A reunião foi realizada em Araxá e contou com a presença de lideranças e gestores de municípios da região

Araxá adere à criação de Região Metropolitana do Triângulo

Lideranças regionais discutem proposta para integrar municípios do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro.

26/08/2013 - 17:13

A participação de 66 municípios, com uma população de 2,185 milhões de pessoas, tendo o agronegócio como atividade econômica comum a essas cidades. Esses são alguns dados apresentados durante audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para destacar a importância da criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A reunião foi realizada em Araxá (Alto Paranaíba), nesta segunda-feira (26/8/13), com a presença de lideranças e gestores de municípios da região. Esse foi o sétimo debate promovido pela ALMG sobre o assunto, que já esteve em Uberlândia, Uberaba, Araguari, Monte Carmelo, Patos de Minas e Patrocínio.

O assessor de integração da Prefeitura de Uberlândia, Maurício Cassimiro, apresentou também outros dados que fazem parte de um estudo para implementação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. No entanto, ele ressaltou que é preciso identificar as vocações econômicas dos municípios e as desigualdades regionais.

Maurício disse ainda que um estudo de viabilidade técnica, econômica, financeira, social e ambiental será elaborado pela Universidade Federal de Uberlândia, em parceria com as associações da região. Em seguida esse estudo será enviado para a ALMG, para subsidiar a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 32/12, da deputada Liza Prado (PSB), que trata do assunto.

De acordo com Liza Prado, que também é autora dos requerimentos para as audiências públicas nos municípios, este projeto não é só dela, é de todos, já que a ideia não é nova, mas vem ganhando força, principalmente com o apoio dos prefeitos da região. Ela destacou a importância de se pensar coletivamente, trabalhar de forma conjunta na luta por mais recursos. “Todos os municípios serão beneficiados com a criação da região metropolitana”, disse a parlamentar, ao destacar a importância da participação da população nesse debate.

Presidindo a audiência pública, o deputado Bosco (PTdoB) destacou a importância do debate para o fortalecimento dos municípios que compõem essa região, que ele considera estratégica para o desenvolvimento do Estado, “não só na geração de riqueza mas também na agropecuária e na produção de ciência e tecnologia”. Para o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, Minas Gerais está atrasada, já que outros Estados, como Santa Catarina, possuem dez regiões metropolitanas. Os prefeitos de Tapira, Lavater Pontes, e de Santa Juliana, Oscar Carneiro Filho, também apoiaram a criação da Região Metropolitana do Triângulo para fortalecer ainda mais a economia local.

Gestão metropolitana - O assessor de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana, Gustavo Medeiros, fez um histórico da gestão metropolitana em Minas. Com exemplos práticos, citou os projetos relacionados à Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), como o de tratamento de resíduos sólidos e de revitalização da malha ferroviária. Destacou ainda que o objetivo da gestão metropolitana é promover o desenvolvimento integrado, com a união de esforços em prol de um objetivo maior.

Consulte o resultado da reunião.