Na reunião de lançamento, foi reforçada a importância do projeto desenvolvido pela ALMG e pela PUC Minas, em parceria com câmaras municipais
Na reunião, foi feita uma apresentação das etapas do projeto e como os jovens são formados

ALMG lança edição 2016 do Parlamento Jovem de Minas

Projeto de formação política e educação legislativa tratará, em sua 13ª edição, da mobilidade urbana no Estado.

04/04/2016 - 18:29

Um dos projetos mais importantes do Estado na formação política dos jovens. Dessa forma, o deputado Cristiano Silveira (PT) descreveu o Parlamento Jovem de Minas 2016, lançado nesta segunda-feira (4/4/16), em evento no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que contou com a presença de diversos representantes dos municípios participantes. O parlamentar, representando o presidente da Casa, deputado Adalclever Lopes (PMDB), reforçou a importância do projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela ALMG e PUC Minas, em parceria com câmaras municipais.

“Nosso desejo é que o resultado dos debates e deliberações de nossos jovens, das mais variadas regiões do Estado, seja uma rica contribuição que indique caminhos para a mobilidade urbana, elevando a qualidade de vida dos cidadãos, cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres”, afirmou Cristiano Silveira, em alusão ao tema escolhido para a edição deste ano. “Não poderia ser mais atual e oportuno o tema escolhido. A mobilidade urbana é, ao mesmo tempo, um problema a ser resolvido e um desafio a ser enfrentado nas cidades contemporâneas”, completou.

O debate em torno do assunto foi organizado nos subtemas “Mobilidade: participação e controle social”, “Trânsito e transporte” e “Mobilidade e estrutura”. Todos os documentos, a legislação e os textos que são base para esse estudo serão entregues aos estudantes, mas já estão disponíveis para consulta.

Além de despertar nos jovens o interesse pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática, o Parlamento Jovem de Minas estimula a formação política e cidadã por meio de atividades que possibilitam compreensão da organização dos Poderes, sobretudo do Legislativo. Outro objetivo é propiciar espaços para práticas democráticas, com vivência em situações de debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.

O professor e coordenador do Parlamento Jovem pela PUC Minas, Alexandre Eustáquio Teixeira, ressaltou a importância da iniciativa, que está, segundo ele, ligada diretamente à missão da universidade. “Não trabalhamos com simulação, nosso projeto é único. A longevidade dele vem desse engajamento de diversos atores e da criação de uma rede rica, grande, diversa, de formação para a cidadania”, explicou.

Trabalho em rede - A gerente-geral da Escola do Legislativo da ALMG, Ruth Schmitz de Castro, lembrou a trajetória do Parlamento Jovem, realizado pela primeira vez em Belo Horizonte, com a participação de apenas seis escolas da Capital. “Na 13ª edição (em 2016) teremos a participação de 45 municípios. É até assustador perceber o quanto o evento cresceu em tão pouco tempo. Estamos em expansão contínua e isso só deve se ampliar no futuro. E eu creio que isso só é possível por causa do trabalho em rede", avaliou.

Ruth Castro destacou ainda que, sem a participação das câmaras municipais, o projeto jamais teria tomado as proporções que adquiriu. "As etapas regionais, nada disso seria possível sem os coordenadores. Vocês que põem a mão na massa e fazem contato com os adolescentes. Quando eles chegam aqui para a plenária final, já estão preparados”, elogiou. Ela também fez uma apresentação explicando cada etapa do processo e de que forma os jovens são formados para atuar no projeto. “O objetivo é o empoderamento da juventude para a ação social e política e isso se dá em três frentes da educação para a cidadania: o conhecer como cidadão, o atuar como cidadão e o pensar como cidadão, com capacidade crítica e consciência”, completou.

O presidente da Câmara de Guaxupé (Sul de Minas), vereador Durvalino Gôngora de Jesus, também elogiou a iniciativa e destacou que a adesão dos estudantes tem sido grande desde a primeira participação da cidade, em 2013. “Já colocamos no nosso orçamento deste ano a previsão de despesas com o Parlamento Jovem. Temos registrado muito interesse e firmado parceria com diversas empresas dispostas a ajudar. Acreditamos que esse seja um momento muito importante e por isso faremos tudo que pudermos sempre para que essa iniciativa continue na nossa cidade”, afirmou.

Estreantes - Participam do projeto, pela primeira vez, os municípios de Cambuí, João Pinheiro, Pará de Minas, Paula Cândido, Rio Preto, Santana da Vargem, Três Corações, Ubá e Varginha. Os demais são Belo Horizonte, Betim, Capelinha, Carvalhópolis, Conceição das Alagoas, Divinópolis, Extrema, Guaxupé, Itabira, Itajubá, Itamarandiba, Iturama, Janaúba, João Monlevade, Juiz de Fora, Leopoldina, Machado, Matias Barbosa, Montes Claros, Monte Sião, Nova Serrana, Ouro Fino, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, Santos Dumont, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso, Três Pontas, Uberaba, Uberlândia, Unaí, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

Atividades do projeto prosseguem nos municípios

A partir da próxima quarta-feira (6) começam as visitas da ALMG e PUC Minas aos polos do Parlamento Jovem. Serão realizadas plenárias municipais e regionais para a discussão do tema e votação de propostas. As sugestões selecionadas nos municípios serão novamente avaliadas e priorizadas nos polos e, por fim, chegarão à plenária final, realizada na ALMG.

Até o fim de junho, as etapas municipais devem ser concluídas. O cronograma prevê a realização de etapas regionais entre junho e julho, e a plenária estadual de 24 a 26 de agosto. Dessa última etapa resultará um documento com propostas de ação para o poder público, que será apresentado à Comissão de Participação Popular para encaminhamentos.

História - Realizado desde 2004, as seis primeiras edições do projeto foram sediadas em Belo Horizonte, envolvendo só os estudantes do ensino médio e superior da Capital. Em 2010, o programa foi estadualizado, por meio de parcerias com outras câmaras. Em 2014, foi mais uma vez ampliado, com a inclusão de uma etapa regional, que possibilita a participação de um número maior de municípios mineiros.