Procon Assembleia: Consumidor

Procon Assembleia
Consumidor
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Como é o atendimento no Procon Assembleia?

Consumidor que teve problema com algum produto ou serviço pode agendar um atendimento no Procon Assembleia, que tentará intermediar a situação. O atendimento é gratuito. Não é necessária a presença de um advogado. 

Exija do fornecedor o protocolo da reclamação ou o contato do atendente com quem você conversou sobre o problema. Essa informação e outros documentos serão necessários para formalizar a reclamação no Procon. 

Reúna os documentos necessários conforme o tipo de reclamação:

(Os documentos devem estar impressos; arquivos eletrônicos não são aceitos.)

Exemplos: eletrodomésticos e eletroeletrônicos, celulares, móveis, roupas, calçados, bolsas e alimentos.

Documentos necessários (em formato impresso)
  • Carteira de Identidade (original e cópia)
  • CPF (original e cópia)
  • Comprovante de endereço (deve ter prazo máximo de 60 dias)
  • Nota fiscal de compra
  • Ordem de serviço da assistência técnica (se houver)
  • Comprovante da negativa de solução, por escrito, emitida pela empresa
  • Contrato social (caso o consumidor seja pessoa jurídica)

O consumidor pode enviar representante caso não possa comparecer. Acessar modelo da procuração

Exemplos: escola, agência de turismo, hotel, companhia aérea, plano de saúde, seguro, oficina mecânica, consertos em geral.

Documentos necessário (em formato impresso)
  • Carteira de Identidade (original e cópia)
  • CPF (original e cópia)
  • Comprovante de endereço (deve ter prazo máximo de 60 dias)
  • Nota fiscal de compra
  • Ordem de serviço da assistência técnica (se houver)
  • Comprovante da negativa de solução, por escrito, emitida pela empresa
  • Contrato social (caso o consumidor seja pessoa jurídica)

O consumidor pode enviar representante caso não possa comparecer. Acessar modelo da procuração

Exemplos: contas de água, luz e telefone (telecomunicações).

Documentos necessários (em formato impresso)
  • Carteira de Identidade (original e cópia)
  • CPF (original e cópia)
  • Comprovante de endereço (deve ter prazo máximo de 60 dias)
  • Contas ou faturas com os valores questionados
  • Cópia do contrato (se houver)
  • Comprovante da negativa de solução, por escrito, emitida pelo prestador do serviço, e respectivo número de protocolo
  • Contrato social (caso o consumidor seja pessoa jurídica)

O consumidor pode enviar representante caso não possa comparecer. Acessar modelo da procuração

 

Exemplos: cartão de crédito, empréstimo consignado e pessoal, financiamento de veículo, consórcio, conta bancária.

Documentos necessário (em formato impresso)
  • Carteira de Identidade (original e cópia)
  • CPF (original e cópia)
  • Comprovante de endereço (deve ter prazo máximo de 60 dias)
  • Cópias de comprovantes de pagamento/extrato do contrato
  • Cópia do contrato
  • Extratos bancários
  • Faturas de cartão
  • Correspondências recebidas
  • Comprovante da negativa de solução, por escrito, emitida pela instituição financeira, e respectivo número de protocolo
  • Contrato social (caso o consumidor seja pessoa jurídica)
  • Hiscon (Histórico de Consignado do INSS, se for o caso)
  • Extrato do INSS desde 2023 ou desde o primeiro desconto sofrido, em caso de consignado ou associação.

O consumidor pode enviar representante caso não possa comparecer. Acessar modelo da procuração

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Como é o atendimento do Procon? 

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Manual e Código de Defesa do Consumidor

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