Dnit propõe quebra-molas e radar como paliativo para BR-356
Comissão de Transporte visita superintendente do órgão e deve marcar reunião em Cachoeira do Campo para ouvir moradores.
15/05/2014 - 18:31Colocação de quebra-molas em cinco trechos da BR-356, além de instalação de um radar, como medidas paliativas para minimizar os problemas de segurança na região de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto (Região Central do Estado). Essa foi a solução acordada por parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e autoridades e moradores da região. Todos eles participaram de visita da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas ao superintendente do Dnit em Minas Gerais, Álvaro Campos de Carvalho, nesta quinta-feira (15/5/14).
Segundo Álvaro Campos, essa solução atende parcialmente às reivindicações da população local, porque pode ser realizada de forma mais rápida – em cerca de 15 dias, a obra dos quebra-molas já poderia ser iniciada. “Já a solução definitiva seria uma intervenção estrutural, com um projeto de adequação, incluindo a construção de ruas laterais, passagens e outros”, completou. Além disso, afirma o dirigente, seria necessário um projeto prévio da Prefeitura de Ouro Preto, para, então, buscar os recursos no orçamento da União ou por meio de emendas parlamentares.
Nova audiência - O deputado Célio Moreira (PSDB), que solicitou a visita, considerou-a positiva e avaliou que a proposta apresentada já vai resolver em parte o problema. Ele também anunciou que vai apresentar na comissão um requerimento de audiência pública em Cachoeira do Campo para que a comunidade, com cerca de 9 mil habitantes, avalie a proposta do Dnit.
O parlamentar lembrou que, em outubro de 2013, a comissão promoveu audiência no distrito, na qual os moradores falaram da insegurança na travessia da Rodovia dos Inconfidentes, com pedestres, motoristas e ciclistas disputando espaço na estrada. A BR-356 tem um trecho urbano de 3 km de extensão.
O presidente da comissão, deputado Adalclever Lopes (PMDB), se dispôs a aprovar o requerimento na próxima semana para que a reunião em Cachoeira do Campo aconteça o quanto antes. “Vamos mostrar a proposta do Dnit, que já vai dar um alento à população. Mas sabemos que o ideal seria o projeto completo de intervenções. E isso nós, parlamentares, vamos batalhar, junto ao Governo Federal, à Câmara dos Deputados e à Prefeitura de Ouro Preto”, concluiu.
Mais segurança - O líder comunitário do distrito, Denilson da Costa, acredita que a obra na Rodovia dos Inconfidentes, mesmo sendo paliativa, vai proporcionar uma maior segurança aos moradores. “Os moradores já estavam cansados, porque cobravam da Prefeitura e ela dizia que a culpa era do Dnit, que por sua vez empurrava para a Prefeitura”, disse. Ele advertiu ainda que as obras devem começar rapidamente, já que a rodovia pode passar a receber um volume de veículos ainda maior, com o desvio do trânsito da BR-381, que começará a ser duplicada.
Sobre a solução definitiva para Cachoeira do Campo, o vice-prefeito de Ouro Preto, Chiquinho Xavier, informou que, na gestão anterior, foi contratado um projeto, no valor de R$ 600 mil, prevendo várias intervenções. Ele, no entanto, não foi aprovado pelo Dnit e a empresa contratada pela prefeitura se recusou a fazer as correções propostas pelo órgão.
Segundo ele, a gestão atual está “com o pé atrás”, porque tem medo de gastar com um novo projeto e ele também ser reprovado. Em resposta, o superintendente Álvaro Carvalho propôs que o Dnit ofereça o suporte técnico à empresa contratada, visando a facilitar a aprovação do projeto.
Também participaram da visita o presidente da Associação dos Moradores da Bocaina, Sérgley de Matos Neves; o tenente e o sargento do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, Marco Felipe da Silveira e Romeu Maciel Campos, respectivamente; e as técnicas do Dnit, Carla Regina Leite e Mariana Diniz.