Procuradoria da Mulher
Função da Procuradoria da Mulher
- Atuar na promoção de políticas públicas e de ações educativas para mulheres
- Atender demandas relativas à discriminação e à violência contra a mulher
- Zelar pela participação efetiva das deputadas nos órgãos e atividades da ALMG
Eixos de atuação
Políticas públicas para mulheres
- Dar efetividade às políticas públicas para equidade de gênero e enfrentamento das violências contra a mulher
- Fortalecer e divulgar a rede de proteção
- Promover a igualdade de gênero e qualificar os debates de gênero
- Dar visibilidade às pautas e às agendas de proteção e de promoção das mulheres
Ações educativas e de fomento
- Promover cursos de formação para aumentar a participação política das mulheres
- Incentivar a criação de procuradorias da mulher nos municípios
Atendimento de demandas
- Atuar contra a discriminação e a violência contra a mulher. Como? Recebendo e analisando as denúncias, com o envio dos casos aos órgãos competentes
Capacitações da Assembleia com o Sebrae Delas - Mulheres de negócios
A Assembleia busca de forma contínua e apartidária a efetividade das políticas públicas, das ações e dos programas voltados para a equidade de gênero e para a defesa dos direitos da mulher. Em mais uma dessas ações de conscientização e capacitação, será promovida a realização de três oficinas virtuais síncronas gratuitas, voltadas para as mulheres, em parceria com o programa Sebrae Delas.
- Quando: de 2 a 4 de julho, das 9h às 11h
- Como: as oficinas serão realizadas pelo aplicativo Sebrae Play
- Prazo de inscrição: até 30 de junho, mas as vagas são limitadas
Oficina Empreendedorismo
A oficina trabalha de forma prática e adaptada aos pequenos negócios o conteúdo do livro Vai Lá e Faz. Objetivo: apresentar novos conceitos e ferramentas do empreendedorismo para criar um repertório que ajude a construir um futuro mais desejável para o negócio.
Oficina Criatividade
A oficina trabalha de forma prática e adaptada aos pequenos negócios o conteúdo do livro Confiança Criativa. Objetivo: apresentar métodos e ferramentas para desenvolver potencial criativo do participante para resolver problemas e explorar novas possibilidades/oportunidades.
Oficina Comunicação
A oficina trabalha de forma prática e adaptada aos pequenos negócios o conteúdo do livro Comunicação Não-Violenta. Objetivo: explicar o processo da comunicação não-violenta como estratégia para melhorar sua atuação na liderança.
Encontros com a Procuradoria da Mulher
Série de debates sobre as formas de enfrentar as violências contra a mulher. Com deputadas, especialistas e autoridades da área.
Estrutura
O órgão é formado por uma procuradora-geral e por uma procuradora adjunta, que têm mandato de 2 anos. A indicação desses cargos é feita pelo presidente da ALMG entre as deputadas em exercício.
Procuradora-geral
Procuradora adjunta
O que fazer em caso de emergência?
- Ligue 190 - Polícia Militar de Minas Gerais
- Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher
É um serviço de utilidade pública de emergência. De abrangência nacional, pode ser acessado gratuitamente, 24 horas por dia - Ligue 197 - Polícia Civil de Minas Gerais
Você também pode se dirigir à unidade da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) mais próxima. Em Belo Horizonte, a Deam atende em escala de plantão 24 horas. Se não houver Deam na sua cidade, vá a delegacia da Polícia Civil. Consulte as unidades.
Ajuda pelo aplicativo
Veja como utilizar o aplicativo MG Mulher, do Governo de Minas. Ele indica à vítima endereços e telefones dos serviços mais próximos.