Deputadas participam de curso de formação política
A oferta do curso atende a uma demanda da Comissão Extraordinária das Mulheres da ALMG.
22/06/2015 - 11:49 - Atualizado em 23/06/2015 - 18:11A programação do curso Formação Política para Mulheres terá continuidade nesta sexta-feira (26/6/15) com a palestra Experiências e Boas Práticas nas Câmaras Municipais e com um encontro entre as deputadas estaduais integrantes da Comissão Extraordinária das Mulheres da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e as alunas do curso. No sábado (27), haverá mais uma palestra e duas oficinas. As atividades serão realizadas na Escola do Legislativo (ELE).
O professor da ELE Wladimir Rodrigues Dias, doutor em Direito Público pela PUC Minas e juiz do Tribunal Regional Eleitoral, abrirá as atividades na sexta (26), a partir das 13h30, abordando o tema Sistema Político e Reforma do Sistema Político. A partir das 15h30, as deputadas estaduais Rosângela Reis (Pros), presidente da Comissão Extraordinária das Mulheres, Celise Laviola (PMDB), vice-presidente, Ione Pinheiro (DEM), Marília Campos (PT), Arlete Magalhães (PTN), Geisa Teixeira (PT) e Cristina Corrêa (PT) terão um encontro com as participantes do curso.
Nessa reunião, as deputadas farão um relato dos depoimentos que coletaram durante as audiências realizadas no interior de Minas, dentro da programação do Ciclo de Debates Reforma Política, Igualdade de Gênero e Participação: o Que Querem as Mulheres de Minas. Elas farão também uma exposição sobre as práticas de seus mandatos e discutirão a proposta de uma prática participativa no Parlamento, para ser implementada pelo grupo de mulheres integrantes dessa primeira turma do curso.
Programação prevê palestra e oficinas
No sábado (27), as atividades terão início às 10 horas, também na Escola do Legislativo, com a palestra do professor Wladimir Rodrigues Dias sobre Noções básicas da Lei Eleitoral. À tarde, das 13h30 às 17h30, serão oferecidas duas oficinas, com atividades e dinâmicas participativas, sobre as temáticas Relacionamento com o Público e com a Imprensa, coordenada pela servidora da ALMG Joselma Luquini; e Práticas Participativas: Recursos para a Atuação Política, pelos servidores Frederico Vieira e Roberta Lessa.
A oferta do curso Formação Política para Mulheres atende a uma demanda da Comissão Extraordinária das Mulheres, com o objetivo, dentre outros, de discutir e propor novas políticas públicas que contribuam para o aumento da representação feminina na política. A programação foi organizada pela Escola do Legislativo e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher (Nepem/UFMG). A programação se estenderá até 11 de julho.