Quebra-molas e radar serão instalados na BR-356
Medidas têm por objetivo melhorar o tráfego em Cachoeira do Campo, que pode ficar sobrecarregado com obras na BR-381.
29/05/2014 - 12:34 - Atualizado em 30/05/2014 - 12:51A colocação de cinco quebra-molas e a instalação de um radar na BR-356 foram medidas anunciadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na manhã desta quinta-feira (29/5/14), em audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto (Região Central do Estado).
De acordo com o supervisor regional do Dnit, Davidson Matos Carvalho, as obras para a construção das lombadas deverão começar em 15 dias, e o radar deve ser instalado em 30 dias. “O setor de operações do Dnit está analisando e, após a aprovação, serão duas semanas para os quebra-molas e um mês para o radar. Também estamos estudando a possibilidade de construção de travessias elevadas de pedestres, mas sabemos que a solução definitiva virá por meio de projetos de infraestrutura”, declarou.
O autor do requerimento para a realização do debate, deputado Célio Moreira (PSDB), frisou que essa foi a terceira audiência que a comissão realizou com o objetivo de discutir o tráfego na BR-356 (também conhecida como Rodovia dos Inconfidentes), que deverá aumentar significativamente a partir do início das obras de duplicação da BR-381. Segundo ele, a visita realizada ao Dnit no último dia 15 teve como resultado a obtenção de medidas paliativas, mas as obras definitivas serão buscadas posteriormente.
O presidente da comissão, deputado Adalclever Lopes (PMDB), também ressaltou a necessidade de uma solução definitiva. “Levaremos essa demanda para o Congresso Nacional, para a destinação de recursos por meio de emenda ao Orçamento da União para a resolução definitiva dos problemas”, afirmou.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, Vander Albuquerque, declarou que, se nenhuma providência fosse tomada, a comunidade iria fechar a rodovia quando o desvio do trânsito da BR-381 ocorresse. “Já fizemos inúmeras solicitações ao Dnit, e sugerimos os quebra-molas e o redutor de velocidade”, disse o vereador.
Comunidade pede sinalização de trânsito
O líder comunitário de Cachoeira do Campo Denilson da Costa reforçou que demandas relacionadas à falta de segurança no trânsito são antigas. “Não estamos satisfeitos com as soluções paliativas, queremos uma solução definitiva”. Ele sugeriu a instalação de sinais de trânsito e, com relação às lombadas que serão instaladas, solicitou que elas tenham faixa de pedestre.
Segundo o proprietário do Hotel Bandeirantes, Antônio de Paula Pinto, são dois os pontos críticos no trânsito em Cachoeira do Campo: o centro e a travessia em frente à Escola Nossa Senhora Auxiliadora. “Na porta do colégio, mães, alunos, idosos e carros disputam quem passa primeiro. Eu mesmo já tive que dar uma de guarda municipal, porque crianças me pediam para ajudá-las a atravessar a rodovia", afirmou.
O secretário municipal de Governo de Ouro Preto, Robson Ferreira Aquino, reforçou que as medidas paliativas do Dnit são indispensáveis. “A prefeitura está empenhada numa solução, mas uma obra que separe o trânsito da rodovia do tráfego local é algo demorado. Para esse momento mais urgente, precisamos das medidas paliativas”, afirmou.