Comissões Curadora e Gestora

Para se pensar na programação do ano do bicentenário da morte de Aleijadinho, foram criadas as Comissões Curadora e Gestora. A Comissão curadora, instituída para  pensar o conceito e, partir daí elaborar o programa, é formada por gestores pesquisadores, colecionadores e artistas. A Comissão Gestora, forma por especialistas da área, foi constituída para dar suporte à execução e à gestão dos eventos.

Comissão Curadora:
Eliane Parreiras – Presidente da Comissão Curadora e secretária de Estado de Cultura
Formada em Comunicação Social pela PUC-MG; pós-graduada em Gestão em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão Cultural pelo IEC – Instituto de Educação Continuada. É secretária de Estado de Cultura de 2011 até a presente data.
Tiago Nascimento de Lacerda – Secretário de Estado de Turismo e Esportes
Secretário de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais (Setes), é presidente do Comitê Executivo das Copas. Em 2010, integrou o Programa de Observadores da FIFA na Copa do Mundo. De outubro de 2012 a dezembro de 2013 conduziu a Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo de Minas Gerais (Secopa-MG).
Cristina Corrêa de Araújo Ávila – Pesquisadora
Historiadora graduada pela Fafich/UFMG, é especialista em Cultura e Arte Barroca pela Ufop, Mestre em Artes pela ECA/USP, com a dissertação “Relação Texto-Imagem no Barroco Mineiro: Breve Estudo de Iconografia Colonial”, e doutoranda em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG.
Amilcar Vianna Martins Filho – Diretor do Instituto Cultural Amilcar Martins
Formado em História e mestre em Ciência Política pela UFMG; especialista em História Quantitativa pelo Newberry Summer Institute (Chicago); doutor em História pela University of Illinois (EUA). É professor adjunto da UFMG e diretor do Instituto Cultural Amilcar Martins.
Yara Tupynambá – Artista Plástica
Natural de Montes Claros, Yara Tupynambá expressa, em suas obras, o gosto pelos grandes espaços e pela natureza. É autora de 100 painéis e murais espalhados por diversas cidades brasileiras. No exterior, participou de várias mostras internacionais em diferentes países, entre eles, Argentina, Estados Unidos, França, Iugoslávia e África.
Ângela Gutierrez – Presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez
Empresária, colecionadora de arte, empreendedora cultural e pesquisadora do Barroco Brasileiro,  é responsável pela gestão do Museu do Oratório e do Museu de Artes e Ofícios. Faz parte de conselhos de museus brasileiros e de consultorias internacionais na área de Museologia e Patrimônio Histórico e Artístico.
Marcos Paulo de Souza Miranda – Promotor de Justiça, coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais / Ministério Público do Estado de Minas Gerais
Graduado em Direito pela Faculdade Vianna Júnior (1999), é especialista em Direito Ambiental e doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais. Promotor de Justiça, coordena a Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais.
Angelo Oswaldo – Presidente do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram
Escritor, curador de arte, jornalista profissional, advogado e gestor público. Membro fundador da Rede de Cidades Barrocas da América Latina, foi eleito vice-presidente para o biênio 2011-2012, em Puebla, México.

 

Comissão Gestora:
Leonardo Bahia – Presidente da Comissão Gestora e chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Cultura
Leonardo Bahia – Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Cultura
Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, é formado em Administração, Economia e Contabilidade pela PUC. Pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos e curso de Gestão Cultural. Trabalhou com o desenvolvimento e execução de projetos para à Lei de Incentivo. Em 2010, ingressou na Fundação Clóvis Salgado como Gerente de Artes Visuais.
Deputado Alencar da Silveira Jr. - 3º Secretário da ALMG
Jornalista e radialista, é atualmente o 3º-secretário da ALMG. Em legislaturas anteriores, ocupou os cargos de 2°-secretário e de presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio. Criou a TV Assembleia e idealizou o movimento nacional pela unificação das eleições no Brasil.
Deputado Elismar Prado – Presidente da Comissão de Cultura da ALMG
Relator na Assembleia do projeto de autoria do deputado Dinis Pinheiro que originou a Lei que instituiu o Dia do Barroco Mineiro. É músico e sociólogo formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais desde 2011.
Marco Aurélio Loureiro – Assessor da Presidência da ALMG
Economista, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com especialização em planejamento e gestão cultural. Atuou em cargos executivos nos setores público e privado. Atualmente é assessor da Presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Luísa de Marilac Luna – Gerente-Geral de Relações Públicas e Cerimonial da ALMG
Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, integrou o grupo de estudos Mídia, Espaço Público e Deliberação Democrática. Atualmente, é Gerente-Geral de Cerimonial e Relações Públicas concursada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Nilza Silva – Assessoria da presidência do Iepha
Formada pela Faculdade de Direito Prof. Milton Campos; pós graduada em Direito Empresarial, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Ocupou a chefia de gabinete da Fundação Clóvis Salgado de 2010 a 2012.
Fernando Cabral – Presidente do Iepha
Iniciou sua carreira de professor, atuando  nas redes estadual, municipal, federal e privada. Foi secretário Municipal Regional Centro-Sul, nas gestões de Fernando Pimentel e Marcio Lacerda.
Jurema Machado – Presidente do Iphan
É arquiteta urbanista. Foi diretora de Planejamento e Patrimônio de Ouro Preto (MG) e presidente do Iepha. Atuou na concepção do Programa Monumenta. Entre janeiro de 2001 e setembro de 2012, foi coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil.

Juliana Moreira - Secretaria de Estado de Turismo e Esportes
Bacharel em Turismo pela Universidade Vale do Rio Doce, é técnica em Turismo da Diretoria de Marketing de Produtos e Apoio a Comercialização da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais. Também é membro suplente do Programa Viaja Mais Melhor Idade do Ministério do Turismo.

Denise Nicolini – Secretaria de Estado de Turismo e Esportes
Bacharel em Turismo pela PUC-Minas, especialista em Gestão do Turismo pelo Instituto de Educação Continuada PUC-MInas e Gestión de Ciudades y Emprendimientos Creativos pela Universidad de Córdoba – Argentina. É diretora de Marketing de Produtos e Apoio à Comercialização da Secretaria de Estado de Turismo de Esportes de Minas Gerais.