Participe
Suplência de senador
Consulta Pública - Suplência de senador
Consulta Pública - Suplência de senador Todos os temas
De acordo com a Constituição Federal, cada senador é eleito com dois suplentes, que assumirão o mandato, transitoriamente, quando o titular se afastar para ser ministro, secretário de Estado ou de prefeitura de capital ou chefe de missão diplomática temporária. Os casos em que a suplência assume são: licença do senador por 120 dias; renúncia para assumir mandato de presidente, governador, prefeito ou seus respectivos vices; renúncia, morte ou cassação do senador eleito.

Por causa da alta incidência de casos de suplentes, normalmente desconhecidos do eleitor e que acabam exercendo parte significativa do mandato de senador, há propostas de alteração desse sistema, como redução do número de suplentes (de dois para um) e realização de novas eleições em caso de afastamento do titular.

Contribuições do tema: Suplência de senador

Mostrando de 1 a 10 de 99 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
27/jun
12:57
Por João Lopes Batista | Belo Horizonte/MG Meu Deus! Temos que acabar com esta vegonha de eleger um suplente desconhecido. Vamos levar a idéia de que o substituto seja o seguinte mais votado. Suplente é uma vergonha desta forma é mais que uma vergonha.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
27/jun
11:31
Por Alexandre Amorim da Silveira | aluno do CEFET-MG | Belo Horizonte/MG Sou completamente contra a manutenção do atual sistema. Caso um senador eleito assuma um cargo diferente e deixe o senado, que assuma a cadeira aquele que ficou em segundo lugar nas eleições para o cargo. Como normalmente temos dois candidatos com ideologias opostas disputando o cargo, um senador eleito iria ponderar muito sobre abrir mão da cadeira e deixá-la para um adversário político. Dessa forma a eleição para o senado deixaria de ser apenas para "garantir cargo" para políticos profissionais.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
27/jun
10:58
Por Leonardo Humberto Liporati | Belo Horizonte/MG Sou a favor da situção como está, apenas a redução do mandato para 4 anos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
27/jun
10:18
Por José Luiz Sartini | Belo Horizonte/MG Sou contra. O senador que se licenciar, morrer ou renunciar será substituido pelo candidato que estiver imediatamente abaixo de sua contagem de votos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
27/jun
10:04
Por Kiko Vieira | Belo Horizonte/MG A suplência deve acabar.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
26/jun
21:39
Por Viviane Gomide | Belo Horizonte/MG O sistema atual gera aberrações que não podem continuar acontecendo. Um eleitor, atualmente, vota no Senador sem ter ideia de quem é o suplente. E são eles que têm regido o nosso país, visto a alta incidência, como mencionado acima. Sou totalmente favorável à mudança do sistema atual, só tenho dúvidas se novas eleições seriam a solução, visto o aumento nos gastos públicos que elas gerariam.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
25/jun
13:04
Por José Carlos Alberto Silva Veloso | Belo Horizonte/MG Sou contra suplentes, se o canditado éeleitosenador, a vontade do povo deve ser respeitada se ele elegeu-se senador senador permaneça até o fim do mandato.... em caso de morte ou impossibilidades diversas, nova eleição deveria ser convocada tipo plebicito.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
24/jun
09:55
Por Angelo Braz de Matos | Itaúna/MG Pelo FIM do suplente de senador vinculado a um candidato. Sou a favor e entendo ser o mais juto que o suplente de Senador seja aquele que obteve maior votação pelo sistema MAJORITÁRIO, sem coligações e que não foi eleito, como é o caso dos suplentes de Deputados e Vereadores. A candidatura para o SENADO DEVE SER INDIVIDUAL, como os Deputados e Vereadores. Os mais votados assumem, os bem votados ficam na suplência.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

2
0
22/jun
10:07
Por Alexandro de Souza | Belo Horizonte/MG A suplência de senadores tal hoje está é um verdadeiro absurdo, pois os suplentes de boa e de má fé não são sequer referendados pelo voto popular, e na saida dos titulares, ingressam na representação sem nenhuma legitimidade. O correto seria que os suplentes a senadores fossem escolhidos dentre os mais votados para senado, respeitando-se não apenas a maioria do votos, por sua eleição é majoritaria, mas tambem o partido do senador que viesse a sair para dar-lhes lugar. Deveria ser empossado apenas o candidato mais votado na legenda do senador que viesse a sair.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
21/jun
21:49
Por Geraldo Malaquias Lins Junior | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL | Belo Horizonte/MG Sou contra este modelo atual. Acredito que na ausência do senador por qualquer motivo, deva assumir o segundo mais votado.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 99
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


20
Luiz Rodolfo Pereira da Silva | Belo Horizonte/MG

Devemos acabar com os suplentes. O candidato não eleito mais votado deve substituir o titular afastado. Dessa forma, os (...)


17
Reisvelt Tomich | Teófilo Otôni/MG

Temos de acabar com a suplência de senador, e diminuir para 4 anos como os deputados. Serão eleitos juntos com os deput(...)


11
Laurita Efigenia Gomes | Betim/MG

O suplente de senador deve ser o senador mais votado independente do partido. Fim destes suplentes fantasmas. (...)


7
Lcristiano | Araguari/MG

Infelizmente nossa Constitução Federal é repleta de erros, pois foi escrita por seres humanos e assim como todos nós, nã(...)


5
Filipe Monteiro | Sete Lagoas/MG

Deve-se acabar com os Suplentes. O próximo Senador mais votado nas eleicoes assume o cargo, independente de qual part(...)


3
Saulo Roberto Lacerda da Silva | PDT - SABARÁ /Comando de Operações Especiais - COPE | Sabará/MG

Acho que a suplência de Senadores tem que ser atraves do voto, sendo em posição de votaçao, o mais votado assume e os ou(...)