Realizado

Monitoramento dos resultados

Fórum Técnico Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua
Início: 05/10/2017 Término: 13/06/2018

O objetivo é colher sugestões da sociedade para elaborar o plano de metas e ações que vai concretizar a política para essa população.

Receba notícias por e-mail
Monitoramento de Resultados

Após o encerramento de um evento institucional, inicia-se a etapa Monitoramento de Resultados.

Nessa etapa, as propostas priorizadas no evento são analisadas pelo Comitê de Representação eleito na Plenária Final. O objetivo é nivelar o entendimento sobre o conteúdo das propostas e indicar sugestões de encaminhamento que possam ser avaliadas pela Assembleia de Minas (requerimentos, projetos de lei, emendas a proposições em tramitação ou sugestões ao Orçamento do Estado).

Documento Final do Fórum Técnico Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua e as sugestões de encaminhamento aprovadas pelo Comitê de Representação dão origem a um Relatório de Evento Institucional que, após ser entregue à Mesa da Assembleia, é distribuído à comissão permanente que tem a atribuição de deliberar sobre a maior parte dos encaminhamentos sugeridos.

As proposições legislativas surgidas a partir do Relatório de Evento Institucional são acompanhadas e suas eventuais repercussões são informadas em Relatórios de Monitoramento divulgados periodicamente.


O QUE FAZ O COMITÊ DE REPRESENTAÇÃO

O Comitê de Representação de um evento institucional analisa as propostas priorizadas do Documento Final e propõe sugestões de encaminhamentos. O resultado desse trabalho é compilado em um Relatório de Evento Institucional, a ser entregue à Mesa da Assembleia. A próxima fase de atuação do comitê é acompanhar e monitorar a apreciação do relatório pelas comissões e a tramitação das propostas na Assembleia.

O Comitê de Representação do Fórum Técnico Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua foi instalado em 1º/8/18. O objetivo do fórum foi, entre outros, colher sugestões e receber propostas da sociedade para subsidiar a elaboração de um futuro plano estadual para essa população.

Composição do Comitê de Representação


RELATÓRIO DE EVENTO INSTITUCIONAL

Tramitação do Relatório de Evento Institucional - Fórum Técnico Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua
Passo a passo da análise pela Assembleia. Recebido pelo Plenário em 9/10/18.

Relatório de Evento Institucional - Fórum Técnico Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua
Sugestões de encaminhamento das propostas priorizadas e destinatários potenciais.


INFORMATIVOS DAS REUNIÕES DO COMITÊ DE REPRESENTAÇÃO

Informativo nº 1 - Reunião do Comitê de Representação - 1º/8/18

Informativo nº 2 - Reunião do Comitê de Representação - 10/8/18

Informativo nº 3 - Reunião do Comitê de Representação - 16/8/18


MATERIAL DE REFERÊNCIA

Documento final do Fórum Técnico Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua


LEGISLAÇÃO APROVADA 

  • Lei 23.756, de 2021, que acrescenta inciso ao art. 2º da Lei 18.315, de 2009, que estabelece diretrizes para a formulação da política estadual habitacional de interesse social (Pehis). A alteração inclui a população em situação de rua como público-alvo prioritário da referida política.
  • Lei 23.935/2021, de 2021, que acrescenta parágrafo ao art. 6º da Lei 19.091, de 2010, que dispõe sobre o Fundo Estadual de Habitação (FEH), criado pela Lei 11.830, de 1995. A alteração inclui a população em situação de rua como público-alvo do FEH.
  • Lei 24.082, de 2022, que altera o art. 4º da Lei 20.846, de 2013, que institui a Política Estadual para a População em Situação de Rua. A alteração inclui, na referida política, a diretriz de acesso à moradia como primeira etapa do atendimento à pessoa em situação de rua (diretriz “moradia primeiro”).

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO

O Relatório de Monitoramento abaixo procurou associar as propostas priorizadas no evento aos seus respectivos desdobramentos, conforme sugestões apresentadas pelo Comitê de Representação. 

Acessar Relatório de Monitoramento

 

Total: 144 propostas
Proposta 51

Divulgar em todo o Estado o fundo rotativo solidário e ampliar o aporte financeiro para que contemple as iniciativas de economia solidária da população em situação de rua.

Autoria:
Proposta 52

Articular com as demais políticas públicas do Estado e com os municípios para a criação de fluxos de encaminhamento da população em situação de rua para as políticas de trabalho, emprego e geração de renda.

Autoria:
Proposta 53

Criar e divulgar ações de apoio à inclusão dos trabalhadores informais em situação de rua nas suas respectivas cooperativas e associações.

Autoria:
Proposta 54

Criar mecanismos de mapeamento, monitoramento e avaliação para a criação de indicadores da inclusão da população em situação de rua nas políticas públicas de trabalho, emprego e renda.

Autoria:
Proposta 55

Consolidar e criar modelos alternativos para as pessoas e famílias (em qualquer de suas modalidades) em situação de rua nas políticas públicas, programas e/ou ações habitacionais visando a superação do modelo de acolhimento institucional.

Autoria:
Proposta 56

Garantir a participação e o controle sociais das políticas, programas e/ou ações habitacionais direcionadas às pessoas em situação de rua, garantindo-se a representação de pessoas em situação de rua nos editais de convocação das instâncias de participação e de controle de políticas urbanas.

Autoria:
Proposta 57

Incluir critérios de priorização das pessoas em situação de rua nas políticas, programas e/ou ações habitacionais.

Autoria:
Proposta 58

Promover articulação entre os Poderes Executivo e Legislativo do Estado de Minas Gerais com os órgãos do governo federal para a revisão e reformulação das modalidades previstas em políticas, programas e/ou ações habitacionais, visando contemplar as pessoas em situação de rua.

Autoria:
Proposta 59

Criar e implementar política pública, programa e/ou ação de "casa primeiro", ou seja, garantia de moradia/habitação, como primeira etapa de atendimento às pessoas em situação de rua, antecedendo os serviços das demais políticas públicas e garantindo o acompanhamento social continuado aos beneficiários.

Autoria:
Proposta 60

Criar e implementar política pública, programa e/ou ação de "locação social", consistindo na transferência do usufruto dos imóveis ociosos de propriedade do Estado para a garantia de moradia/habitação às pessoas em situação de rua, realizando-se as adaptações necessárias e incentivar os municípios a adotar medidas semelhantes.

Autoria:
páginas 6/15
IR PARA


Vídeos

19/09/2018

Relatório de Fórum Técnico é encaminhado à Mesa da ALMG

O relatório final do Fórum Técnico do Plano Estadual da Política para a População em situação de Rua foi encaminhado à M...

00:02:11 | (12167kb)

20/08/2018

Moradia: primeiro passo para cidadania

O relatório final com as propostas da sociedade ao plano estadual para a população em situação de rua está pronto. As su...

00:02:24 | (14252kb)

01/08/2018

Comitê avalia proposições de fórum técnico

O grupo que tem a responsabilidade de dar encaminhamento a sugestões populares feitas ao plano estadual da política para...

00:01:40 | (8110kb)


Áudios

21/11/2018 17:50

Relatório do Fórum PopRua sugere 15 desdobramentos

O documento aprovado pela Comissão de Direitos Humanos propõe a apresentação de requerimentos e projetos de lei no Plenário.

00:03:15 | Download (3051kb)

19/09/2018 12:28

Entregue relatório com propostas para população de rua

Documento reúne propostas do Fórum Técnico "Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua", com participação da sociedade e do poder público em seis encontros regionais.

00:03:31 | Download (3307kb)

28/05/2018 05:00

Fórum Técnico População em Situação de Rua - relatos de realidade

Wilson Zacarias das Chagas, 60 anos, entrevistado por Natália Martino num albergue de Betim (RMBH). O que ele mais deseja é encontrar um emprego e uma companheira.

00:05:57 | Download (5590kb)

Siga o evento no facebook

ALMG nas redes sociais