o transporte não motorizado e a participação popular. O conteúdo estará disponível até o próximo dia 20/4.

Outros dois cursos serão ofertados pela plataforma, mas ainda não estão com inscrições abertas. “Redação de Propostas” trará técnicas de redação para elaborar propostas sobre o tema do Parlamento Jovem de Minas 2016, além de dicas para que os textos tenham concisão, clareza e objetividade. Já “Dinâmica dos Grupos de Trabalho e das Plenárias” terá informações e dicas sobre a apresentação/votação das propostas, formulação de novas propostas, defesa oral, apresentação de destaques, entre outros aspectos. Os dois terão conteúdo disponibilizado até 27/5/16.

Campanha mobiliza jovens nas redes sociais

Outra ação de relevância incluída no Parlamento de Minas é a campanha #MaisJovensNaPolítica, que tem como foco o engajamento e a mobilização social por uma maior participação dos jovens nas discussões sobre os rumos do país. Criada em agosto de 2015, a iniciativa está sendo realizada paralelamente à etapa municipal do projeto e consiste no uso da hashtag #MaisJovensNaPolitica, tanto por estudantes, quanto por pessoas interessadas na causa.

A adesão pode se dar também pela personalização das fotos de perfil ou de capa do Facebook, ou ainda do perfil do Twitter, com a menção #MaisJovensNaPolítica. Há ainda a opção de imprimir uma faixa com a hashtag, disponível para download na página do Parlamento Jovem, fazer uma foto e compartilhar.

De acordo com a coordenadora do Parlamento Jovem pela Escola do Legislativo da ALMG, Fernanda Freitas, esse reforço da campanha acontece agora, durante a etapa municipal do Parlamento Jovem, em um período de lançamento e início das oficinas de estudos, para mobilizar os estudantes. Segundo ela, a atual etapa do projeto também permite a interação das câmaras municipais com as escolas parceiras, alcançando os jovens de forma geral.

Adesões - A iniciativa propiciou uma adesão maior dos jovens à causa, inclusive daqueles que são de cidades não contempladas pelo projeto. “Houve também a adesão das pessoas que acreditam que a juventude precisa resgatar o desejo de entender a política, em seu papel como cidadão”, avalia Fernanda Freitas.

A ação está alinhada a um projeto estratégico da ALMG, com foco na educação para a cidadania no Parlamento. Nesse sentido, era previsto provocar a participação de mais jovens na política, por meio do uso das mídias sociais. Embora a mobilização pretendida esteja baseada primordialmente nas redes sociais, ela não se restringe necessariamente ao espaço virtual.